sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Saúde encerra curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS

Aula acontecerá no 2º piso do Estádio da Cidadania, às 8h30min


A Secretaria de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR) encerra nesta sexta, 29/10, o curso de Desenvolvimento Gerencial do Sistema Único de Saúde (CDGS-SUS), voltado à qualificação do seu corpo gerencial formado por coordenadores da sua área programática, responsáveis técnicos, gerentes das Unidades da Rede de Atenção Básica e da Média Complexidade e também aos representantes dos usuários do Conselho Municipal de Saúde. O curso foi desenvolvido através de aulas presenciais e de atividades de campo, nos períodos de 04 a 08/10, de 18 a 22/10 e 26 a 29/10, ministrado por tutores do Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAPPIS).
Os objetivos do curso são direcionados a qualificação das práticas de gestão e do cuidado em saúde visando fortalecer a relação entre as instituições de ensino e pesquisa e a gestão municipal do SUS na implementação da educação permanente em saúde. “Esse olhar diferenciado ampliou o conhecimento dos participantes através da identificação de técnicas e procedimentos utilizados na resolução dos problemas encontrados no cotidiano de trabalho, além de uma maior interação entre os profissionais de saúde e usuários do SUS”, informa a Secretária de Saúde, Suely Pinto.
O curso é uma iniciativa financiada pelo Ministério da Saúde/COSEMS-RJ, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde/Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal de Mato Grosso, IMS/UERJ e algumas Secretarias Municipais de Saúde. Tem como instituições executoras o LAPPIS e Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva- CEPESC. Volta Redonda foi escolhido como município piloto para o desenvolvimento do projeto no estado.
“Ao final do curso será construída pelos participantes do curso uma agenda com propostas de ações visando o bom funcionamento do SUS no nosso município”, acrescenta Suely Pinto que participará nesta sexta, 29/10, às 8h30, juntamente com o Prefeito Neto, representantes do LAPPIS e o coordenador do Curso, Dr. Aluisio Gomes da Silva Junior, da coordenadora do projeto, Drª Roseni Pinheiro, e da tutora Rizzieri Mezaqui Silva, da solenidade de encerramento do CDGS-SUS.
CRAS Itinerante no loteamento São Francisco bairro Roma II

Atividades como corte de cabelo gratuito e brinquedoteca acontecem das 9 às 16h


Os moradores do bairro Roma II podem se preparar para a visita do CRAS Itinerante. Será dia 29 de outubro, de 9h às 16h, no Loteamento São Francisco.
Duas das principais ações do CRAS Itinerante são o corte de cabelo e a Brinquedoteca, mas a população local poderá se beneficiar de toda a estrutura do CRAS, cujas ações integradas – sociais, socioeducativas e culturais - andam lado a lado.
Informações sobre o Programa de Atenção Integral à Família –PAIF, com seus programas e benefícios; o Bolsa Família, o Projovem, o Nascer Feliz, o Projeto Casa de Cultura, o Vem Pro Centro e muitos programas e projetos podem ser obtidas durante a visita do CRAS Itinerante.
Por isso é tão importante que a população se prepare para esta visita. Assim, fica bem mais fácil tirar dúvidas e resolver algum problema sobre estes assuntos, sem ter que se descolar para muito longe de casa. Toda a população do bairro irá se beneficiar.
A Ação integrada do CRAS Itinerante é uma parceria entre a SMAC/PMVR e o Programa PSF, da Saúde, que fará a medição de pressão; a Pastoral da Criança, que oferece a multimistura e dá dicas e receitas de como prepará-la; O Banco da Cidadania oferece a cesta de verdurão às famílias cadastradas e receberá o cadastramento de novas famílias; a dra Rosa fará orientação jurídica e o Centro de Educação Infantil Iracema Leite Nader levará as crianças para palestras com dentistas e outras orientações. Pipoca e algodão doce serão servidos às crianças.
Também nesta data haverá a oficina de artesanato, que terá uma tenda específica durante todo o evento.
Karatê de Piraí tem 5 atletas no Mundial da Itália

