terça-feira, 22 de março de 2011


Federação de Remo do Estado homenageia Volta Redonda

A federação parabeniza o prefeito Antônio Francisco Neto pela iniciativa, e destaca o fato da escola ser a primeira pública e gratuita no Brasil.


A Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (Frerj) vai homenagear a Prefeitura Municipal de Volta Redonda na abertura da temporada estadual de remo, pela criação da Escola Municipal de Remo, inaugurada no dia 26 de fevereiro. A escola é a primeira do tipo no Brasil, onde alunos da rede municipal de ensino terão a chance de praticar o esporte gratuitamente, com toda a infraestrutura disponível, inclusive barcos e uniformes, sendo fornnecida pela Prefeitura.
A homenagem será realizada pela Frerj na disputa da 30ª Regata Remo do Futuro, que será disputada no próximo domingo (dia 20), a partir das 8h50, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A regata abre a temporada estadual de remo. Na ocasião, um representante da Prefeitura irá receber uma placa comemorativa, alusiva à inauguração da Escola Municipal de Remo, e também irá entregar o tradicional troféu Guilherme Arinos, disputado nessa regata. Representantes da Escola Municipal de Remo também disputarão uma das competições.            
A criação da Escola Municipal de Remo de Volta Redonda é destaque no site oficial da Frerj. 


Jovens do projeto Pró-Florescer partição posse de Grandinetti

Novo Desembargador do TJRJ foi o responsável pela criação do Projeto Pró-Florescer


Cerca de vinte adolescentes do Projeto Pró-Florescer, que funciona no Jardim Botânico, prestigiaram a posse dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho e Elizabete Alves de Aguiar.
Em 2006, o juiz Grandinetti, então titular do 4º Juizado Criminal Especial criou o projeto social, que atualmente oferece, de segunda a sexta-feira, oficinas de jardinagem, esporte e educação, incentivo à leitura, artesanato e reforço escolar a jovens moradores de comunidades sob influência do tráfico e com idade entre 12 e 18 anos.

Kassab nega fusão do seu novo partido com PSB e fala em aproximação com Dilma

Após anunciar a criação do Partido Social Democrático (PSD) em São Paulo nesta segunda-feira (21), o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, negou que a nova legenda se fundirá a outras siglas para a disputa das eleições municipais de 2012.


Em evento organizado às 12h30 na Assembleia Legislativa, Kassab anunciou oficialmente em São Paulo que deixou o DEM para montar uma nova frente política. No ato, começou a circular a lista de assinatura para novos integrantes do PSD.
Ao lado de pelo menos 15 outros colegas de migração, o prefeito determinou a instalação de um grupo de trabalho que irá decidir, nas próximas semanas, quais serão o programa, o estatuto e o cronograma de funcionamento da sigla.
No ano que vem, além de brigar em várias cidades pelo país, o PSD pretende entrar na disputa pela prefeitura de São Paulo, concorrendo inclusive com o então aliado PSDB.
“Não faremos fusão. Fomos convidados por duas legendas, por dirigentes respeitados, o PSB e o PMDB. Vamos caminhar com nossas próprias pernas nas eleições municipais do ano que vem, coligados ou com candidatura própria”, disse o prefeito de São Paulo, em entrevista coletiva.
Kassab afirmou que já fez convites para três políticos, tentando obter um nome viável para lançar seu sucessor na prefeitura. Segundo ele, foram chamados o vice-governador Guilherme Afif Domingos, o secretário municipal do Verde de São Paulo, Eduardo Jorge, assim como secretário Estadual de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna. Nenhum dos três teria topado.
 "Vou trabalhar para que um deles aceite a missão. Se nenhum dos três aceitar, vou atrás de alguém nesse perfil", afirmou o prefeito, que assumiu procurar alguém motivado, alinhado com a nova sigla e disposto "a defender nosso governo."
Segundo ele, os fundadores do novo partido sabem que “no começo é sempre mais difícil. "Mas estamos conscientes de que estamos cumprindo nosso papel e unidos em partido com idéias que acreditamos", disse o prefeito, que usará uma silga que já existiu
Kassab afirmou que oficializou sua saída do DEM em telefonema feito na manhã desta segunda-feira ao novo comandante do partido, senador Agripino Maia. “Me desliguei das minhas funções partidárias. Desejo sorte (ao DEM) e que possa encontrar seu espaço com a nova direção”, afirmou Kassab.
Aproximação com Dilma
O chefe do Executivo paulistano disse ainda que inicia uma “nova jornada”. “Estou do lado dos que torcem para o sucesso da presidente Dilma (Rousseff). Essa aproximação sempre existiu e essa é a razão para a minha saída do DEM”, afirmou.
Kassab, que afirmou ter votado no candidato derrotado José Serra (PSDB), alegou que não estava se sentindo “confortável” em uma sigla que votava contra todos as propostas da situação, sem critério. “Eu acho que, acima dos partidos, existem os interesses do país. Temos que estar contra quando (o projeto) não é bom para o país. Era minha maior discordância.”
De toda forma, afirmando que não há mais esquerda e direita na política nacional, o chefe do Executivo paulistano afirmou que o PSD será “independente”, disposto a ajudar o governo Dilma e também comprometido com a “aliança” com o governo de São Paulo.

