terça-feira, 9 de novembro de 2010


TRE-RJ vai notificar candidatos

Quem não entregou prestação de contas de campanha será notificado

Com o fim do prazo para entrega das prestações de contas de campanha, os candidatos, partidos e comitês financeiros que não apresentaram a declaração ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) serão notificados para cumprirem com a obrigação. De acordo com a legislação eleitoral, a Justiça Eleitoral deve providenciar, nos próximos 10 dias úteis, a notificação dos que não entregaram a documentação. Após o recebimento da comunicação, o candidato, partido ou comitê terá o prazo de 72 horas para apresentar a documentação, sob pena de ter as contas julgadas como não declaradas.
Os candidatos que não entregarem a documentação e tiverem as contas julgadas como não prestadas ficarão impedidos de obter a quitação eleitoral.
Inicialmente, tinham a obrigação de prestar contas ao Tribunal até as 19h do último dia 2 de novembro, terça-feira, os diretórios estaduais de partidos, os comitês financeiros e os candidatos, aí incluídos os que concorreram aos cargos de governador, senador, deputado estadual e federal, inclusive aqueles que renunciaram, desistiram da campanha, foram substituídos ou tiveram o pedido de registro indeferido pela Justiça Eleitoral.
A partir de agora há o processamento pela área de Análise de Contas Eleitorais do TRE das informações entregues e também a verificação dos nomes de quem não cumpriu com a obrigação dentro do prazo.
Cada prestação de contas vira um processo judicial, com número específico, que é verificado por técnicos da Justiça Eleitoral, que analisam os comprovantes, cruzam dados, apontam possíveis irregularidades.
Caso seja identificada alguma falha na documentação, os responsáveis pelas prestações de contas são notificados para corrigir o problema.
Com os dados em mãos, os técnicos do TRE geram documento recomendando a reprovação ou aprovação das contas. A partir daí, o processo segue para o Ministério Público, que emite um parecer e remete os documentos para o juiz-relator do processo no TRE, encarregado de julgar as contas.
No caso de candidatos eleitos, a decisão deve ser publicada até 8 dias antes da diplomação.

Programa Balde Cheio, para produtores rurais, será lançado nesta quarta-feira (10)

Prefeitura Municipal de Volta Redonda, UFF e Embrapa apostam em programa nacional para aumentar a produção leiteira


                A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), está trazendo para Volta Redonda o programa de desenvolvimento rural do Governo Federal Balde Cheio. O lançamento do programa na cidade será nesta quarta-feira (dia 10), às 16h, no auditório da UFF (Universidade Federal Fluminense), na Vila Santa Cecília. 
                O programa Balde Cheio foi criado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), é voltado para a bovinocultura leiteira, visando o gerenciamento técnico e financeiro de pequenas propriedades rurais. O objetivo do programa é o desenvolvimento da pecuária leiteira, mediante a transferência de tecnologia.
                Na cerimônia de lançamento estarão presentes o prefeito Antônio Francisco Neto, o diretor da Escola de Engenharia da UFF, engenheiro Sérgio Sodré, o secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Jessé de Holanda Cordeiro Júnior, e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.  A prefeitura estará participando do projeto por meio da Coordenadoria de Agronegócios da SMDET, criada no início do ano para fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva de agricultura e pecuária em Volta Redonda, beneficiando os pequenos e médios produtores rurais.
O coordenador de Agronegócios da SMDET, Afonso Aurélio de Carvalho Peres, afirmou que o programa federal se baseia na transformação de pequenas propriedades produtoras rurais em “salas de aula prática”.
“A metodologia de capacitação baseia-se na utilização de propriedades leiteiras de cunho familiar que são utilizadas como sala de aula prática, denominada UD (Unidade Demonstrativa). Essas propriedades servem de exemplo para demonstrar a viabilidade técnica e econômica da produção leiteira para outros produtores que desejam ingressar no programa, estando sempre aberta a visitação”, disse Peres.
De acordo com o coordenador, a principal estratégia de ação da equipe do programa é a visita periódica às propriedades. Há ainda o acompanhamento quadrimestral nas Unidades de Demonstração (UD) pelos técnicos da Embrapa Pecuária Sudeste, durante um período de quatro anos. “É o tempo necessário para que as tecnologias sejam propostas, discutidas e implementadas, com a concordância dos envolvidos e conveniados no programa”, explicou Peres. De acordo com o coordenador, os principais resultados já obtidos em outras cidades com o programa são melhor planejamento e gerenciamento da utilização dos recursos naturais, tecnológicos e financeiros disponíveis; intensificação de áreas com potencial produtivo para a exploração leiteira; e recuperação de áreas destinadas a proteção ambiental (nascentes, córregos, matas ciliares).
BALDE CHEIO - O programa Balde Cheio foi criado pela Embrapa no Centro de Pesquisa em Pecuária do Sudeste, na cidade paulista de São Carlos (SP). O programa alcançou este ano 23 estados da federação, atendendo a mais de 350 municípios brasileiros. No Rio de Janeiro, o programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional Rural (Senar-RJ), Federação da Agricultura e Pesca do Estado (Faerj) e prefeituras municipais que aderem ao programa.
O Balde Cheio aposta no aumento da produtividade por área explorada; maior controle de custos de produção, com redução das despesas e aumento das receitas com reflexos na geração de renda das famílias, e busca ainda a recuperação  da importância da extensão rural como fator fundamental para o desenvolvimento do setor; o resgate da dignidade do produtor rural e recuperação de sua auto-estima; além da fixação das famílias no campo.

