quinta-feira, 8 de julho de 2010

ESCOLA DO LEGISLATIVO OFERECE DO SUPLETIVO AO MBA


O primeiro semestre de 2010 foi de afirmação para Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Neste período foram formadas turmas de Ensino Fundamental e do Master of Business Administration (MBA) em Formação Política e Processo Legislativo, além de 522 alunos que fizeram algum dos 11 cursos oferecidos aos servidores, funcionários terceirizados da Casa e para os cidadãos em geral. Para o segundo semestre, a Elerj pretende manter o ritmo, já tendo anunciado a realização de curso sobre o funcionamento do legislativo voltado para universitários e o pré-vestibular social à distância. Coordenador da Elerj, o deputado Gilberto Palmares (PT) comemorou a produtividade da entidade. “Temos orgulho de nossos formandos. Os do ensinos Fundamental e Médio porque souberam aproveitar esta segunda chance de estudo, e os demais porque corresponderam às nossas expectativas, comparecendo às aulas e demonstrando interesse por nossos cursos”, afirmou.
Para o petista, a escola, que foi criada em 2001, vem alcançando todas suas metas. “Estamos cumprindo um papel fundamental não só para os servidores da Casa como também para funcionários, gestores municipais e
público externo, que pode participar de nossos seminários e cursos”, acrescenta Palmares. De acordo com a diretora-geral da Escola, Joseti Marques, a ideia de transformar a escola em um polo do Pré-Vestibular Social partiu dos alunos formados na turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecido pela Elerj, em 2009. Foram inscritos alunos que vão concluir o Ensino Médio em 2010 e os que já terminaram o curso.
“Nosso objetivo é apoiar aqueles que querem dar continuidade à sua formação e ampliar o alcance desta iniciativa para toda a sociedade”, disse Joseti. Segundo ela, o pré-vestibular gratuito esteve entre os cursos mais procurados, que recebeu 404 inscrições, seguido do MBA, que vai gerar uma publicação com os 23 melhores trabalhos finais. “A Elerj vem trabalhando para contribuir com a construção de uma imagem positiva do Parlamento fluminense, através de novos cursos e projetos. A capacitação e educação do corpo técnico e parlamentar demonstra o esforço de toda a nossa equipe, que busca a melhoria na qualidade de prestação do serviço público”, lembrou Joseti.
Além dos cursos direcionados aos departamentos da Alerj, como os de Capacitação Profissional e o EJA, que ampliou a escolaridade de 18 servidores em parceria com a Universidade do Rio de Janeiro (Uerj) e o
Instituto Brasileiro de Gestão de Negócio (Ibgen), a Elerj diplomou 32 servidores do curso de MBA. Na última semana de março (24/03), foi aberto o Ciclo de Conferências Pensamentos políticos e sociedade sobre o papel do transporte de massa no crescimento econômico. Mediado pelo coordenador da Elerj, participaram dos debates o então secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes; o engenheiro Fernando Mac Dowell, consultor em Engenharia de Transportes; o subsecretário Municipal de Transportes do Rio, Rômulo Dante Orrico Filho, e o presidente do Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio (Crea-RJ), Agostinho Guerreiro.
Em abril, foram realizados os cursos de curta duração como: Comunicação e relação com a imprensa e outros públicos, Legislativo e o controle do orçamento público; Gestão por competência e do conhecimento no serviço público; e Protocolo e cerimonial público. Em maio, foi realizada a conferência “Pré-sal e os desafios para o Brasil”, que contou com a participação do assessor especial da Petrobras, Rosemberg Pinto, e do coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo do Estado do Rio (Sindpetro), Emanuel Cancela, além do deputado Paulo Ramos (PDT), os deputados federais Luiz Sérgio (PT-RJ) e Edson Santos (PT-RJ), o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio (CUT-RJ),
Darby Igayara, e representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Foram também realizados os cursos de Processo e técnica legislativa; Elaboração e gestão de projetos em políticas públicas; Comunicação e oratória; Atualização em Língua Portuguesa; Análise do cenário contemporâneo; e Gestão de Eventos.
Nesta quarta-feira (07/07) já foram iniciadas as aulas do pré-vestibular, para 240 alunos, às segundas e quartas-feiras, das 18h às 22h. As aulas serão ministradas por professores da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Já no dia 08 de agosto será realizada a primeira aula do curso Estrutura e funcionamento do Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, direcionado aos estudantes de graduação em geral, inaugurando o programa Legislativo & Universidade, para 40 universitários.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)