quinta-feira, 6 de janeiro de 2011


Programa de Internação Domiciliar leva atendimento à pacientes acamados

 PID já atendeu cerca de 50 pessoas, com uma média de 80 visitas por mês


            Desde que implantado, em outubro do ano passado, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde, o Programa de Internação Domiciliar (PID) já prestou atendimentos a cerca de 50 pacientes acamados do município,  encaminhados por meio do Programa de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O programa tem por finalidade garantir apoio e acompanhamento aos  pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) que não tenham condições de se locomover,  além de desospitalizar, em um período menor, pessoas idosas ou com algum grau de limitação física.
            Conforme destaca o prefeito Zé Renato, a implantação do PID foi uma ação da política adotada na área de Saúde do município, que visa garantir a humanização no atendimento aos pacientes que necessitam da saúde pública. 
            - Sabemos que a saúde é um grande desafio para o poder público em âmbito nacional, e, para nós, é uma grande satisfação poder contar com um serviço como o PID, que tem levado às pessoas acamadas, além do atendimento clínico, o apoio e o carinho dos profissionais que compõem a equipe do programa. Desde que o implantamos, em outubro, o PID vem atendendo os pacientes com condições de alta do hospital, dando continuidade ao tratamento na casa dessas pessoas – comentou o prefeito, ao informar que, além do Ministério da Saúde, o programa também conta com recursos do município. 
            De acordo com o  médico responsável pelo PID, Frederico Grimam, os pacientes  têm assistência de uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um fisioterapeuta e um técnico de enfermagem, cuja capacidade operacional de atendimento, mensal é de aproximadamente 80 visitações, em casos de baixa e média complexidade. Além dos encaminhados pelas UBS e PSFs, o PID também passará a atender pacientes da Santa Casa, cujos cadastramentos já estão sendo realizados.
            - Podemos afirmar, com certeza, que o programa está 'decolando'. O PID está contribuindo muito com a Saúde em Barra Mansa porque, além de tirar o paciente com condição de alta do hospital, também leva uma equipe de profissionais para a casa do doente, oferecendo mais segurança para essa pessoa e seus familiares no processo de recuperação. A maioria dos pacientes são idosos, com  doenças crônicas, e o nosso objetivo é chegar até suas casas e facilitar para suas famílias a forma de lidar com os doentes e as suas condições, de acordo com a necessidade de cada caso – explicou o médico, ao acrescentar que a equipe tem sido muito bem acolhida pela população.
            Pela primeira vez recebendo a equipe do PID em sua casa, no bairro Vila Ursulino, o aposentado Felisberto Cândido de Almeida, de 62 anos,  tem a mãe, Maria Aparecida de Almeida, de 82 anos, acamada e falou sobre a importância do programa para a paciente. 
            - Achei ótima a visita da equipe para minha mãe, que é portadora de Alzheimer e Parkinson. O mais importante é que eles acabam nos repassando informações importantes e nos orientando com relação ao cuidados necessários com a doença. Aqui na minha casa cuidamos da minha mãe, eu, minha esposa, minha filha e minha irmã, e, às vezes, ficamos sem  saber o que fazer. Agora, com o apoio dessa equipe, acredito que vamos ficar mais informados e saber como agir em situações diferentes – comentou o aposentado, ao ressaltar que dona Maria Aparecida já está acamada há cerca de cinco anos.


Tribunal nega anistia a ex-metalurgico da CSN

Falta de prova de perseguição política levou Tribunal a negar pedido de anistia ao ex-metalúrgico Luiz Marcos Lopes

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, acolhendo voto do relator do recurso, desembargador Fernando Marques, em decisão unânime, manteve sentença proferida pela 1ª Vara de Volta Redonda, que havia negado o pedido de anistia política e indenização do ex-funcionário da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Luiz Marcos Lopes, que afirmava ter sido demitido por motivações políticas. 
De acordo com o processo, o autor da causa trabalhou na CSN de 1982 a 1989. Nesse período, ele teria participado ativamente de movimentos sindicais.