Revista americana diz que Dilma Rousseff é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo

Presidente eleita do Brasil aparece à frente de personalidades como Hillary Clinton


A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, foi considerada a 16ª pessoa mais poderosa do mundo pela revista americana Forbes, famosa, entre outras coisas, pelas listas de bilionários e influentes que elabora regularmente.
Dilma aparece à frente de personalidades mundiais, como o presidente da empresa Apple, Steve Jobs (17º), o presidente da França, Nicolas Sarkozy (19º), e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton (20ª).
Em primeiro lugar na lista da Forbes aparece o presidente da China, Hu Jintao. Fecham o pódio o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz al Saud.
A revista ressalta a trajetória política de Dilma e lembra o fato de que ela será a primeira mulher a ocupar o posto mais alto do país mais influente da América do Sul, dono da maior economia da América Latina.
Outro brasileiro que aparece na lista é o empresário Eike Batista (58º), presidente da empresa EBX, homem mais rico do Brasil (patrimônio de quase R$ 50 bilhões) e - não custa lembrar - ex-marido da modelo Luma de Oliveira.
Curiosamente, Batista - "amante dos superlativos, tanto na vida pessoal quanto na profissional", de acordo com a Forbes - aparece apenas uma posição atrás do líder da rede terrorista Al Qaeda, o saudita Osama bin Laden.

Veja a lista das 20 pessoas mais poderosas do mundo de acordo com a Forbes.

1 - Hu Jintao, presidente da China;
2 - Barack Obama, presidente dos Estados Unidos;
3 - Abdullah bin Abdul Aziz al Saud, rei da Arábia Saudita;
4 - Vladimir Putin, primeiro-ministro da Rússia;
5 - Papa Bento 16, líder da Igreja Católica;
6 - Angela Merkel, chanceler da Alemanha;
7 - David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido;
8 - Ben Bernanke, presidente do Banco Central dos EUA;
9 - Sonia Gandhi, presidente do Congresso da Índia;
10 - Bill Gates, fundador da Microsoft;
11 - Zhou Xiaochuan, presidente do Banco Popular da China;
12 - Dimitri Medvedev, presidente da Rússia;
13 - Rupert Murdoch, presidente da News Corp;
14 - Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália;
15 - Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu;
16 - Dilma Rousseff, presidente eleita do Brasil;
17 - Steve Jobs, presidente da Apple;
18 - Manmohan Singh, primeiro-ministro da Índia;
19 - Nicolas Sarkozy, presidente da França;
20 - Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA.

Sonda americana sobrevoa cometa Hartley 2


A sonda americana Epoxi, antes chamada de Deep Impact, sobrevoou nesta quinta-feira (4) o cometa Hartley 2, alcançando uma distância de apenas 700 km em relação a seu núcleo. Uma série de fotos já foram enviadas para os astronautas da Nasa (agência espacial americana).
Esta foi a quinta vez na história que uma nave se aproxima o suficiente de um cometa para tirar fotos de seu núcleo. Mas é a missão que deve resultar em uma quantidade inédita de informações.
A passagem de Epoxi (Observação Planetária Extrasolar e Investigação Estendida Impacto Profundo) perto de Hartley 2, após uma viagem de dois anos e meio, ocorreu às 14H02 GMT (12H02 de Brasília).
A sonda, equipada com câmeras e outros instrumentos de medição, fez uma viagem equivalente a 18 vezes a distância entre a Terra e o Sol.
Sua missão é observar a temperatura de Hartley 2, medir seu tamanho, criar um modelo de seu núcleo, estudar a distribuição de gases e poeira, catalogar os diferentes compostos voláteis, tirar fotos da superfície do núcleo e registrar a forma como as crateras são distribuídas.
O Hartley 2 foi descoberto por Malcolm Hartley em 1986 com ajuda de um telescópio Schmidt do observatório de Siding Spring, na Austrália. Ele passa entre a Terra e o Sol a cada 6,46 anos.
O cometa, com sua calda verde, se aproximou no dia 20 de outubro a 18 milhões de km da Terra, o mais próximo que pode chegar.

