Projeto música na igreja acontece neste sábado em Resende
Orquestra de Petrópolis vai se apresentar na Igreja Matriz
Organizado pelo Centro Musiart, com patrocínio da MAN Latin America e apoio da Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, acontece neste sábado, dia 09, o projeto Música na Igreja, que apresentará no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19 horas, um concerto com a orquestra e o coral da Universidade Católica de Petrópolis. A entrada é gratuita.
Regido desde 1989, pelo maestro resendense Antônio Carlos Gastão, o Coral da UCP foi idealizado durante um Encontro Universitário no Seminário Diocesano, ocorrido em fevereiro de 1976. Naquele mesmo ano aconteceu sua primeira apresentação pública. Desde então, o coral mantém uma agenda intensa, com uma média de 60 apresentações por ano. O coral dedica-se especialmente à Música Sacra, apresentando-se regularmente nas missas da Catedral São Pedro de Alcântara e da Capela da UCP, ambas em Petrópolis.
O reconhecimento de sua qualidade vem de longe, tendo mantido longas colaborações com importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira (com a qual participou de diversas edições do Projeto Aquarius) e, desde 1998, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, com a qual atuou sob a regência de Armando Prazeres, José Guadalupe Flores, Roberto Duarte e Carlos Prazeres. Em julho deste ano, o Coral da UCP participou da gravação em CD da Sinfonia Brasília, de César Guerra-Peixe, sob a regência do conhecido maestro Isaac Karabtchevsky.
Entre os momentos de destaque da orquestra que vai se apresentar em Resende neste sábado estão o segundo lugar no Concurso Nacional de Corais do projeto Um Natal Bem Brasileiro, em 1997 (cujo prêmio foi a gravação de seu primeiro CD) e o convite, em abril de 2005, pela Direção Artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para apresentar-se, juntamente com a Orquestra de Câmara da UCP, neste que é um dos mais prestigiosos palcos do país.
Nascido em Resende, o Maestro Antônio Carlos Leal Gastão iniciou no seu próprio município os seus estudos musicais. Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.
Além de um curso de Especialização em Composição com Ronaldo Miranda, realizada pela UERJ em parceria com a Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha), participou também de Cursos e Seminários na área de Regência Coral e Orquestral, destacando-se aqueles realizados com os maestros Eph Ehly, Henry Leck, Alberto Grau, Jon Washburn, Martin Schmidt e Isaac Karabtchevsky. Na Universidade Católica de Petrópolis, dirige o Coral desde 1989 e a Orquestra desde sua fundação em 1997.
Grande parte do repertório previsto para ser apresentado em Resende no próximo sábado será formada por obras musicais que falam sobre a história de Resende.
Estas composições são as seguintes: “Os Puris”, “Os Bandeirantes”, “Nasce a Vila” e “Os imigrantes”. Estão previstas também duas composições de Heitor Villa-Lobos: “Canto do Pajé” e “Invocação em Defesa da Pátria”.
No entendimento do prefeito José Rechuan (DEM), a realização do Projeto Música na Igreja representa um acontecimento de grande importância no sentido de contribuir diretamente para o resgate do passado histórico da Praça Oliveira Botelho, na qual está localizada a Igreja Matriz de Resende.
Segundo ele, “a Prefeitura apóia com muita satisfação a realização do evento, principalmente porque ele vai proporcionar à população a chance de assistir a um espetáculo cultural de grande qualidade”.