No pedido inicial formulado na ação, o Autor esclareceu que trabalhava na Companhia Siderúrgica Nacional e em suas atividades sindicais reivindicou direitos da categoria profissional de metalúrgico, tendo feito parte de diversos movimentos paredistas e, inclusive, integrado o Conselho Fiscal do Sindicato dos Metalúrgicos da região na gestão de 08/09/1986 a 08/09/1989.
O ex-metalúrgico alegou ter sido sumariamente demitido dos quadros da empresa, “por inteira e cruel perseguição política”, pediu a anistia política nos termos da Lei 8.632, de 1993, pensão mensal de pouco mais de R$ 3 mil reais e mais os atrasados referentes a essa pensão contados desde 1989, somando quase R$ 400 mil.
O relator do recurso no Tribunal justificou em seu voto que a sentença ressaltara que o ex-metalúrgico não provara a tese sustentatada na inicial e, como suplente, segundo legislação à época da sua demissão, ele não poderia ter sido demitido sem justa causa, uma vez que a Consolidação das Leis do Trabalho vedava tal prática.
"A Lei Obreira somente permite a dispensa do empregado estável em caso de constatação da ocorrência de falta grave. Caso contrário, poderia o Autor ter pleiteado a reintegração ao trabalho".
O magistrado lembrou que o empregado não poderia ter sido demitido sem justa causa, uma vez que o artigo 543 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) proíbe a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, “a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical ou de associação ao profissional, ate um ano após o final do seu mandato, caso seja eleito inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada”.
Arrematou que o ex-metalurgico não questionara o ato da sua demissão, e, ao contrário da omissão existente a respeito do assunto na inicial, havia  nos autos "notícia de ajuizamento de inquérito judicial perante a Justiça do Trabalho, com o fito de se apurar a prática de falta grave, em face do Autor, dentre outros empregados da CSN, com a prévia suspensão das atividades daquele".
O artigo 10 da Lei 8.632/89 estabelece a concessão de anistia aos dirigentes ou representantes sindicais que, entre 5 de outubro de 1988 e 5 de março de 1989, foram punidos por motivo político, em razão de terem atuado em sindicato, ficando “assegurado o pagamento dos salários do período da suspensão disciplinar e, aos demitidos, a reintegração ao emprego com todos os direitos”. 
No entanto, para o desembargador federal Fernando Marques, não existe nos autos comprovação de que a demissão tenha sido arbitrária ou ilegal.

"Inexiste nos autos comprovação de que o ato demissório foi arbitrário ou ilegal. Afastada a possibilidade de se caracterizar a demissão por motivação exclusivamente política, uma vez que com base no conteúdo probatório constante dos autos, infere-se que o Autor foi dispensado pelo seu empregador em razão da prática de falta grave", esclareceu o relator em seu voto.
O ex-metalúrgico apresentou recurso para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça, ambos em Brasília, contestando a decisão.
A reportagem procurou entrar em contato com a advogada do autor, porém não obteve resposta aos recados deixados.

509 anos de Angra em alto astral

Corte de gigantesco bolo de aniversário, Viradão Cultural com Exalta Rei (RJ) e grupos musicais, teatrais e de folias de Reis, além de show com Michael Sullivan são as atrações dos dias 5 e 6 no aniversário da cidade