BM: Confecção de enfeites de Natal está à todo vapor

Materiais são feitos a partir de garrafa pet

Foto: Valdinei Ferreira
              A confecção dos enfeites de Natal está à todo vapor. Os materiais produzidos a partir de garrafas pet pelos alunos do projeto Sonho de Natal estão em fase final. Os 80 alunos, na faixa etária de 14 a 17 anos - sendo 20 estudantes do Ceat (Centro de Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais) - estão reformando alguns enfeites produzidos no ano passado e confeccionando outros que enfeitarão alguns pontos do Centro da cidade. Além das oficinas, os alunos participam de palestras com temas sobre cidadania e recebem uma bolsa-auxílio de R$ 130, vale-transporte e lanche. Segundo o coordenador geral do projeto, André Oliveira, este ano foram arrecadadas cerca de 30 mil garrafas.
            “Arrecadamos cerca de 30 mil garrafas pet e estamos aproveitando para reformar muito dos enfeites do ano passado. Também estamos confeccionando novos materiais para serem fixados nas luminárias da Praça da Liberdade, no Centro, e para compor a Árvore de Natal, que possui 11 metros. São bolas, guirlandas, velas, laços, anjos, estrelas, cajados, entre outros artigos natalinos que vão enfeitar as praças da Matriz e da Liberdade, Rua Rio Branco e Avenida Joaquim Leite, todos no Centro”, conta ele, informando que os enfeites começaram a ser confeccionados em setembro.
            O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Fundação CSN e o CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente). O prefeito Zé Renato ressaltou a importância das parcerias e comentou sobre o alcance social do projeto. “Agradeço aos nossos parceiros por acreditarem no projeto e nos ajudarem a desenvolvê-lo ao longo destes três anos. É importante que continuemos este  projeto que dá oportunidade de trabalho para os jovens, contribui para a preservação ambiental e torna a cidade mais bonita. Tenho certeza que o Natal no município será tão lindo como o do ano passado”, comenta o prefeito.
            O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris, reforçou o objetivo do projeto existente no município desde 2007. “Com este projeto ecologicamente correto oferecemos aos jovens capacitação e oportunidade de trabalho, além de elevarmos sua auto-estima, decorar a cidade e criar um clima de confraternização de Natal que beneficia a toda população. Somando com o material arrecadado ano passado, temos quase 200 mil garrafas pets utilizadas e que deixaram de poluir o meio ambiente”, acrescenta Luís Antônio.
            Segundo uma das monitoras do projeto, a artesã Márcia Sibele, os materiais estão quase prontos, faltando muito pouco para serem entregues. “Falta pouca coisa para fazer. Estamos trabalhando num ritmo acelerado para que todos os enfeites estejam prontos dentro de 15 dias, para serem instalados na cidade. Os alunos aprenderam o serviço com facilidade e os materiais estão muito bem feitos. Este ano trabalhamos com algumas cores diferentes que darão um toque especial na árvore de Natal. Tenho certeza que a ornamentação vai atrair a atenção do público como aconteceu nos outros anos”, conta ela.
            Os alunos estavam muito contentes com o curso como contam Rosilene Dionísio Fernandes, de 15 anos, moradora do bairro Piteiras, e Daniel de Jesus Lopes, de 16 anos, do bairro Roselândia II. “A iniciativa é muito legal porque a gente aprende a confeccionar estes materiais e preservar o meio ambiente. Além disso, posso ganhar uma renda extra fazendo estes enfeites em casa. No começo foi difícil, mas depois que aprendi a confeccionar as flores e os laços ficou mais fácil”, conta Rosilene. “Estou muito feliz por ajudar a cidade a ficar mais bonita. Fora do horário escolar eu não tinha o que fazer, ficava à toa na rua. Resolvi fazer o curso e estou gostando muito. Não liguei para o preconceito dos amigos e estou muito contente com este trabalho”, comemora Daniel.