Piraienses esperam aumentar galeria de medalhas, que se aproxima de 1.000


A Escola de Karatê da Prefeitura de Piraí está representada por cinco atletas no Campeonato Mundial que será disputado neste fim de semana, na cidade de Massa Carrara, na Itália. Os cinco piraienses que integram a Seleção Brasileira viajaram bastante motivados para ampliar a galeria de conquistas da Escola de Piraí, que já conquistou 13 medalhas em mundiais, sendo 4 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.
Os cinco atletas - Izac Machel Fraga Ezequiel, Marcos Richard Egídio de Oliveira, Jonatan Bernardo Ribeiro, Thiago Palmeira Alves e Nicolas Mariano Brandão Melgarejo – viajaram levando a confiança do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), que fez questão de dar os parabéns aos representantes de Piraí no Mundial, independentemente do resultado que obtenham:
“Estão todos de parabéns, inclusive os professores, porque o projeto está obtendo resultados além do esperado. Nossos projetos esportivos visam, primordialmente, contribuir para o desenvolvimento sadio dos nossos jovens, dada a inegável importância da prática esportiva para a formação integral do cidadão. Ter representantes numa competição como o Mundial, o ponto alto de cada esporte, é por si motivo de orgulho para nós, piraienses. Mas nossos jovens têm ido além, ganhando medalhas nas mais diversas competições. Estão aí as 981 medalhas obtidas em 43 torneios, média de quase 23 por torneios. E tenho certeza de que nossa população estará torcendo muito neste fim de semana para que eles fechem com chave de ouro a temporada de 2010”, afirmou o Prefeito Tutuca.
Professor e líder da Escola de Karatê da Prefeitura de Piraí, Adriano de Oliveira,está bastante confiante no desempenho dos cinco piraienses que estão no Mundial e cita como exemplo o Campeonato Sul-americano, disputado em Montevidéu, Uruguai, no início de outubro, apenas por faixas pretas. Dos três atletas piraienses que integraram a Seleção Brasileira, dois conquistaram medalhas de prata – o próprio Adriano e Thiago Souza Dias da Silveira -, enquanto o terceiro, Thiago Palmeiras Alves, que está no Mundial, terminou em quarto lugar, deixando escapar por pouco outra medalha.
“Nossos atletas têm provado competência, tanto em competições locais, quanto internacionais. Esse nível de técnica, força e equilíbrio emocional, exigido em competições desse gabarito, é fruto de muito trabalho e esforço, tanto dos atletas, quanto da Prefeitura de Piraí, que não tem deixado faltar apoio, investindo e possibilitando a participação da equipe em diversas competições. A participação em competições como essas é muito importante para o aprimoramento técnico dos atletas e essa experiência pode ser repassada para os demais alunos da nossa Escola”, frisa Adriano.
O Sul-americano de Montevidéu reuniu cerca de 230 karatecas do Brasil (45 atletas), Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia e Uruguai, classificados em seletivas específicas para a competição continental. Com as duas medalhas de prata obtidas no Sul-americano, a Escola de Kakatê da Prefeitura de Piraí agora 981 medalhas obtidas em 43 torneios disputados desde sua criação em 2001.
A Escola de Ginástica de Trampolim da Prefeitura de Piraí também estará em ação neste sábado, 30 de outubro, quando participará do Campeonato Estadual, em Volta Redonda. Além de competir com 42 atletas das categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e elite, Piraí também cedeu aparelhos que contribuirão para aumentar o brilho da competição, que volta a ser disputada com todos os aparelhos pela primeira vez, desde 2005.
Segundo a treinadora da equipe piraiense, Shirley Arantes, houve um Campeonato Estadual em 2008, mas com prova apenas de trampolim. Pela importância do evento, que estará sendo disputada no Sul Fluminense, a Prefeitura de Piraí concordou em ceder dois aparelhos para a competição – o tumbling e o duplo-mini, este último comprado recentemente na Alemanha.
“A volta do Campeonato Estadual é muito importante, ainda mais sendo disputado na nossa região, possibilitando que muitos pais possam ver seus filhos em ação, o que contribui também para o melhor desempenho dos atletas. Portanto, na poderíamos deixar de dar nosso apoio, seja participando, seja contribuindo com aparelhos que possam contribuir para o nível técnico da competição”, explicou Shirley Arantes.
Há grande expectativa em torno do desempenho da equipe de duplo-mini de Piraí, formada por Neilvaldo Neves, Bernardo Jordão e Edmon Vi]dal, que integram a Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Metz, França, em novembro. O Estadual servirá de mais uma fase de treinamento para eles, que pretendem executar uma série nova que, bem executada, seundo a treinadora, pode levar o Brasil à final do Mundial, com chance de medalha.
Produtores recebem curso de Defumados e Embutidos

A Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a Emater-Rio e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu esta semana, de terça a quinta-feira (26 a 28 de outubro), o curso de Defumados e Embutidos. A formação foi ministrada pela técnica da Emater-Rio, de Resende, Maria Cristina Carvalheira Senatore Leal, no Sítio Borboleta, no bairro Colônia Santo Antônio. Participaram da capacitação 15 pessoas entre produtores rurais e da comunidade dos bairros Colônia Santo Antônio, São Genaro e Roselândia, além de produtores das cidades de Volta Redonda e Pinheiral. Eles aprenderam a defumar carnes suínas, aves e peixes, além de produzirem diversos embutidos como linguiças italiana, toscana, calabresa, bem como presunto e presunto cozido. O objetivo do curso é capacitar os produtores para que aumentem a produção para garantir uma renda extra, além de agregar valor aos produtos confeccionados na agricultura familiar. O próximo curso para os produtores será sobre Inseminação Artificial e está marcado para o dia 22 de novembro. Os interessados podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, que funciona no Parque da Cidade, ou pelo número (24) 3324-0920.
Dia de finados: Prefeitura mobiliza quase 50 operários na limpeza do cemitério municipal

Missas vão ser celebrados na Igreja do Alto dos Passos


O Cemitério Municipal Senhor dos Passos, localizado no Alto dos Passos, e as ruas próximas ao local, receberam desde a semana passada serviços de limpeza, capina, retirada de entulho e pintura. Todo este trabalho foi realizado em razão do grande movimento esperado no local para o Dia de Finados, na próxima terça-feira (02 de novembro), quando mais de 20 mil pessoas deverão visitar as sepulturas, de 6 às 18 horas.
Dentro do cemitério, os serviços de limpeza foram executados, durante duas semanas, por 14 homens da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Além da limpeza, eles pintaram o muro da frente do cemitério e a capela localizada na entrada do local. Nos fundos desta capela, funciona a área da administração. Já nas ruas dos bairros Alto dos Passos e Vila Moderna próximas ao cemitério, os trabalhos foram feitos por 32 funcionários, que realizaram serviços de capina, roçada, retirada de entulho e pintura de meio-fio.
Paralelo a esse trabalho de limpeza, a Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura realizou a pintura de faixas de sinalização e quebra-molas das vias de acesso ao cemitério, desde a Rua do Rosário até a Rua Senhor dos Passos, passando pelas ruas XV de Novembro e João Pessoa, visando organizar o tráfego de veículos no bairro, que já é considerado intenso devido à proximidade do Dia de Finados.
De acordo com a coordenadora do Cemitério Municipal, Maria Aparecida Benance, as pessoas que forem ao local na terça-feira poderão utilizar os três portões com entrada pelo bairro Alto dos Passos, sendo um portão principal e duas passagens abertas provisoriamente para o Dia de Finados, além do portão localizado nos fundos do cemitério para os visitantes que vêm pelo bairro Vila Central.
Já as missas este ano vão ser celebradas na Igreja Senhor dos Passos (Alto dos Passos), às 7, 10 e 16 horas. A igreja evangélica Peniel realizará cultos nas proximidades da capela localizada dentro do cemitério, às 10 e às 15 horas.
Fundado em 1832, o Cemitério Senhor dos Passos tem atualmente mais de sete mil sepulturas. A sua história poderá ser conhecida a partir desta sexta-feira, dia 29 de outubro, através da exposição que o historiador e diretor do Arquivo Histórico da Prefeitura, Claudionor Rosa, realiza até terça-feira, dia 02 de novembro, reunindo fotos antigas e reproduções de documentos no interior da capela do cemitério. A mostra se denomina Finado Cultural.
- A exposição vai representar novamente uma oportunidade importante para que as pessoas conheçam um pouco da história do Cemitério Municipal. Na organização desta exposição, contamos sempre com o apoio dos funcionários do local, principalmente no levantamento de informações, pois os servidores conhecem bem a história das sepulturas - destaca Claudionor, explicando que antes da inauguração do cemitério, os sepultamentos eram feitos dentro da Igreja Matriz ou em seu entorno.
Entre os túmulos mais visitados no Cemitério dos Passos estão o da estudante Eni Seabra, a quem são atribuídos milagres e graças; o jazigo dos padres de Resende, no qual estão os restos mortais de sacerdotes que participaram da caminhada da Igreja Católica em Resende, como os padres Flávio Azambuja, José Sandrup, Ludovico Stanuck e Leon; e a sepultura do poeta Luiz Pistarini, autor da letra do Hino oficial de Resende.
Cultura, reflexão, palestras e exposição marcam 1ª Semana Umbandista de Volta Redonda

É que neste período, o Memorial que fica no Centro da cidade e já é utilizado como palco de diversas manifestações culturais e religiosas, abrigará a 1ª Semana Umbandista de Volta Redonda.