Uma grande festa popular com tradições folclóricas, shows musicais, teatrais e atividades esportivas está sendo realizada desde o dia 3 pela prefeitura, através da Cultuar, TurisAngra e Secretaria de Esportes desde o dia 3, no Cais de Santa Luzia, para comemorar os 509 anos de Angra dos Reis em alto astral. A festa só vai terminar no dia do aniversário da cidade, 6 de janeiro. Angra oficialmente foi fundada em 6 de janeiro de 1502.
Shows com convidados especiais como a Banda Pink e a sensacional Orquestra Voadora (RJ) que fez uma emocionante festa ontém, dia 4, no Cais de Santa Luzia encantando a multidão; além do primeiro Viradão Cultural de Angra, que começa à 1h do dia 6, com o Bloco Exalta Rei (RJ), e várias bandas, Djs e grupos teatrais da cidade, além de show com Michael Sullivan, são as grandes atrações da festa de aniversário, que está agitando a cidade.
Hoje, dia 5 , a partir das 18h30, tem a tradicional corrida dos Santos Reis e diversas apresentações dos grupos de folia de Reis e do Coral da Cidade, em frente à sede da prefeitura, na Praça Nilo Peçanha . No mesmo local, a população se reúne à meia noite para cantar parabéns para Angra, assistir a queima de fogos e comer um pedaço do gigantesco bolo de aniversário, que é distribuído para todos os presentes. Dentro do bolo sempre são colocadas uma aliança e uma moeda. A lenda diz que quem acha a moeda fica rico e quem encontra a aliança vai encontrar um grande amor e se casar brevemente
Ainda hoje às 21h, no Cais de Santa Luzia, grande show com o cantor Michael Sullivan (RJ), que também participará do parabéns pra você e corte do bolo, na sede da prefeitura, junto com o prefeito Tuca Jordão. À 1h do dia 6 começa o Viradão Cultural com o sensacional bloco Exalta Rei. A partir daí os shows continuarão no Cais de Santa Luzia, um após o outro , totalizando 30 horas ininterruptas de apresentações até às 23h30. O show de encerramento do Viradão será com o grupo depagode de Angra, quando será encerrado com o pagode do grupo angrense Só Lazer, prometendo mais um grande show de pagode e samba. 

Obras na Avenida Amaral Peixoto serão retomadas no dia 10

Trecho entre o início da avenida e a Rua Nossa Senhora das Graças vai receber as intervenções


            O presidente do IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda), Juvenil Neves Teixeira, informou que as obras de revitalização da Avenida Amaral Peixoto serão retomadas no dia 10 de janeiro, próxima segunda-feira.
            Juvenil explicou que serão feitas intervenções entre o início da avenida (próximo ao posto JK), até a Rua Nossa Senhora das Graças (subida do Hospital São João Batista). “Nestes locais será feita a escavação das canaletas para a colocação do cabeamento elétrico e de telefone. Também vamos fazer, em outros locais da avenida, cortes transversais na pista para fazer a ligação de redes de água e esgoto”, explicou.
            O presidente do IPPU ressaltou que o asfalto colocado ao longo da Avenida Amaral Peixoto é provisório, e será substituído pelo recapeamento definitivo ao término dos serviços. “É importante frisar que o asfalto que foi colocado agora foi só para dar condições de tráfego na avenida, durante a paralisação no final do ano. A capa de asfalto definitiva será colocado no final da obra. Portanto, não estaremos cortando asfalto novo, mas sim uma cobertura provisória que será totalmente recuperada posteriormente”, apontou.
            A obra de revitalização da Avenida Amaral Peixoto foi suspensa no início de dezembro, por determinação do prefeito Antônio Francisco Neto, a pedido dos comerciantes da avenida, para não atrapalhar as vendas de final de ano. A obra representa um investimento de R$ 8 milhões e está sendo feita em parceria entre a Prefeitura Municipal de Volta Redonda – por meio do IPPU – e a Light.


'Passione': Valentina revelará que abusou de Gerson

Nos próximos capítulos, a avó de Clara dirá ao ex-piloto que abusou dele quando era criança e fara uma proposta que deixará Gerson enojado


Os capítulos finais de 'Passione' prometem tirar o fôlego do público. Depois da revelação de que Totó (Tony Ramos) voltará à trama, o público verá uma cena forte de um diálogo entre Gerson (Marcello Antony) e Valentina (Daisy Lúcidi). 
Angustiado e buscando solucionar seus problemas sexuais, Gerson irá procurar Valentina na penitenciária onde a avó de Clara está presa. 
Ao questioná-la, o ex-piloto ouvirá da boca da megera que fora abusado sexualmente por ela quando era garoto. Inescrupulosa, a senhora ainda fará uma proposta indecente ao filho de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro). 
Valentina dirá que se Gerson a tirar da cadeia, ela relembrará como ele sentia prazer. Enojado, o ex-piloto irá cuspir no vidro que o separa de sua abusadora. Em seguida, o rapaz chegará a vomitar após a proposta da presa.