Resende: Prefeitura realiza treinamento para brigada de incêndio do aeroporto

Vôos regulares em Resende deverão começar em dezembro


      A Prefeitura de Resende deu mais um passo para a implantação de vôos regulares no Aeroporto Municipal. Em parceria com a Aeronáutica, a Diretoria de Defesa Civil do Município acaba de concluir o primeiro módulo do treinamento dos 11 servidores municipais que farão parte da Brigada de Incêndio do aeroporto. A atuação desta brigada é uma das normas estabelecidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para que o aeroporto receba a autorização necessária à operação de aeronaves de médio porte.
      O curso, ministrado por técnicos da Aeronáutica, foi dividido em dois módulos. Ao todo serão quatro semanas de capacitação dos futuros brigadistas do aeroporto. O primeiro módulo concluído na semana passada tratou da formação dos Auxiliares de Combate a Incêndio. Nesta segunda-feira, dia 08, começa o segundo módulo, que será voltado à capacitação de Motoristas e Líderes de Brigada. 
      De acordo com o diretor municipal de Defesa Civil, coronel Marco Resende, os 11 servidores escolhidos para o curso são voluntários pertencentes à SANEAR (Agencia de Saneamento de Resende). Eles foram escolhidos porque atendem ao perfil exigido para o cargo de brigadista. Durante o encerramento do curso, no dia 18 de novembro, estes funcionários receberão o certificado emitido pela Aeronáutica, e válido para todo território nacional.
      - Foi uma orientação do prefeito José Rechuan no sentido de que valorizássemos nossos servidores, buscando dentro da própria Prefeitura os trabalhadores para a turma que está participando do curso – disse Marco Resende.
      Além da formação de uma Brigada de Incêndio, a Prefeitura acaba de cumprir outra exigência da ANAC. A Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços adquiriu um caminhão de combate a incêndio com capacidade para 1.200 litros de água. A viatura vai se juntar a outro com capacidade de 700 litros pertencente à administração municipal.
      Outros quatro servidores da Prefeitura foram selecionados para o treinamento de Agentes de Segurança Aeroportuária, nas áreas de segurança e controle de estação de embarque. O curso acontece de 19 a 30 de novembro, em Belo Horizonte, na Escola de Treinamento da Trip Linhas Aéreas, empresa interessada em explorar a linha de vôos regulares no aeroporto.
      Segundo o secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, a previsão é de que os vôos, somente diurnos, entrem em operação já no mês de dezembro.
      - Com a implantação de vôos regulares pousando e decolando daqui de Resende, vamos atender não só a demanda empresarial como também o turismo da região, promovendo o incremento da economia do nosso município - avalia Moreira.

Realizada 2ª Copa Angra dos Reis de Judô

A Secretaria de Esportes e Lazer, com o apoio do Colégio Naval e da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, realizou no domingo, dia 7, a II Copa Angra dos Reis de Judô, no ginásio do Colégio Naval.

A copa teve participantes de todas as idades, sendo disputada em três tatames que foram montados na quadra do Colégio Naval
A competição trouxe mais de 300 atletas de diversas cidades para disputar a quinta e última etapa do circuito sul-fluminense. “A prefeitura só realiza eventos esportivos com o aval e apoio da federação das modalidades, para que sejam oficiais e tenham qualidade”, afirmou o secretário Daniel Santiago.
A copa teve participantes de todas as idades, sendo disputada em três tatames que foram montados na quadra do Colégio Naval. Segundo o representante da Federação em Angra, Messias da Silva, “o apoio da prefeitura e do Colégio Naval foi muito importante para nós”. Ele também é proprietário do Judô Clube de Angra e leva seus lutadores para representar a cidade em várias competições pelo estado. “O judô, no Rio de Janeiro, é dividido em oito núcleos (regiões). Angra faz parte do 5o núcleo”, explica Messias. O coordenador geral do núcleo regional Vale do Paraíba (região sul-fluminense) é Derides Rosa.
O Colégio Naval também tem competidores na modalidade, através de um projeto coordenado pelo professor de judô Paulo Renato. “Temos uma escolinha com 20 atletas, e sempre procuramos participar das competições. É um esporte que proporciona ótima formação para os jovens”, disse.

Milhares de pessoas participaram das atividades culturaisque a Ampla e a Cultuar realizaram na cidade

Milhares de pessoas participaram dos quatro dias do projeto Consciência Ampla Cultural, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), que a empresa Ampla trouxe para a cidade, de 4 a 7, com o apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e de diversas secretarias, pelo terceiro ano consecutivo, oferecendo atividades culturais gratuitas com artistas de Angra e do cenário nacional.
No encerramento, na manhã e tarde de domingo,7, quem comandou o espaço foram o palhaço Pamonha, com o ator Luciano apresentando “O espetáculo não pode parar”; oficineiros como Deneir, ensinando a fazer brinquedos de materiais recicláveis; a artista plástica A.Cássia fazendo oficina de pintura com as crianças; a ONG IVA apresentando maracatu,o caricaturista Moisés atendendo um grande número de pessoas; e, encerrando com chave de ouro, o desenhista e animador Daniel Azulay fazendo uma grande festa com o auditório do CEA abarrotado de crianças, pais, mamães e admiradores.
No sábado, a grande atração foi a cantora, escritora e contadora de histórias Bia Bedran, que participou de um debate com Lúcia Fidalgo e apresentou o espetáculo “Histórias de um João de Barro”. A poeta Elisa Lucinda, Caíque Botkay, Bernardo Mendes e Robson Luy; o contador de histórias Glauter Barros, o grupo teatral Baú que Conta e Canta, Mostra de Esquetes com atores de Angra, e o grupo de Jongo do Bracuí também comandaram o dia atraindo um grande público.
Todas as atividades aconteceram em duas grandes tendas armada ao lado do CEA e no auditório do espaço. Duas exposições, sobre energia e consumo consciente da Ampla, e de livros da Spa Sofhia, uma livraria alternativa de Angra, e um Encontro de Trovadores de Angra também movimentaram o evento. Nos dois primeiros dias do evento as grandes atrações foram o Coral da Cidade, Danilo e Stella Caymmi, Martinho da Vila, Toni Garrido e Afonso Romano de Sant'Anna.