Os adeptos da Umbanda – e também as pessoas interessadas em conhecer melhor esta religião que sincretiza vários elementos de outras crenças como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras – têm um encontro marcado no Memorial Zumbi, em Volta Redonda, nos próximos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro.
O evento, que envolverá grupos umbandistas de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Pinheiral, Bananal e Valença, está sendo promovido pelo Templo de Umbanda Luz Divina, com sede no bairro Sessenta, em parceria com a União Umbandista do Sul Fluminense (UNIUM), movimento que pretende agregar as casas de Umbanda da região visando fortalecer a religião no Sul Fluminense.
De acordo com os organizadores, o encontro que também pretende divulgar a religião que tem matriz afro e o movimento negro na região, será aberto ao público das 10 às 22 horas – período em que as pessoas poderão participar das atividades, tirar suas dúvidas ou simplesmente visitar o local para conhecer melhor as origens e a prática da Umbanda que é considerada uma das mais importantes heranças culturais da população afro-brasileira, além de um dos mais fortes elementos que contribuíram para a unificação dos povos.
Para isso, uma ampla programação foi montada pelos organizadores, incluindo apresentações de dança cigana, maculelê, capoeira, exibição de filme e show de curimba e de atabaques, além de palestras sobre os temas “Orixá, quem és?” e “História da Umbanda”, proferidas pelos sacerdotes paulistas Rodrigo Queiroz e Alexandre Cumino, que também é autor de vários livros umbandistas. Já para quem quiser se aprofundar nas bases da religião, ou conhecer mais sobre os rituais da Umbanda, o encontro também terá feira de livros, exposição de pintura umbandista e um espaço destinado à realização de pesquisas em sites especializados.
Outra novidade do encontro será a realização de uma pequena exposição contando a história da Umbanda, do Pai Zélio de Moraes, considerado o anunciador da Religião.
Uma queima de fogos, seguida de um culto de louvação aos Orixás, marcarão a abertura da 1ª Semana Umbandista de Volta Redonda na sexta-feira, dia 12. O evento terá início às 18 horas no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. Já no dia 15 - último dia de atividades - a louvação acontecerá às 20 horas no mesmo local, comemorando os 103 anos de Umbanda no Brasil.
Músico da OSBM ganha bolsa de estudos em Israel

Esse será o primeiro músico da Orquestra a fazer um curso de longa duração no exterior


O contrabaixista Marcos Ramos Lemes, de 25 anos, da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), foi selecionado para participar de um curso em Israel, com duração de três anos e embarca na próxima segunda-feira, dia 1o de novembro. A capacitação é na verdade uma oportunidade do músico se especializar e tentar ingressar na Orquestra Filarmômica de Israel, já que vai estudar na academia da orquestra. A oportunidade é uma forma de levar o nome do município para o mundo, como destacou Zé Renato.
- Receber uma notícia como essa traz alegria e um orgulho imenso para nós. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos maiores projetos que temos, os músicos são propagadores da imagem do nosso município. Ver que está dando esse resultado é acreditar que todo investimento vale a pena. Aproveito para parabenizar todos que trabalham e estão à frente desse projeto e o Marcos, que se destacou e garantiu essa ótima oportunidade - comemorou.
De acordo com o maestro Vantoil de Souza, 15 músicos que receberam formação pela OSBM seguiram para outras importantes orquestras do país e Marcos será o primeiro a receber uma bolsa no exterior. “Os alunos são muito dedicados, gostam do que fazem e com o empenho de cada profissional envolvido no Música nas Escolas temos conseguido resultados positivos, como mostrar o talento desses jovens a ponto de se destacarem e conseguirem ótimas oportunidades de crescer como músicos. Temos experiência com alunos que fazem cursos de uma semana, quinze dias no exterior, mas um curso desses, fora do Brasil e de longa duração, será a primeira vez. É um marco para nós”, destacou.
O contrabaixista é de Roseira (SP) e veio para Barra Mansa após ter conhecido o projeto por meio de um amigo. Participou de um processo seletivo e está morando na cidade, onde cursa a faculdade de música. “Eu realizei um sonho ao integrar a orquestra de Barra Mansa e com certeza foi essa oportunidade que garantiu a minha ida para Israel. Gosto daqui, a cidade me acolheu muito bem e meu objetivo é conseguir entrar na Orquestra Filarmônica de Israel, durante o curso, como uma espécie de estagiário ou depois como profissional, mas se eu não conseguir volto para Barra Mansa satisfeito”, destacou o jovem.
De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Luiz Augusto Mury, a OSBM e o projeto Música nas Escolas são referência nacional. “ A OSBM e o projeto Música nas Escolas atingiram um importante nível de trabalho e essa formação atrelada ao talento desses músicos são responsáveis por esse sucesso e pela divulgação do município no Brasil e no exterior. É a cultura de Barra Mansa chegando a diferentes locais e encantando por onde passa – concluiu.
Câmara de Resende facilita matrículas na rede estadual

Dando continuidade à parceria firmada com a Coordenadoria Regional de Ensino do Médio Paraíba, responsáveis e alunos vão contar com o auxilio de equipamentos e da equipe técnica da Câmara Municipal de Resende para garantir uma vaga na rede estadual de ensino.