Trânsito: Prefeitura de Resende instalou quase 400 placas de sinalização em 2010

Relatório aponta novos sinais luminosos e mais faixas para pedestres


            Em 2010, a Prefeitura instalou 385 placas de sinalização no trânsito da área urbana de Resende, pintou novas faixas para a travessia dos pedestres, vistoriou 170 veículos que prestam serviços à população no setor de transporte e realizou centenas de atividades educativas com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes no sistema viário da cidade. As informações fazem parte do relatório das ações promovidas no ano passado pela Superintendência de Transporte e Trânsito do Município.
            O prefeito José Rechuan (DEM) destacou a importância das atividades realizadas por meio da Superintendência no sentido de assegurar a eficiência das modificações implementadas no sistema viário de Resende. As modificações no trânsito representaram a primeira etapa do Projeto Urbano Humano, cuja coordenação é da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura.
 Implantado em novembro de 2009, o projeto teve prosseguimento no ano passado com as obras de revitalização da Avenida Nova Resende (Campos Elíseos), da Praça Oliveira Botelho (Centro Histórico) e da Praça da Bandeira, localizada em frente à Estação Ferroviária de Campos Elíseos.
            - Reafirmamos que o Projeto Urbano Humano tem como proposta tornar realidade a construção de uma cidade que ofereça condições de uma vida mais saudável à população. As modificações no trânsito estão entre as ações planejadas para se alcançar este objetivo. É fundamental destacar que as mudanças no sistema viário visam à segurança de todos: motoristas, ciclistas e dos pedestres. A maior demonstração de que estamos realmente comprometidos com a segurança das pessoas é a quantidade expressiva de ações nas áreas de sinalização colocada em prática no ano passado – disse Rechuan.
            Segundo o superintendente de Transporte e Trânsito do Município, Roque Cerqueira, no ano passado a Prefeitura instalou 300 placas com nomes de ruas, avenidas e praças da cidade, além de 85 placas de sinalização para motoristas e pedestres. Foram implantadas ainda 12 novas faixas de pedestres e realizados serviços de manutenção em outras 43 faixas.
 Através da Superintendência, a Prefeitura realizou também a pintura de mais de quatro quilômetros de faixas de sinalização para motoristas. Roque destacou a instalação de novos sinais luminosos como outra ação fundamental para a eficiência das medidas implantadas no trânsito. Os sinais, com tempos específicos para a passagem de pedestres, foram instalados na Praça da Concórdia, na Avenida Nova Resende e no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Alfredo Whately, próximo ao Colégio estadual Olavo Bilac.
Quanto às vistorias nos veículos que prestam serviços na área de transporte em Resende, a Superintendência fiscalizou 104 táxis, que este ano passaram a contar com adesivos informando aos passageiros o número da Ouvidoria do Município para recebimento de reclamações, sugestões e elogios; 17 veículos responsáveis pelo transporte escolar na zona urbana; 33 veículos encarregados de transportar estudantes residentes nas comunidades rurais e 62 veículos que prestam serviços por meio do sistema de fretamento. O número da Ouvidoria do Município é 0800 889 0808 e as ligações podem ser feitas de qualquer telefone.
- A realização destas vistorias teve como meta garantir a segurança das pessoas que se utilizam destes sistemas de transporte. Desde o início da administração do prefeito José Rechuan, em janeiro de 2009, estas vistorias têm sido uma das prioridades da área de transporte e trânsito da Prefeitura para evitar a ocorrência de acidentes – disse Roque.  

Praticantes de equoterapia de Porto Real iniciam atividades pré-esportivas

A prática do hipismo (adaptado) ficou mais próxima de se tornar realidade para 13 das 30 crianças pertencentes ao projeto de equoterapia em Porto Real.