Dilma homenageia onze educadoras com a medalha da Ordem Nacional do Mérito

A presidente Dilma Rousseff entregou, na manhã desta segunda-feira, a medalha da Ordem Nacional do Mérito a 11 educadoras que se destacaram no trabalho desenvolvido pelo Brasil inteiro.

Na solenidade, a presidente reforçou o compromisso de valorização da educação e dos professores.
- A valorização do professor e da escola está no alto das prioridades estratégicas deste governo - disse Dilma.
Segundo Dilma, de 1,8 milhão de professores no Brasil, 1,6 milhão (o equivalente a 81%) são mulheres.
- Valorizar esses profissionais é fundamental para o desenvolvimento do nosso país como um país igualitário e que promove a inclusão social. Nada mais simbólico do que homenagear estas mulheres que saíram de suas casas e foram educar os filhos dos outros - disse a presidente, que dedicará a semana de trabalho a eventos em homenagem a mulher.
A Ordem Nacional do Mérito foi criada em 1946. O conselho da ordem foi presidido por duas vezes pelo jornalista Roberto Marinho - de 1960 a 1967 e de 1986 a 2003. Atualmente o chanceler da ordem é o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Doze ministros participaram da solenidade, no Palácio do Planalto.
- É muito bom ter reconhecido o trabalho desenvolvido em nossas bases. Só nós sabemos o quanto é difícil trabalhar com pessoas que carecem da nossa ajuda. Que a gente continue acreditando que só a educação construirá um país mais justo e mais igualitário - disse a professora Aurina Oliveira Santana, que falou em nome das homenageadas.
Na solenidade, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que nesta terça-feira será publicada a portaria concedendo bolsa de estudo da Capes para professores da educação básica fazerem mestrado. Esses professores terão de dedicar pelo menos cinco anos à educação pública.

O que a vinda de Obama pode ensinar ao Rio

Estamos finalmente deixando lentamente a inércia e começando a mudar o cenário com um planejamento urbano mais democrático