A informação foi dada pelo presidente da Câmara, vereador Pedra (PV), responsável pela parceria pioneira no Estado, iniciada em 2009.
O atendimento ao público será feito de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30, na Sede do Poder Legislativo de Resende (Rua Padre Couto nº 10, Centro).
As inscrições vão até o dia 28 de novembro, destacando que, nessa fase, o procedimento será feito exclusivamente pela internet, através do site “Matrícula Fácil”: http://www.matriculafacil.rj.gov.br/.
O objetivo da medida, segundo Pedra, é auxiliar a população na reserva de vaga nas escolas da rede estadual, colocando computadores com acesso à internet e técnicos da Casa gratuitamente à disposição dos interessados.
“É uma contribuição da Câmara Municipal de Resende para a democratização do procedimento de matrícula nas escolas estaduais”, resume, acrescentando que o fato de a Sede do Legislativo ficar no centro da cidade também facilita o acesso da população ao serviço.
Devem se inscrever os estudantes que vão cursar o 6° ano do ensino fundamental; a 1ª série do ensino normal; e o 1° ano do ensino médio ou do médio integrado com a educação profissional.
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por sua vez, a inscrição é voltada para alunos da fase 6 do ensino fundamental e fase 1 do médio.
No ato da inscrição, os alunos devem fazer a opção pelas cinco escolas de sua preferência, além de indicar a série e o turno em que pretendem estudar, sendo necessário ainda declarar se é portador de necessidades especiais e informar a rede escolar de origem e o tempo de afastamento da escola, se for o caso.
Após a divulgação do resultado, prevista para 20 de dezembro, os estudantes devem comparecer à unidade indicada para confirmar a matrícula, de 5 a 14 de janeiro.
Já aqueles que buscam vagas nas demais séries e anos devem comparecer diretamente às unidades escolares em que pretendem estudar dentro do mesmo prazo.
Para a coordenadora regional, Dalva Florenzano, a parceria com o Legislativo é um exemplo para outros municípios do Estado do Rio de Janeiro.
“Trata-se de uma iniciativa louvável da Câmara, que mais uma vez mostra que se preocupa em estar cada vez mais próxima da população”, destacou.
ECT abre licitação para Agências Franqueadas na Região

Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende e Valença são as únicas cidades da região contempladas no edital.