Astronauta brasileiro já esteve na ISS

O Brasil também já teve representação no laboratório orbital, com o astronauta Marcos Pontes, em 2006.

Além disso, a ISS abriu suas portas a sete turistas espaciais: o americano Dennis Tito (2001) foi o primeiro a viajar a plataforma, seguido pelo sul-africano Mark Shuttleworth, apelidado de "afronauta" (2002) e o norte-americano Gregory Olsen (2005).
A americana de origem iraniana Anousha Ansari foi a primeira mulher turista a viajar à ISS (2006), seguida do americano de origem húngara Charles Simonyi (2007) e de Richard Garriott, filho do ex-astronauta americano Owen Garriott (2008).
O fundador do "Cirque du Soleil", o canadense Guy Laliberté, foi o último turista a se hospedar na ISS, de onde dirigiu um espetáculo realizado nos cinco continentes para alertar o mundo sobre o problema da escassez de água, do qual participaram U2, Shakira, Peter Gabriel, Salma Hayek e Al Gore, entre outros.
Nestes 10 anos, os tripulantes da plataforma realizaram 150 caminhadas espaciais e receberam 67 veículos russos, 34 naves americanas, assim como um aparelho espacial europeu e outro japonês.
Com o tempo também mudaram substancialmente as condições de vida a bordo da estação, que quando tiver sua construção concluída - novos módulos seguem sendo acoplados à plataforma - pesará 377 toneladas e superará em seu espaço interior 1.217 metros cúbicos de volume.
Hoje em dia, os inquilinos da ISS contam com um ginásio e desfrutam de uma espetacular vista panorâmica da Terra. Em fevereiro foi completada a instalação de um mirante, integrado no módulo Tranquility.
Este segmento, de construção européia, acrescentou ao complexo orbital um volume de 800 metros cúbicos e nove dormitórios.
Em 2009, a tripulação da ISS foi ampliada de três para seis, o que obrigou, entre outras medidas, a instalação de um segundo vaso sanitário no módulo americano Harmony.
A atual tripulação do laboratório orbital, integrada pelos cosmonautas russos Fyodor Yurchikhin, Alexander Kaleri e Oleg Skripochka, e seus colegas da Nasa, Scott Kelly, Doug Wheelock e Shannon Walker, realizaram recentemente outro recorde: no último dia 22 superaram o tempo máximo de permanência sem interrupções no espaço.

Estação Espacial Internacional completa 10 anos

Mais de 190 astronautas já estiveram na Estação Espacial nesses dez anos de funcionamento e de habitação permanente


A Estação Espacial Internacional (ISS) completou na terça-feira passada (2), dez anos habitada de forma permanente e transformada na maior plataforma experimental para aproximar o universo da humanidade.
Segundo os planos iniciais, este era o prazo total de vida útil da ISS, mas atualmente os especialistas consideram que a estação poderá ser utilizada até 2020.
Sua história tripulada começou no dia 2 de novembro de 2000, quando a Soyuz TM-31 se acoplou ao laboratório orbital com seus primeiros três moradores, os cosmonautas russos Yuri Gidzenko e Serguei Krikalev, e o astronauta americano William Shepherd.
A principal função da estadia de quatro meses e meio na ISS foi colocar em funcionamento todos os sistemas do complexo.
Os tripulantes também tiveram o desafio de ocupar as horas vagas, já que a plataforma carecia de elementos para lazer, como biblioteca e videoteca.
A construção da estação começou dois anos antes com o lançamento, em novembro de 1998, do módulo russo Zarya.
Dois meses mais tarde foi acoplado à unidade russa o módulo americano Unity como segundo componente do laboratório orbital; chegou à ISS a bordo de uma nave Discovery.
Mas foi um ano e meio depois que a plataforma se tornou realmente habitável com o acoplamento do módulo de serviço Zvezda, cuja finalidade era garantir as funções vitais do engenho espacial.
Desde a chegada da primeira tripulação permanente, a plataforma contou com 196 moradores procedentes de Rússia, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Japão, África do Sul, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Suécia, Malásia e Coreia do Sul.