A visita de Barack Obama ao Brasil parece ter tido seu momento mais dramático no Rio de Janeiro. Ou melhor, nos dias que anteciparam sua chegada. A expectativa natural que cercava a vinda do presidente norte-americano pouco a pouco foi perdendo lugar para as questões de logística e segurança implicadas na visita.
O discurso, que deveria acontecer na Cinelândia, foi transferido para o Teatro Municipal e transformou-se num evento fechado, restrito a convidados. A visita à Cidade de Deus seria um dos pontos altos da sua passagem no Brasil. Afinal, daria visibilidade - dessa vez de forma positiva - à comunidade, em consonância com a atual politica de pacificação em curso no Rio de Janeiro.
Mas em nome da segurança da comitiva americana, uma série de restrições foi imposta aos moradores de Cidade de Deus que se sentiram discriminados e pouco respeitados pela organização. No meio de tudo isso, a Central Única de Favelas (CUFA) rompeu com os responsáveis pelo evento, e outras lideranças comunitárias também manifestaram sua insatisfação, alegando que a visita estava maquiando o bairro e segregando os moradores.
Deixemos de lado (pelo menos por enquanto) a parte da estratégia de segurança creditada à Casa Branca – segundo consta, até ministros brasileiros foram revistados.
Por que Obama vai ao Rio e não a São Paulo, a Belo Horizonte ou a Salvador? Porque o Rio de Janeiro é lindo, porque o Rio de Janeiro é o cartão postal do Brasil. Mas também porque o Rio, assim como muitas cidades brasileiras, é um cenário repleto de contradições. O Rio tem Copacabana e tem Cidade de Deus e tal diversidade, ao mesmo tempo em que expressa profundas desigualdades sociais, faz parte da beleza carioca. Tais contradições não devem, portanto, ser varridas para baixo do tapete.
Não é de hoje que o Rio faz uso da segregação como estratégia de segurança. Os preparativos para os Jogos Panamericanos foram amplamente acusados de terem promovido uma verdeira limpeza social que incluiu a remoção de favelas e de moradores de rua para garantir a sensação de segurança.
As cidades brasileiras são extremamente desiguais. Em muitas delas, e o caso do Rio está incluído, parece que estamos finalmente deixando lentamente a inércia e começando a mudar esse cenário com um planejamento urbano mais democrático e capaz de promover segurança também como um direito à cidade.
Eventos como os Jogos Panamericanos, a visita de Obama, as Olimpíadas, a Copa do Mundo, não podem ser um retrocesso. Seu potencial de transformação e redução de desigualdade reside justamente no envolvimento das comunidades e não na sua segregação.

Combate à dengue é intensificado em BM com mobilização das comunidades

Ações reúnem visitas, atividades de conscientização e fiscalização


            Levando em conta a preocupação das autoridades da área de Saúde com relação a possíveis surtos de dengue no Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Barra Mansa tem intensificado o trabalho de combate a focos do aedes aegipty no município. O trabalho tem como foco a mobilização das comunidades, para que contribuam na prevenção ao aparecimento de casos da doença, e feito com o apoio dos agentes de combate à dengue e de saúde, enfermeiros dos PSFs (Programas de Saúde de Família) e do Corpo de Bombeiros, que têm realizado uma  média de 40 a 45 mil visitas mensais aos imóveis da cidade.
            Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental, Antônio Marcos, as  atividades vêm sendo promovidas junto às associações de moradores, empresas, indústrias e comércio, visando conscientizar a sociedade sobre a importância de sua participação nos cuidados com a dengue. Outra iniciativa de destaque do programa de combate à dengue é a parceria desenvolvida com a unidades de saúde, o que tem contribuído para que um número maior de pessoas sejam informadas sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor do aedes aegipty.
             - Nosso objetivo é a prevenção e, para isso, estamos trabalhando com apoio das comunidades e promovendo ações direcionadas para despertar na população a consciência de seu papel e responsabilidade no combate à dengue. É uma iniciativa que vem dando certo e que, no próximo dia 24, será colocada em prática com uma caminhada pelas ruas do bairro Vila Maria. A ação é em conjunto com o PSF e a associação de moradores do bairro e, na oportunidade, também faremos uma palestra e um teatro informativo para as crianças do bairro – esclareceu o coordenador, ao ressaltar que cada unidade de saúde tem um método próprio para mobilizar a adesão dos moradores.
            Segundo o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, o combate à dengue nesse período do ano é uma das prioridades da secretaria. “Nosso foco é, principalmente, a conscientização da população, pois o trabalho se torna eficiente se a população colaborar com nossos agentes e parceiros”, ressaltou ele.
            O trabalho de prevenção e combate à dengue, em toda a cidade, vem sendo realizado por cerca de 80 agentes, que se dividem em equipes para atuar em campo. As equipes passaram também a priorizar a visita em alguns imóveis nos finais de semana com a colaboração do Corpo de Bombeiros.  De acordo com dados do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, nesse ano já foram registrados 68 casos de dengue no município. Desse total, 26 foram confirmados, sendo dois de dengue hemorrágica. 