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT divulgou o edital para a concorrência pública que fará realizar com o objetivo de escolher empresas interessadas em instalar e operar uma Agência de atendimento terceirizada, denominada destinada à execução das atividades auxiliares relativas ao serviço postal.
Segundo as regras do edital o vencedor da licitação irá assinar um contrato de franquia postal com os Correios, cuja vigência será de 10 anos e poderá ser prorrogado, uma única vez, pelo mesmo período, nos termos contratualmente previstos.
O processo é destinado exclusivamente a pessoas jurídicas de direito privado, não sendo permitida a participação de consórcios, ou ainda das pessoas jurídicas que apresentem pelo menos uma das restrições listadas no edital.
Para participar da licitação, o interessado deverá disponibilizar um imóvel para instalação da AGF e concorrer no item em cuja região alvo este se localize. Caso o imóvel não esteja em nenhuma das regiões alvo listadas, o interessado poderá concorrer a quaisquer dos itens da região de atendimento em que o imóvel se encontra.
Além da localização geopolítica, a indicação do item deve observar a compatibilidade entre as dimensões exigidas para o imóvel, indicadas no edital, e o número de guichês definidos para o item.
A empresa que sair vitoriosa deverá realizar investimentos proporcionais ao tamanho da agência licitada, tendo como estimativa de investimentos as importâncias definidas no edital, que poderão chegar a até R$ 334.791,71, para uma unidade de 6 guichês, já incluída a Taxa Inicial de Franquia e o capital de giro necessário para o início das operações da agência.
Os detalhes do processo assim como outras informações e condições de participação a ele pertinentes poderão ser obtidos nos editais disponíveis no site dos Correios: http://www.correios.com.br/
O Edital divulgado pelos Correios, entretanto, possui alguns itens dúbios e que deixam os interessados sem saber a realidade objetiva para a situação, como se verifica em Volta Redonda, onde a ECT estabeleceu algumas ruas como sendo prioritárias, entre elas as Ruas Fernando Ferrari e Av. Sávio Cota de Almeida Gama, no Retiro, a Rua 25-A na Vila Santa Cecília e a Avenida Carlos Chagas, no bairro São Lucas.
Para essas ruas o edital informa estar disponível imóveis em toda a sua extensão, porém, logo a seguir estabelece em relação a Av. Sávio Cota de Almeida Gama, do nº 200 ao nº 1000, na Rua Fernando Ferrari, do 700 ao 900 e Avenida Carlos Chagas, do nº 400 ao fim, limitando, assim, a área de inscrição.
Acontece que entre os imóveis existentes nessa área já existem agências de correios instaladas, situação que, segundo o edital, no item de desempate, certamente as mesmas levarão vantagem em relação a qualquer outra.
Segundo um advogado especializado na área, que pediu para não ser identificado uma vez que cliente seu estará participando da licitação, esse item do edital precisa ser revisto pelos Correios, evitando, assim, o questionamento de nulidade, ante a presunção de favorecimento que despontará na competição.
“A disputa haverá de ser lícita e igualitária para todos os concorrente, sem qualquer tipo de favorecimento”, afirmou, para concluir “Veja o exemplo da Rua 25-A, na Vila, onde já existe uma agência de Correios, cujo contrato está vencido, e que, segundo os critérios estabelecidos pela ECT, certamente será renovado, pois o local indicado não há lojas vagas, sendo ocupado pelas Lojas Americanas, Moderna, Ponto Frio, Sider Shopping e outros pequenos comerciantes que já estão no local há mais de dez anos e, certamente, não vão mudar o ramo de atividade para participarem da licitação, restando, assim, apenas a loja ocupada pela Agência atual dos Correios. Não há dúvidas que a licitação, nesse particular, está sendo direcionada a permitir que essa empresa tenha renovado o seu contrato, situação imperdoável”, afirmou.
Ainda segundo o advogado, essa ACF hoje localizada na Rua 25-A, originariamente pertence ao Edifício Gacemss e sem licitação alguma mudou de endereço.
O Ministério Público Federal em Volta Redonda, de acordo com o advogado, já foi informado a respeito do problema e ficou de analisar a situação.
A reportagem procurou entrar em contato com o proprietário da ACF que se localiza na rua 25-A, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
TRE-RJ faz reunião com representantes dos Polos de Urna


O TRE-RJ reuniu na manhã desta sexta-feira (22) coordenadores e técnicos dos 26 Polos de Armazenamento de Urnas do Estado do Rio de Janeiro. No encontro, foram detalhados os procedimentos relacionados ao equipamento de informática, como a manutenção e carga das urnas eletrônicas. Ao final do encontro, os representantes dos Polos receberam as mídias de resultado e os lacres para a inseminação das urnas para o segundo turno.
Para a maioria das 30.911 urnas utilizadas no primeiro turno, o procedimento realizado é mais simples. “Com a urna desligada, basta deslacrar o compartimento e trocar a mídia de votação pela do segundo turno”, explicou o chefe da seção de voto informatizado, Antônio Oliveira. Para as demais 5.353 urnas de contingência, há procedimentos mais complexos. Quanto ao horário de verão, o ajuste das urnas é automático, à exceção das urnas reservadas para instalação e contingência nas sete seções eleitorais destinadas à votação em trânsito.
Confira o que abre e fecha no Finados
 

Neste feriado prolongado em função do Dia do Funcionário Público e do feriado nacional do Dia de Finados, não haverá expediente nas repartições públicas municipais e estaduais. Apenas serviços considerados essenciais não serão paralisados ou interrompidos como limpeza urbana, serviços de saúde e de segurança.
Em campo Grande, o comércio funciona normalmente até segunda-feira e fecham na terça-feira, dia de Finados. Já o Shopping Campo Grande funciona de quinta à segunda. Na terça-feira, todas as lojas fecham com abertura apenas da praça de alimentação e cinemas, a partir das 10 horas. Os supermercados funcionarão, inclusive no feriado de Finados.
Na Capital, os bancos abrem normalmente na quinta, sexta e segunda-feira, fechando no Dia de Finados. O funcionamento é facultativo no Dia de Finados para as lotéricas, sendo que a maioria deve fechar nesta data.
As agências dos Correios funcionam normalmente quinta, sexta, e segunda-feira, fechando na terça-feira.
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) atenderá amanhã (29) normalmente das 07h às 17 horas. Retorna na segunda-feira (01) apenas com serviços de cadastros, central de atendimento, acertos financeiros e autorização de guias. O setor médico não funcionará.
Segundo a Prefeitura Municipal de Campo Grande, apenas os centros regionais de saúde 24 horas (CRS) e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos bairros Coronel Antonino e Vila Almeida estarão abertos. Os CRS estão localizados nos bairros Moreninhas, Guanandi, Coophavila II, Aero Rancho, Universitário, Nova Bahia e Tiradentes e as UPA na Vila Almeida e no bairro Coronel Antonino.
Sesc é condenado agressão contra advogado em show de rock