Alta maior de alimentos e vestuário pressiona IPC-S

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) acelerou no começo de novembro, impulsionada pelos preços maiores dos alimentos, itens de vestuário e transportes, informou nesta segunda-feira, 8, a FGV (Fundação Getúlio Vargas).
O indicador avançou 0,67% na primeira prévia deste mês, após alta de 0,59% em outubro.
Os custos do grupo alimentação avançaram 1,54%, ante 1,38% no mesmo período anterior. A principal pressão veio das carnes bovinas, que encareceram quase 5%.
Já a cesta de vestuário subiu 0,76% na primeira leitura deste mês, após 0,58% em outubro. O aumento da gasolina foi o principal responsável pela elevação dos preços de transportes de 0,66%, contra 0,45%.

Senai-RJ Orientação profissional é tema de mesa redonda com empresas nesta terça

Evento faz parte do programa Terças Sem Dúvidas no Senai

Dando continuidade ao programa Terças sem Dúvidas no Senai, o Sistema Firjan, por meio do Senai-RJ, realiza amanhã, dia 9, rodadas de discussão com as principais empresas do Sul Fluminense para falar sobre orientação profissional. Os encontros acontecem nas unidades Senai de Barra Mansa, Barra do Piraí, Mendes, e Valença, a partir das 19h, e de Resende, a partir das 16h. Excepcionalmente nesta terça, a edição do programa em Volta Redonda acontece no Sesi do município, a partir das 19h.
As apresentações serão em formato de mesa redonda, onde os gerentes de RH das empresas poderão orientar os jovens. As inscrições para o evento devem ser feitas antecipadamente na unidade Senai escolhida, pelo telefone 0800-0231231 ou através do site www.firjan.org.br. As vagas são limitadas. Na unidade Senai de Vassouras, a rodada de discussão acontece no próximo dia 23.
O programa, lançado no último dia 26, é realizado às terças-feiras, quinzenalmente, nas unidades Senai do estado. O objetivo é orientar os jovens sobre a qualificação profissional e o mercado de trabalho no período em que precisam escolher a profissão que pretendem seguir no futuro. Neste ano, os encontros também acontecem nos dias 23 de novembro e 7 de dezembro, durante a manhã, tarde e noite, dependendo da unidade Senai escolhida.

Revitalização da cultura da banana: abertas inscrições

A Secretaria de Atividades Econômicas, através da Subsecretaria de Agricultura, abriu na sexta-feira (5), as inscrições para selecionar oito agricultores que receberão, em dezembro, 4 mil mudas de bananeiras.

A medida faz parte do programa de revitalização da bananicultura. As inscrições vão terminar em 3 de dezembro e o resultado da seleção será divulgado no dia 17 do mesmo mês.
O subsecretário Marcos Aurélio Chagas lembrou que Angra já foi um grande produtor de bananas e que “este programa de revitalização é uma antiga reivindicação do setor”.
Os produtores interessados em se inscrever podem comparecer a dois locais: na Subsecretaria de Agricultura (rua Teixeira Brandão 140, 3º andar, Centro) e ao escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que fica na rodovia Rio-Santos, Km 97,5 Japuíba. Por telefone, poderão ligar para 3365-7153 (subsecretaria) ou 3368-7921 (Emater).
O programa de revitalização da bananicultura tem outras ações, além da distribuição das mudas. Em parceria com a Emater e o Conselho Municipal de Política Agrícola (CMPA), a Prefeitura de Angra dos Reis proporciona assistência técnica na reforma dos antigos plantios e na condução dos atuais.
Também implementa medidas visando o fortalecimento da cadeia produtiva da banana, com foco na melhoria do produto e na posterior comercialização.
A produção de bananas na cidade, em 2010, já atinge 4.050 toneladas, com o mês de outubro finalizado. De abril a agosto a produção mensal caiu para 300 toneladas, segundo dados do Acompanhamento Sistemático da Produção Agrícola (Aspa), sistema de informações da Emater. “Normalmente no inverno e em meses mais frios a produção agrícola diminui naturalmente, porque há uma redução do metabolismo dos vegetais”, explica o subsecretário Marcos Aurélio Chagas. Segundo o Aspa, a produção deste ano manteve-se estável, se comparada com o mesmo período de 2009.


Coluna semanal do Presidente Lula

Paula Nunes, 28 anos, geógrafa de Cuiabá (MT)O que será feito para melhorias na Educação, que atualmente está um tanto deficiente?