Prefeitura de Quatis dá início à semana rio contra a dengue

Ação tem apoio da TV Rio Sul e acontece até a próxima sexta-feira


A prefeitura de Quatis, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e Cultura, dá início na manhã desta segunda-feira, dia 21, a uma semana de atividades que apóiam a campanha do Estado, chamada Rio Contra a Dengue.
Realizada com o apoio da TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo no Sul Fluminense, a programação prevê atividades que vão desde palestras a profissionais de saúde e alunos da rede municipal de ensino até um dia de muita diversão, com apresentações musicais e teatrais, distribuição de brindes e muita informação sobre prevenção e contágio da doença.
“O trabalho de prevenção à dengue vem sendo feito em Quatis maciçamente, durante todo o ano. Esta iniciativa garantiu ao município ser o único do estado do Rio a não ter um só caso registrado da doença nos dois últimos anos”, destacou o secretário de Saúde, Alexandre Rocha. “Estamos no caminho certo. O trabalho está sendo bem feito, agora é só continuar informando a população sobre os riscos de contágio e as formas de prevenção”, completou.
A primeira atividade do dia é uma palestra aos profissionais de saúde do PSF 3, o Posto de Saúde do bairro Jardim Independência, a partir das 9 horas da manhã. Na terça, quarta e quinta-feira, a palestra será dada aos profissionais do PSF 1, do bairro Nossa Senhora do Rosário, do PSF 2, do Mirandópolis e do Hospital São Lucas, respectivamente. Sempre com início no mesmo horário.
Para preencher as tardes destes dias, foram programadas atividades em salas de aula das escolas da rede municipal de ensino. Nesta segunda, recebem a equipe da Saúde os alunos da Escola Maria Helena Rafael de Elias. Na terça, da Escola Julieta Pereira Sampaio. Na quarta e na quinta-feira, quem recebe as instruções sobre prevenção à Dengue são as crianças e adolescentes das escolas Henry Nestlé e do CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias. Em todos os colégios, as atividades acontecem sempre a partir das 2 horas da tarde.
“E não é só isso. Assim como aconteceu na semana passada, as crianças da creche comunitária sairão às ruas fantasiadas de Aedes Aegypti, distribuindo panfletos e conversando com a população sobre a doença. É uma forma divertida de mostrar aos adultos que as crianças conhecem as formas de prevenção”, disse a secretária de Educação Aldjane Prata.
Na sexta-feira, dia do encerramento da campanha no município, a prefeitura preparou uma grande festa. Com início às 9 horas da manhã, uma parceria entre as secretarias organizadoras do evento vai proporcionar uma grande quantidade de atividades, como apresentação de teatro pelo grupo de jovens do Projovem Adolescente da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e de músicas criadas pelas crianças da creche sobre a Dengue, exposição de fotografias e muito mais.
“Todas as pessoas estão convidadas a virem participar deste grande evento e conhecer os males causados por esta doença, que tem feito tantas vítimas em todo o país”, destacou o prefeito José Laerte. “É desta forma que nossa cidade vai educar seus cidadãos a continuarem tomando os cuidados necessários para que não tenhamos casos da doença”, acrescentou.
Na sexta-feira, o encerramento será numa tenda montada no espaço em frente à sede da Guarda Civil Municipal, à Avenida Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade.