O Sesc foi condenado a pagar uma indenização de R$ 1.500,00 por dano moral a Diogo Jonas, em decisão do desembargador Cleber Ghelfenstein, da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.
Em janeiro de 2007, Jonas foi assistir ao II Sesc Rock Fest, em Nova Friburgo, região serrana do Rio, e, por ser bacharel em Direito, foi chamado para tomar alguma providência em relação a um rapaz que estaria sendo agredido no banheiro, porém, ao se aproximar do local, foi agredido por seguranças e expulso do evento.
Ao contestar o pedido, o Sesc alegou que Diogo não teria comprovado a sua presença no evento, que não teria havido agressão a qualquer pessoa, que em momento algum teria ocorrido qualquer incidente com o autor e que ninguém teria sido expulso do evento.
Já segundo Diogo, os seguranças agiram agressivamente ao abordá-lo, desferindo palavras de baixo calão, bem como peitadas, empurrões e ombradas, terminando por expulsá-lo do local, embora não tenha, em momento algum, reagido.
“A exposição pública do autor, com a sua expulsão do evento musical, repercute na sua dignidade, atingindo, consequentemente, sua própria honra, ainda mais se levarmos em consideração que se trata de uma cidade de menor porte onde as pessoas se conhecem. De fato, o excesso imotivado na atitude dos seguranças, caracteriza, por ausência de causa que a justifique, constrangimento ilegal”, destacou o desembargador na decisão. “O autor foi retirado, contra sua vontade, do show de rock, à vista de todos os presentes, apesar de nada ter feito para dar causa a tal atitude”, completou.
Mais da metade dos brasileiros viviam com um salário mínimo em 2009

Os brasileiros que viviam em 2009 com até um salário mínimo, à época de R$ 465, somavam 191,2 milhões, cerca de 56,8% da população, de acordo com informações divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


O levantamento foi feito a partir de dados da edição 2009 da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio).
Uma fatia da população de 22,5% recebia de um a dois salários mínimos, o equivalente a R$ 930. Já 15,8% ganhavam mais de dois mínimos.
A pesquisa revelou ainda que 2,3% não têm renda alguma e outros 3,2% não declaram os rendimentos.
Enquanto a fatia da população dos 10% mais ricos ganhava em média 7,08 salários (R$ 3,293,08), a parcela dos 10% mais pobres recebia 0,18 do mínimo (R$ 82,28%).
A ponta da pirâmide social no Brasil tem rendimento de 40 vezes o da base.
Para o IBGE, a desigualdade de renda ainda é fruto da diferença de desenvolvimento entre as regiões.
No Nordeste, 76,5% da população de 53,8 milhões recebiam até um salário mínimo em 2009.
No Norte, 70,2% dos 15,5 milhões ganhavam até um mínimo e no Centro-Oeste, estavam na mesma situação 53,6% dos 13,9 milhões de habitantes.
Nas outras regiões, menos da metade dos brasileiros tinham renda de R$ 465 no ano.
No Sul, eram 43,9% dos 27,6 milhões e no Sudeste, 46,1% dos 80,2 milhões de pessoas.
Serra: O Presidente eleito não pode deixar que roubem na sala ao lado

Na TV, Serra diz que presidente não pode "deixar roubar" na sala ao lado da sua


No penúltimo dia do horário eleitoral em cadeia nacional, o presidenciável José Serra (PSDB) aproveitou seu programa desta quinta-feira (28) na TV para afirmar que o presidente eleito "não pode deixar roubar", e também fez um apelo direto ao eleitorado indeciso.
Já a propaganda da candidata Dilma Rousseff (PT) voltou a enumerar indicadores sociais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e citou o bom momento vivido pela economia, como já havia feito na peça veiculada na noite de quarta (27).
"Para você que pode votar em mim, mas ainda não decidiu, eu peço só um minuto. Eu garanto a você que a gente concorda em muita coisa", afirmou o tucano. "O presidente que está saindo todos nós conhecemos, e em janeiro ele já não vai mais estar em Brasília. Você e milhões de brasileiros querem acertar, votar no melhor candidato, aquele que vai dar conta do recado", completou Serra.
O ex-governador de São Paulo disse ainda que o candidato vencedor terá de ter "autonomia", "idéias próprias" e "experiência" para governar.
"Por que é assim que é a vida, concorda? Mas para isso ele precisa dar exemplo, não pode aceitar más companhias, nem deixar roubar na sala ao lado", afirmou Serra, sem citar sua rival nem o presidente Lula.
O programa de Dilma exibiu imagens de comícios realizados pela presidenciável nesta semana em Caruaru (PE), Vitória da Conquista (BA) e Fortaleza (CE), e em seguida citou sua vantagem nas pesquisas de intenção de voto.
A propaganda petista voltou falar do bom momento vivido pela economia do país. Por meio de um locutor, o programa da candidata petista acusou novamente seu adversário de tentar "confundir o eleitorado" ao afirmar que ela privatizou o petróleo do país.
No programa de televisão, José Serra mostrou que o atual governo, apesar de dizer o contrário, firmou contrato de exploração de petróleo com inúmeras empresas de capital estrangeiro, entregando a elas a exploração do petróleo brasileiro.
STF dividido defende aplicação imediata