Atualmente elas praticam a equitação terapêutica, que é uma fase do tratamento em que os praticantes são preparados para serem inseridos nesta modalidade esportiva. A partir daí eles podem passar à condição de atletas. Segundo as profissionais responsáveis pela equoterapia em Porto Real, a ideia é promover ainda este ano a primeira edição dos Jogos Colaborativos de Porto Real, onde estaria incluída a apresentação hípica de atletas praticantes de equoterapia, inclusive de outras cidades que desejarem participar do evento.
Levado há cerca de dois meses para o município através Secretaria Municipal de Saúde, o projeto também conta com a participação da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Laser, que neste caso fica responsável pelo encaminhamento de alunos da Rede Municipal de Ensino, que apresentem alterações no aprendizado relativas a deficiências como déficit de aprendizado, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e problemas comportamentais. A Secretaria de Educação fornece ainda o transporte aos praticantes da equoterapia e seus responsáveis ou acompanhantes.
De acordo com a fisioterapeuta Mariane Peres, uma das responsáveis pela equoterapia em Porto Real, “a equitação terapêutica é uma fase do tratamento voltada aos praticantes que apresentam um bom grau de independência em relação ao cavalo”. Segundo ela, as pretensões futuras são de que pelo menos alguns destes praticantes estejam aptos ao hipismo adaptado nos próximos meses: “Queremos realizar o primeiro Jogos Colaborativos de Porto Real até o final do ano, para que alguns de nossos praticantes possam se apresentar, juntamente com praticantes de outras cidades que também promovam a equoterapia e que desejarem participar”, explica Mariane. Uma das presenças  neste evento poderá ser Jardel Simão (13), estudante da quarta série do ensino fundamental (foto), um dos destaques da equitação terapêutica no município.
Ao enumerar os benefícios  e indicações para a pratica de equoterapia, Mariane esclareceu que, além das patologias neurológicas, este tipo de tratamento também é muito recomendado para casos como déficit de aprendizado, TDAH e problemas comportamentais: “A parceria com a Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação tem sido muito importante porque é através dela que os alunos das escolas municipais de Porto Real, que apresentam indicação para o tratamento, cheguem até nós”. Foi o caso de Jardel, encaminhado para equoterapia devido a uma dificuldade de aprendizado.
A dona de casa, Marli Aparecida de Oliveira (47), mãe de Jardel, conta que o filho apresentava dificuldades de concentração e que não gostava de ir à escola: “Hoje ele presta atenção nas aulas e faz todas as tarefas”, revela.
Mariane explica que, neste caso, um dos objetivos da equoterapia é o estimulo ao raciocínio do praticante: “Criamos percursos em que eles precisam memorizar os trajetos e criar estratégias para realizá-los, entre outros”, finaliza ela, salientando que os cavalos ideais para a equoterapia precisam se de trote e mansos.

Ainda na UTI, Alencar será submetido a novo exame em SP

José Alencar luta contra um câncer no intestino desde 1997


O ex-vice-presidente da República José Alencar, internado desde o dia 22 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês, região central de São Paulo, será submetido a um exame de arteriografia (radiografia das artérias) na tarde desta quarta-feira, segundo informou o médico oncologista Paulo Hoff, que integra a equipe que atende Alencar.
O ex-vice-presidente voltou para a UTI Cardiológica da instituição na última segunda-feira devido a um novo sangramento intestinal. Ontem, Alencar também retomou o tratamento de quimioterapia contra o câncer, após cerca de dois meses.
Hoff disse ainda que não está descartado o procedimento clínico a que o vice-presidente foi submetido na semana passada para localizar o ponto exato do sangramento. "Depende do que for encontrado", afirmou. Um novo boletim médico deve ser divulgado ainda na tarde de hoje.
José Alencar luta contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.

Ao todo, ele foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos. Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação.
A última cirurgia ocorreu no dia 22 de dezembro, quando ele foi internado no Sírio-Libanês m caráter de urgência, com quadro de hemorragia digestiva grave. Recuperado, o agora ex-vice-presidente foi submetido a um procedimento para conter um sangramento intestinal causado por um tumor que invade o intestino delgado. No dia 30 de dezembro, após oito dias, Alencar foi transferido da UTI Cardiológica para um quarto comum.
Por conselho da equipe médica, José Alencar não viajou a Brasília no dia 1º de janeiro, para participar da cerimônia de posse da nova presidente da República, Dilma Rousseff, e descer a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi vice-presidente em seus oito anos de governo.