Encontro de jovens fotógrafos em Angra dos Reis

Participantes da exposição se encontram em Angra dos Reis e apreciam seus trabalhos na mostra


Crianças e adolescentes de Angra e Paraty se encontraram neste sábado, dia 19, no Espaço Cultural Eletronuclear, no Centro de Angra. Eles estão com seus trabalhos expostos na mostra “Encontro de Jovens Fotógrafos”, que teve início no dia 16 e vai até o dia 31 deste mês. O público pode conferir 54 fotos clicadas pelos jovens dos dois municípios. Além de se conhecerem, eles puderam ver seus trabalhos expostos e aproveitaram a ocasião para fazer uma bateria de fotos no Cais de Santa Luzia.
 exposição reúne fotos que foram feitas durante os projetos “Fotógrafo Cidadão”, da Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis (Afocar), “Paraty em Foco” e “Jovens do Itae”. A mostra é uma iniciativa da Eletrobras/Eletronuclear, Afocar, Galeria Zoom de Fotografia de Paraty, e conta com o apoio das prefeituras de Angra dos Reis e de Paraty. Das fotos que entraram na exposição, 30 são dos alunos angrenses e 24 dos paratienses.
Camila Ribeiro, Ana Eduarda e Daiana Macarri são três amigas que moram no Monte Castelo, em Angra. Elas participaram do Fotógrafo Cidadão e demonstraram satisfação por verem suas fotos na exposição.
 – As aulas foram muito legais, não faltei a nenhuma. Pudemos aprender muita coisa sobre fotografia. Tomara que tenha esse curso de novo – disse Camila Ribeiro, enquanto fotografava no cais, junto com suas amigas.
 A mostra está aberta à visitação pública nos seguintes horários: das 7h às 21h – segunda a sexta – e das 9h às 14h – sábado. Após a temporada angrense, ela segue para Paraty, ficando exposta na Casa de Cultura de Paraty, de 16 a 30 de abril.
 – Em Paraty, a abertura da mostra será feita com os alunos. No dia 16 de abril nós faremos lá este mesmo encontro que estamos fazendo aqui – adiantou Miguel Alves, presidente da Afocar, enquanto acompanhava e fotografava os alunos em atividade no cais.
 O projeto Fotógrafo Cidadão foi realizado no ano passado com crianças e adolescentes das comunidades das Sapinhatubas 1 e 3 e Monte Castelo (Sapinhatuba 2). Contou com a parceria da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social. O objetivo foi ensinar fundamentos de fotografia e oferecer meios e condições para que os alunos pudessem realizar e divulgar registros fotográficos de suas comunidades. 

OSBM inicia temporada de concertos 2011

Além das apresentações em Barra Mansa, Orquestra participará de eventos pelo Brasil