Ministro Lewandowski afirma que Ficha Limpa vale para todos os que renunciaram para fugir da cassação, exceto para Valdemar Costa Neto que também teria renunciado


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou ontem (28), que a decisão da Suprema Corte sobre a Lei da Ficha Limpa é válida para todos os casos de políticos que renunciaram ao mandato para fugir de processo de cassação.
Na quarta-feira (27), ao analisar recurso de Jader Barbalho (PMDB-PA), segundo colocado na eleição para senador no estado, o STF decidiu que a Lei poderá ser aplicada na eleição deste ano.
No entendimento do ministro, o recurso de Barbalho é idêntico ao apresentado em setembro pelo então candidato ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC).
Na época, o julgamento do recurso contra a impugnação da candidatura de Roriz terminou empatado em 5 a 5. No início da análise, os ministros aprovaram a repercussão geral sobre o tema, aplicando, com isso, a decisão a todos os outros casos similares.
“A meu ver, a lei vale. No caso Roriz, o tribunal reconheceu a repercussão geral do tema, e a questão julgada ontem foi exatamente idêntica. Todos os demais casos terão essa mesma solução”, disse.
Lewandowski ainda ressaltou que o caso de Valdemar Costa Neto (PP-SP) é diferente do de Jader Barbalho e Joaquim Roriz, apesar de envolver também renúncia de parlamentar.
Costa Neto renunciou ao mandato de deputado federal em 2005, depois de ser acusado de envolvimento no caso do mensalão.
Entretanto, o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral foi o de que, como Valdemar Costa Neto renunciou antes da abertura de processo ou de representação contra ele, não poderia ser aplicada a Lei da Ficha Limpa nesse caso.
Para um advogado de Volta Redonda, especializado em questões eleitorais e que pediu para não ser identificado, a maioria dos integrantes da Corte Suprema, teria “lavado as mãos” e fugido da responsabilidade de enfrentar a questão como fora colocada dentro dos parâmetros da legalidade.
“Somos, de fato, uma sociedade hipócrita, onde se usa o tempo todo dois pesos e duas medidas.
Hoje [ontem], vemos através do noticiário de todos os veículos de comunicação uma decisão que, na verdade, apesar de combater a imoralidade política agiu da mesma forma, pois violou a própria lei maior da República, que estabelecia a necessidade da anterioridade de um ano para validade da lei”, disse, arrematando “Se a própria Constituição Federal deixou de valer, então, estamos entregues nas mãos dos integrantes do Judiciário, que poderão decidir como quiserem os problemas judiciais”.
Passione: Veja fotos da prisão de Valentina

Valentina (Daisy Lucidi) está prestes a receber um merecido castigo em Passione.


Após uma denúncia de Valentina, Candê (Vera Holtz) será acusada de exploração de menores perderá as três crianças que viviam com ela. Os meninos Cridinho (André Franbach) e Amendoim (Pedro Lobo) foram levados para um abrigo de menores, enquanto Kelly foi obrigada a voltar para a casa da avó.
Clara (Mariana Ximenes) e Alfredo (Miguel Roncato) farão o possível para não deixar a menina sozinha em casa, mas Valentina aproveitará um momento de distração dos dois para explorar novamente a neta.
Na primeira oportunidade, a pilantra manda Kelly agradar um de seus fregueses:
- Esse é o tio que quer te conhecer… Sobe com ele e seja bem boazinha.
O que Valentina não esperava é que o tal cliente é, na verdade, um policial disfarçado, que decreta:
- A senhora está presa em flagrante, por exploração sexual de menores!
Assim, Kelly é levada para o juizado de menores e Valentina sai de casa algemada. A vizinhança se revolta contra a megera e começa a vaiá-la e jogar restos de comida nela.
Mas a humilhação não para por aí. Valentina será humilhada pelas colegas de cela na prisão.