Brasileiros são os maiores consumidores de celulares e TVs HD, diz pesquisa

Os brasileiros lideraram as compras de telefones celulares, TVs de alta definição, câmeras digitais e netbooks entre oito dos principais países emergentes e industrializados em 2010, segundo um estudo da consultoria Accenture.

A pesquisa anual sobre produtos e serviços eletrônicos, que destaca o surgimento de "um novo paradigma de consumidores de tecnologia", chama atenção para a sede dos países emergentes por produtos eletrônicos, comparados aos mercados mais estáveis dos países ricos.
"Com economias mais estáveis e riqueza crescente entre a classe média desses países, o apetite dos consumidores por tecnologia, especialmente móvel, é insaciável (nesses países)", diz o estudo.
Em contraste, nos países industrializados não apenas os mercados são mais maduros, como o efeito da crise econômica é sentido mais fortemente, o que reduz a disposição para gastos neste segmento.
A consultoria ouviu 8 mil pessoas nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Brasil, Rússia, Índia e China.
Cerca de 55% dos brasileiros ouvidos disseram ter comprado um telefone celular no ano passado. Quase 30% afirmaram ter adquirido uma TV de alta definição - mesma proporção de consumidores que compraram uma câmera digital.
Os brasileiros já são os que mais detêm telefones celulares, aparelhos de DVD, TVs normais e netbooks, de acordo com a pesquisa.
O computador e o laptop foram considerados pelos pesquisadores como "os gigantes silenciosos" entre os produtos eletrônicos. "Todo mundo tem um", escreveram os autores do estudo.
No Brasil, 35% dos entrevistados disseram ter comprado um PC no ano passado, proporção semelhante a da Índia, mas pouco atrás da China.
Os chineses lideraram disparado as compras de Smartphone (quase 40% compraram um aparelho no ano passado, comparado com menos de 20% dos brasileiros).
O estudo sugeriu que os mercados emergentes estão queimando etapas na aquisição de produtos eletrônicos, em comparação com a trajetória percorrida pelos mercados mais saturados dos países industrializados.
"Contrariando as percepções equivocadas mais comuns, um grande segmento de consumidores nos Bric está mais interessado nas tecnologias mais novas e inovadoras que em tecnologias mais baratas com menos funcionalidades", observou a pesquisa.
"As tendências indicam que algumas das novas tecnologias podem estar tornando outras obsoletas mais rapidamente."
Um exemplo é o computador, cujas taxas de crescimento nas vendas tendem a cair nos próximos anos, ao passo que a demanda por tablet PCs deve crescer 160%.
O estudo chega a questionar se, no futuro, um novo grupo de poucas e seletas tecnologias - computadores tablet, netbook, smartphone e leitores e-books - será capaz de deixar para trás o computador e outros equipamentos eletrônicos.
Para o ano de 2011, de acordo com a pesquisa, os produtos que lideram a preferência dos consumidores incluem as TVs de alta definição, computadores e smartphones.
Entretanto, o estudo percebe uma diferença "marcante" entre os mercados emergentes e industrializados. Enquanto 40% dos respondentes da pesquisa nos países ricos disseram não ter intenção de comprar eletrônicos em 2011, nos países Bric esse índice foi de apenas 9%.


Vice-presidente diz que Marcela Temer não é a Carla Bruni brasileira

Marcela Tedeschi Temer, 27 anos, mulher do vice-presidente Michel Temer, 70 anos, foi um dos pontos altos da posse da Presidente da República, Dilma Rousseff, no último sábado, em Brasília.


A beleza e a elegância desta paulista, que é advogada e mãe de um menino, filho de Temer, atraíram olhares de todos. Seu nome chegou a ser um dos assuntos mais comentandos no Twitter. E as comparações com a cantora e modelo Carla Bruni, mulher do presidente da França, Nicolas Sarkozy, foram inevitáveis. Marcela foi ex-miss Campinas e vice-miss São Paulo em 2002. Neste domingo, ao ser perguntado por jornalistas sobre sua mulher, Michel Temer não escondeu o riso.
- Ela é discretíssima. É minha mulher e mãe de meu filho - disse, rindo.
O vice-presidene conheceu Marcela no interior de São Paulo. Os dois se casaram em 2003.