            A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) fará nesta terça-feira, dia 22, a abertura da temporada de concertos de 2011 na Igreja Matriz, no Centro da cidade. O primeiro concerto contará com a regência do maestro Vantoil de Souza e com o solista Lício Bruno, um dos maiores barítonos do Brasil. Na abertura da temporada, os músicos tocarão obras de Handel, Mahler, Tchaikovsky, Rossini e Leoncavallo. A programação anual incluiu uma apresentação oficial por mês no Sesc BM e na Igreja Matriz e dois grandes concertos em junho e em dezembro, no Parque da Cidade, sendo o primeiro regido pelo maestro Issac Karabtchevsky.
            O projeto “Música nas Escolas” conta com novidades para esse ano. Realizará concertos populares nos bairros acompanhando artistas da cidade, com a presença da OSBM. No ano passado, os concertos nos bairros e distritos contavam com a participação da Orquestra Infanto-Juvenil e das Bandas Sinfônicas. Outra novidade é que a Orquestra Infanto Juvenil e as Bandas Sinfônicas realizarão concertos didáticos nas escolas do município. Serão dois concertos mensais que fazem parte da série Escola com Música, ampliando a convivência dos alunos com a música e despertando interesses em novos talentos. E serão realizados, mensalmente, recitais de Música de Câmara na nova sala de ensaios do projeto.  
             O prefeito Zé Renato destacou a importância de investir no projeto. “O projeto Música nas Escolas já é conhecido em diversas cidades do país e até fora do Brasil. Prova disso são os convites que temos recebido para tocar em outros municípios e em eventos grandiosos como a abertura da Árvore da Lagoa, no Rio de Janeiro. E cada investimento feito no projeto faz parte do desenvolvimento e reconhecimento do nosso município e dos nossos músicos”, disse o prefeito.  
            A Orquestra ainda reserva belas apresentações nos festivais Vale do Café (julho), Rio International Cello Encounter e Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO) em que vem atuando como Orquestra Residente, ou seja, a principal. Além desses,  a OSBM vai participar pela primeira vez da Abertura dos Jogos Militares Mundiais, em julho, no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que o evento é realizado no continente americano.
            No ano passado, os nove grupos que fazem parte do Música nas Escolas realizaram 150 apresentações e 35 delas foram da OSBM, quase três por mês. De acordo com o coordenador do projeto Música nas Escolas, Vantoil de Souza, a atuação do projeto na região abriu um mercado para que um curso de música fosse oferecido pelo UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). “O cenário tem se modificado na nossa região. O desenvolvimento do projeto desencadeou a procura pelo curso de música, por exemplo. Isso foi fundamental para que ele pudesse ser implantado em Barra Mansa. A primeira turma colou grau no último dia 18. Quatro turmas anuais já foram formadas e a procura continua grande”, disse.
            De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Luiz Augusto Mury, todos os alunos têm aulas de iniciação musical incluídas na grade escolar, ou seja, ela passou a ser uma disciplina obrigatória.
            - Nós apresentamos a música aos alunos e se eles se interessarem em aprender um instrumento nós disponibilizamos aulas de prática instrumental que são realizadas nos diversos pólos espalhados pelas escolas da cidade – explicou Mury, concluindo que isso torna ainda mais viável o acesso a todos os tipos de instrumento que compõem as bandas e orquestras do projeto.
            O Música nas Escolas  conta com o patrocínio das Leis de Incentivo à cultura da Secretaria de Estado de Cultura e do Ministério da Cultura, Light, Grupo Votorantim,  Saint-Gobain,  White Martins e CCR Nova Dutra. O Projeto atende, atualmente, todas as escolas da Rede Municipal de ensino. No total são cerca de 22 mil crianças e adolescentes, em 72 escolas. A iniciação musical começa com os alunos da educação infantil atendendo a partir da creche até o quinto ano do Ensino Fundamental. Do sexto ao nono ano as aulas de música estão inseridas na disciplina Educação Artística com apreciação musical.
            Os músicos são divididos em pólos – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, oboé, fagote, clarineta e saxofone), metais (trompa, trompete, trombone, bombardino e tuba) e percussão (tímpano, vibrafone, xilofone, marimba, glockenspiel, caixa, bombo, bateria e percussão auxiliar) e o projeto também conta com grupos de câmara: quartetos e quintetos.