Presidente Lula – Paula, desde 2003, nós estamos investindo pesado na melhoria da Educação e estou seguro de que a presidenta Dilma Rousseff continuará no mesmo caminho. O orçamento do MEC passou de R$ 19 bilhões, em 2003, para R$ 59 bilhões, em 2010. Para 2011, estamos propondo – considerando o Fies e o salário-educação – R$ 70 bilhões, ou seja, multiplicamos por quase 4 o orçamento do primeiro ano. O investimento público direto em Educação alcançou 5% do PIB, o maior já registrado. Estamos chegando ao padrão dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em que os investimentos giram em torno de 6% do PIB. Com o Fundeb, fundo que financia a educação básica, da creche ao ensino médio, a União multiplicou por onze a complementação para estados e municípios. Era de R$ 700 milhões, em 2002, e chegou a R$ 7,6 bilhões, em 2010. A implantação do Piso Nacional do Magistério veio garantir um mínimo – hoje, de R$ 1.024,67 – para os professores da Educação Básica de todo o País. Até o fim do ano, estamos completando a entrega de 214 novas escolas técnicas – eram apenas 140 até 2002. Construímos 14 novas universidades, um recorde, além de 126 novas extensões universitárias (campi), sendo 120 fora de capitais. Nós mais que dobramos o número de vagas de ingresso nas universidades federais, que passaram de 113 mil, em 2003, para 234 mil, em 2010. Pelo Prouni, já concedemos bolsas de estudos a 748 mil estudantes de famílias de baixa renda.

Joaquim Ferraz Martins, 78 anos, advogado aposentado de São Paulo (SP) O senhor acha justa a cobrança de imposto de lucro imobiliário quando um bem é transferido ao herdeiro, pelo fato de, no inventário, o bem ter valor maior do que aquele que consta na declaração de bens do falecido?

Presidente Lula – Joaquim, na transferência por herança o imóvel segue constando com o mesmo valor que era declarado pelo falecido. Como não há lucro imobiliário, não há qualquer tributação. Somente quando o herdeiro vender o imóvel a terceiros, haverá a tributação sobre a diferença entre o valor de venda e o que constava da declaração. Trata-se de tributação normal sobre lucro imobiliário. Por exemplo, se o herdeiro recebeu o imóvel com o valor de R$ 100 mil e posteriormente vendeu por R$ 150 mil, haverá taxação sobre a diferença, que é de R$ 50 mil. E mesmo nesses casos, é possível deduzir do lucro imobiliário os gastos feitos com reformas e benfeitorias. Basta apresentar as notas fiscais referentes aos pagamentos de material e mão-de-obra. Veja que também não há tributação, mesmo que tenha havido grande lucro imobiliário, quando o vendedor está se desfazendo de um imóvel residencial – inclusive o que tenha sido herdado – para comprar outro. Nesses casos, para haver isenção, é preciso que o tempo decorrido entre a venda de um imóvel e a compra do outro seja inferior a seis meses.

Valter Luiz Rocha Salazar, 57 anos, aposentado de Vila Velha (ES)A Saúde foi uma questão recorrente nos discursos de vários candidatos à sua sucessão. Quais as propostas do senhor para a saúde pública neste final de mandato?
Presidente Lula - Vamos dar continuidade ao trabalho de melhorar cada vez mais o acesso aos serviços de saúde. Até o final do ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) estará disponível para 80% da população brasileira, reduzindo a peregrinação à procura de leito. Em relação às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), já estão em funcionamento 89, liberamos recursos para estados e municípios construírem outras 452 e até dezembro serão liberados recursos para mais 48 unidades. Fortalecemos o programa Saúde da Família, que hoje tem 31.500 mil equipes, que vão às casas de quase 100 milhões de brasileiros. Todas essas iniciativas fazem parte do SUS, que ainda tem deficiências, mas é um programa de referência no mundo, pois atende toda a população brasileira, sendo que 160 milhões de pessoas dependem exclusivamente do Sistema. É preciso melhorar o atendimento de alta complexidade. Com o Brasil Sorridente, encerraremos o ano com 1.000 Centros de Especialidades Odontológicas. Antes de deixar o governo, vou fazer o lançamento de unidades móveis odontológicas, que levarão atendimento em saúde bucal aos Territórios da Cidadania. Fizemos muito e poderíamos ter feito muito mais se não tivéssemos perdido R$ 24 bilhões anuais, com o fim da CPMF, em 2007.

Conheça as cenas cariocas de Amanhecer

As filmagens de “A Saga Crepúsculo: Amanhecer” na Lapa, região central do Rio de Janeiro, vararam a madrugada desta segunda (8/11) e foram até às 4h.


Os atores Robert Pattinson e Kristen Stewart chegaram às 22h de domingo, em dois Range Rover blindados, escoltados por dois camburões da Polícia Militar, mas só gravaram as primeiras imagens por volta da 0h40min.
Dentro do cenário, gente sambando no meio da rua e um clima de carnaval generalizado, enquanto Edward e Bella – os personagens do filme – viviam um clima romântico.
Uma das cenas, em que os atores andam por uma movimentada rua da Lapa, contou com cerca de 300 figurantes. Uma das figurantes, alcoolizada, interrompeu a produção e precisou ser retirada do set. Ela tentou agarrar o galã vampiro.
Outro problema foi a curiosidade de quem tinha apartamento na região. Após perceber a presença de moradores nas janelas dos edifícios, as filmagens tiveram que ser interrompidas. Com o objetivo de conseguir realizar as cenas, a produção pediu para que as pessoas saíssem das janelas e as câmeras só foram religadas após a orientação ser obedecida.
A produção dividiu os moradores. Alguns reclamaram do fechamento das ruas, enquanto outros ganharam dinheiro alugando as janelas de seus apartamentos para os fãs acompanharem o movimento, por valores que iam de R$ 50 a R$ 200.
Os famosos bares da Lapa também foram fechados para que as tomadas pudessem ser realizadas. Dizem que a produção pagou entre R$10 mil e R$20 mil para os donos dos estabelecimentos não terem prejuízos.
Para isolar a equipe de filmagem, a Avenida Mem de Sá e a Rua Riachuelo ficaram interditadas entre os Arcos e a Avenida Gomes Freire. O esquema de segurança, porém, deixou muitas pessoas fora de casa no domingo. Para entrar nas ruas interditadas era necessário apresentar comprovante de residência. Quem não tinha como comprovar que morava na região precisou esperar as ruas serem reabertas nas primeiras horas de segunda. Revoltadas, algumas pessoas atearam fogo em um banheiro químico.
O fogo foi controlado por bombeiros e ninguém ficou ferido. Mas a polícia precisou controlar a situação e permaneceu durante toda a madrugada nas redondezas, para evitar novos protestos.
Apesar do isolamento, os fãs vieram em peso para as locações, tentando acompanhar tudo de pertinho, fotografando e gravando cada momento com seus celulares. Alguns felizardos conseguiram até fazer parte do filme. Em cima da hora, curiosos foram convocados para fazer figuração por R$ 70. Os que tinham carro na rua, receberam R$ 100.
Os fãs aproveitaram a oportunidade para chegar mais perto de seus ídolos e puderam ver até beijos – para as câmeras e longe delas. Mesmo quando não estavam gravando, Robert e a Kristen andavam de mãos dadas, conversavam e riam, num clima de namorados.
A primeira cena realizada já indicava um clima mais romântico entre os personagens Edward e Bella. O vampiro comprou uma rosa vermelha e a entregou nas mãos de seu amor. A cena, rodada ao som de saxofones que tocavam “Garota de Ipanema”, contou com figurantes que circulavam entre vários taxis.
O clima descontraído do casal não foi compartilhado pelo resto da produção americana. Os responsáveis pelas filmagens – o diretor Bill Condon (“Dreamgirls”) e seus assistentes – esbravejaram muito, soltando palavrões em inglês a cada momento em que um figurante olhava para a câmera ou para os atores, arruinando uma cena. Ao todo, foram mobilizados 350 figurantes e 40 carros – a maioria apenas para ficar parada e criar um clima ‘informal’.
Mesmo com toda essa movimentação para a captação das imagens, as cenas registradas na Lapa durarão apenas alguns segundos no filme. Algumas foram repetidas mais de 20 vezes, mas nenhuma sequência teve mais de um minuto de filmagem. Foram filmadas três sequências na Lapa, entre 0h40 e 5h30 desta segunda feira.
Além de filmar no bairro da Lapa, o casal da “Saga Crepúsculo” teve cenas rodadas durante o dia na Marina da Glória, entre os barcos ancorados. Numa das cenas, Robert Pattinson dirige uma lancha, com Kristen a seu lado. O ator aprendeu a pilotar lanchas especialmente para as cenas no Rio de Janeiro.
Outras cenas também serão registradas em Paraty, no litoral carioca, ao longo desta semana. Uma suposta mansão com seis suítes e 700 m2 de decks e varandas, vista panorâmica e praia particular será usada para as cenas da lua de mel de Edward (Robert) e Bella (Kristen).
O local possui acesso exclusivo por barco e helicóptero, o que deve garantir a privacidade das filmagens.
As filmagens no Rio são apenas o começo da produção de “A Saga Crepúsculo: Amanhecer”, que só encerrará suas filmagens no dia 22 de abril do ano que vem. Serão quase seis meses até o final da produção, que conclui a “Saga Crepúsculo”. Isto porque a trama de “Amanhecer” foi dividida em dois filmes, que serão rodados em sequência.
A maior parte das filmagens acontecerão no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, e na cidade canadense de Vancouver. As informações são da revista Production Weekly.
Bill Condon vai dirigir as duas partes de “Amanhecer”. A “Parte I” chega aos cinemas americanos no dia 18 de novembro de 2011 e a “Parte II” no dia 16 de novembro de 2012.
Por aqui, a estreia de “A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1″ acontecerá no dia 11 de novembro de 2011.