Creche da baixada da olaria já está funcionando

Inauguração da unidade reuniu cerca de 250 pessoas


Inaugurada na manhã de sábado, dia 19, pelo prefeito José Rechuan (DEM) e a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, a creche da Baixada da Olaria começou a funcionar hoje, 21 de março. A unidade, que leva o nome da professora Sandra Maria Ferreira Cotrim, falecida há dois anos, atenderá 53 crianças de zero a três anos de idade. Segundo a Secretaria de Educação da Prefeitura, as crianças matriculadas na creche iniciarão nesta semana um período de adaptação.
A solenidade de inauguração contou com a presença de mais de 250 pessoas, das quais cerca de 100 crianças, entre os alunos da creche e da escola Marieta Salles Cunha, que se localiza ao lado. As crianças puderam brincar nos brinquedos infláveis montados pela Superintendência Especial de Eventos e Integração para a festa da inauguração, tendo participado ainda de diversas outras atividades recreativas, com direito à distribuição de brindes.
Em seu pronunciamento aos moradores da Baixada da Olaria, o prefeito José Rechuan (DEM) lembrou a visita que fez ao local, em fevereiro de 2009, menos de dois meses após ter tomado posse no cargo. Na época, ele constatou o estado de abandono da Escola Marieta Salles Cunha, motivo pelo qual determinou à Secretaria Municipal de Obras a realização de uma reforma emergencial na unidade para que os estudantes locais pudessem iniciar o ano letivo.
- A Baixada da Olaria tem merecido toda a atenção da Prefeitura, que já instalou aqui um posto de saúde e realizou obras de asfaltamento. O bairro vai ganhar em breve também uma quadra poliesportiva. Hoje estamos entregando a creche da comunidade, colocando em prática desta maneira mais uma conquista de grande alcance social para os moradores. E em breve iremos fazer uma reforma mais ampla nas instalações da Escola Marieta Salles Cunha.  Foi da Baixada da Olaria, aliás, que saiu o estudante Tálisson da Silva Farias, para estudar no balé mais famoso do mundo, o Bolshoi. Ele foi selecionado no Projeto Segundo Turno, outro projeto de inclusão social criado no nosso governo – comemorou.
A inauguração da creche da Baixada da Olaria contou ainda com as presenças do vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT); dos secretários municipais Rubens Almada (Obras), Renato Viegas (Finanças) e Daniel Brito (Saúde); dos presidentes da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), Paulo José Fontanezzi, e do EDUCAR (Instituto de Educação do Município), José Marques; da primeira-dama Ana Paula Rechuan, além dos vereadores Kiko Besouchet (PP), Tímica (PMDB), Gláucio Julianelli (PSB) e Mirim (DEM).
A filha de Sandra Cotrim, Juliana, agradeceu a homenagem prestada pela Prefeitura, salientando que a inauguração da creche representa a realização de um grande sonho da mãe. A secretária de Educação, Soraia Balieiro, destacou a importância da escolha do nome da creche como “um reconhecimento da administração do prefeito José Rechuan a uma profissional que prestou relevantes serviços ao ensino público de Resende”. Soraia adiantou ainda que, entre os serviços previstos para a reforma geral da Escola Marieta Salles Cunha, estão a implantação de uma sala de brinquedos e a cobertura da quadra poliesportiva local. 

Academias ao Ar Livre ganham cada vez mais adeptos em Volta Redonda

Aparelhos já foram instalados em mais de 40 praças


O sucesso das Academias ao Ar Livre nos bairros de Volta Redonda vem crescendo e a cada dia novos praticantes se beneficiam das atividades feitas nas praças da cidade. E os pedidos para a instalação das academias se multiplicam. No início deste mês de março, o prefeito Antônio Francisco Neto, se encontrou com um grupo de moradores do bairro 249 - onde a Prefeitura vai fazer novos investimentos públicos, como a recuperação das calçadas no centro comercial do bairro - ouviu o pedido e assumiu o compromisso: a Prefeitura vai instalar uma Academia ao Ar Livre na praça em frente ao Ginásio Poliesportivo Abraham Medina, no bairro.
O coordenador de musculação da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), o professor Marco Antônio Pessoa de Carvalho, responsável pelo projeto das academias, disse que mais de 40 pontos da cidade já receberam os equipamentos, que estão conquistando o público.
“As Academias ao Ar Livre possuem aparelhos de fácil utilização, permitindo que com uma pequena orientação qualquer indivíduo possa se exercitar sem risco para a saúde. Hoje contamos com cerca de 40 espaços distribuídos pelos vários bairros de nossa cidade, com uma taxa de utilização de 70% do tempo disponível, o que significa que elas são usadas de 6h às 22h, aproximadamente. Isso torna esta iniciativa um sucesso de aceitação pública”, enfatizou.
            Carvalho explicou que as Academias ao Ar Livre nasceram a partir do projeto Viva a Melhor Idade - que existe desde 1997 - com a implantação de aulas de ginástica nas quadras dos bairros de Volta Redonda. “Com o sucesso do projeto, foi necessário ampliar a rede de atendimento e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos, bem como as instalações onde estas aulas eram ministradas”, disse o professor.
Ele contou ainda que surgiram então os ginásios poliesportivos, que além de oferecer espaço para a prática de esportes de quadra, serviu também para abrigar as aulas de ginástica. “Em 2004, Volta Redonda deu um salto de qualidade no quesito ginástica na Terceira Idade, com a criação da Academia de Musculação da Terceira Idade, no Estádio da Cidadania, que é referência em qualidade de serviço prestado para a Terceira Idade”, apontou.
Segundo Carvalho, a demanda continuava a crescer e se observou que novos espaços poderiam ser utilizados para se atender aos interessados em cuidar da saúde através de exercícios. Além disso, as pesquisas apontam como principal causa de acidentes entre pessoas nesta faixa etária, são as quedas provocadas pela perda de força muscular, o que torna as academias um importante equipamento de prevenção para este tipo de ocorrência.
“Surgiu então o projeto ‘Academia na Praça’ que oferece este serviço gratuitamente à população de três bairros: Cidade do Aço (na Beira Rio), Volta Grande (também na Beira Rio), e Sessenta, onde professores de Educação Física e estagiários avaliam, orientam e acompanham o trabalho realizado nestes espaços. Com a necessidade de atender também outros bairros implantamos, como experiência, um outro tipo de academia denominada  Academia ao Ar Livre”, disse o coordenador.
APARELHOS – De acordo com Carvalho, as Academias ao Ar Livre são equipadas com aparelhos que, basicamente, movimentam as várias articulações do corpo humano sem oferecer sobrecarga, já que utilizam o peso do próprio usuário para produzir resistência. O professor enfatizou os benefícios que podem ser alcançados com a prática esportiva a todos praticantes.
“Os benefícios são inúmeros, pois mundialmente se observa que indivíduos que se exercitam regularmente possuem uma qualidade de superior àqueles que não o fazem. O ideal é que se faça pelo menos três vezes por semana e no mínimo trinta minutos por dia. Podemos enumerar como principais benefícios o aumento da capacidade cardiovascular, da força muscular e da oxigenação cerebral. Além disso, observamos melhora da autoestima, redução dos níveis de colesterol, prevenção do risco de quedas e fraturas (pelo fortalecimento dos músculos), prevenção e redução de quadros depressivos, de obesidade, e de quadros degenerativos osteoarticulares.

Os equipamentos instalados nas Academias ao Ar Livre são:

- Simulador de caminhada: Simula o movimento do caminhar, alternando os seguimentos inferiores em uma plataforma móvel e suspensa, oferecendo um movimento livre de impactos para as articulações e exigindo coordenação, equilíbrio e resistência aeróbia do usuário.

- Simulador de esqui: Simula o movimento de esquiar, alternando os seguimentos inferiores e superiores em uma plataforma móvel e suspensa, exigindo boa coordenação, resistência aeróbia e resistência muscular localizada. Os grupos musculares anteriores das coxas, anteriores e posteriores dos braços, bem como os ombros são exigidos na execução deste exercício.

- Simulador de cavalgada: Apresenta um movimento que exige força em ambos os seguimentos corporais, pois são feitos de forma simultânea. Os grupos musculares mais exigidos são os anteriores das coxas, os anteriores dos braços e os posteriores do tronco, bem como os ombros, trapézios e abdome
- Barra giratória alta: Auxilia no alongamento dos músculos do tronco e braços, gera um alívio na região da coluna vertebral através do aumento dos espaços intervertebrais.

- Roda dupla: Muito utilizado em ginásios de fisioterapia, este equipamento promove, através de um amplo movimento da articulação dos ombros, um aumento da flexibilidade, resistência muscular localizada, bem como a melhora da coordenação motora.

- Leg press: Específico para aumento de força em membros inferiores, incluindo regiões anteriores e posteriores de coxas, bem como posteriores e anteriores de pernas.

- Twist lateral: Através de movimentos pendulares, estimula a musculatura lateral da região do quadril e cintura, aumentando a mobilidade e a flexibilidade da coluna lombar.

- Multi exercicitador: Composto por vários aparelhos aglomerados, permite que 4 pessoas se exercitem ao mesmo tempo. Suas funções são variadas e trabalham quase todos os grupos musculares. Oferece condições de se obter tanto resistência muscular como flexibilidade.