segunda-feira, 5 de julho de 2010

Seleção afeta agenda de Lula na África


A saída precoce da seleção brasileira da Copa do Mundo afetou o tour que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz por seis países da África com agendas desde sábado (3).
Apesar de as agendas relativas ao Mundial estarem reservadas para o último trecho da viagem, que termina na África do Sul, toda a viagem tinha um tom de festividade relativa ao evento.
Uma tarde e uma noite inteiras estavam reservadas e sem agendas oficiais para o jogo da semifinal, na terça (6). Na África do Sul, Lula tem dois dias quase sem compromissos, contando que estaria se preparando para a final.
Pela nona vez no continente africano, Lula tem, nesta viagem, uma programação considerada "leve", apesar de passar por muitos países. Segundo assessores, agendas devem ser enxertadas nos momentos antes reservados para ver jogos do Brasil.
Na terça à tarde, após visita ao Quênia, o presidente irá para a Tanzânia. A partir do dia 8, na África do Sul.
Polo Universitário de Volta Redonda abre inscrições para vestibular gratuito

A UFF de Volta Redonda já está com as inscrições abertas para um curso pré-vestibular gratuito, voltado para os alunos que são oriundos da escolas públicas da região.
A iniciativa partiu do Diretório Acadêmico Dezessete de Julho e da Empresa Júnior Pulso Consultoria, ambas entidades são formadas por alunos da UFF/VR.
O curso é voltado para jovens ou alunos comprovadamente carentes que já tenham concluído o Ensino Médio ou concluirão em Dezembro de 2010.
As aulas serão ministradas na Escola de Engemnharia da UFF, na Vila Santa Cecília
Ibope mostra empate entre Serra e Dilma

Tucano tinha 35% no levantamento anterior.
Dilma estava com 40%


A Pesquisa Ibope sobre a intenção de voto para presidente da República, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, aponta empate em 39% entre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em abril, Serra tinha 40%; na virada de maio para junho, caiu para 37%, depois para 35%; agora subiu e aparece com 39%. Com a margem de erro, teria entre 37% e 41%. Dilma tinha 32%, depois foi a 37%, a 40% e agora aparece com 39%. Com a margem de erro, também teria entre 37% e 41%.
Marina Silva (PV) se manteve em 9% nas três pesquisas desde abril e agora tem 10%. Com a margem de erro, estaria entre 8% e 12%. Brancos e nulos somaram 6% e indecisos, 7%
Jornalista Danilo Gentili, do CQC,
é preso novamente

O jornalista do programa da Band é preso quando fazia matéria sobre obra em São Bernardo do Campo. Ele já havia sido preso na cidade de Assis.

O humorista e repórter do programa CQC, da TV Bandeirantes, Danilo Gentili, foi levado para uma delegacia de São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, na última terça-feira, após uma confusão com guardas municipais durante a realização de uma matéria em uma escola. Segundo ele, foi registrada ocorrência por abuso de autoridade e agressão. Já a prefeitura da cidade divulgou nota na qual afirmou que o humorista desacatou dois oficiais da corporação.
De acordo com o repórter, ele e a equipe de quatro pessoas estavam fazendo uma matéria sobre uma escola, construída ao lado de um barranco, que corre risco de desabar, quando foram abordados pelos Guardas Municipais. "Conversamos com pais de alunos, com um engenheiro e com a diretora da escola em um estacionamento que fica em frente ao local, área pública. Quando estávamos prontos para ir embora, os guardas municipais nos disseram que não poderíamos ir", afirmou.
Gentili disse tentou sair, mas foi puxado e agredido por cinco guardas com socos e pontapés. A equipe também teria sido vítima da agressão. "Levei soco na cara, no estômago e fui enforcado. Eles bateram nas câmeras, nos dois cinegrafistas e um produtor foi agredido", afirmou. Segundo a prefeitura, o humorista recebeu ordem de prisão após ofender "com palavras de baixo calão", guardas municipais, e não que "em nenhum momento foi utilizado qualquer meio violento contra o ele".
De acordo com Gentili, com a chegada da Polícia Militar, todos foram levados para a delegacia onde foi registrada a ocorrência por abuso de autoridade e agressão. Gentili vai fazer exame de corpo de delito e o jurídico da emissora vai avaliar que atitudes deverão ser tomadas.
Durante a realização de outra reportagem sobre a tolerancia zero na cidade de Assis (SP), Danilo, em 9 de novembro do ano passado, já havia sido preso por policiais da PM paulista, que, sem saber que estavam sendo filmados produção do programa, cometeram inúmeras ilegalidades, inclusive agressão ao jornalista.
Na cidade de Assis se você não tem emprego, porém tem condições de trabalhar e não trabalha, não pode ficar andando pelas ruas, pois, certamente, a policia vai lhe prender, mesmo que esse ato seja ilegal e arbitrário, segundo a Constituição brasileira.
A reportagem consultou um especialista em direito que afirmou que a Lei de Assis é inconstitucional, pois proíbe o individuo de usufruir de um direito básico do cidadão, que é a garantia de "ir e vir", sem ser molestado, situação prevista na Constituição Federal.
"O que a lei proíbe é o cometimento de algum ilícito, a prática de algum ato que a lei comina como sendo crime", afirmou o advogado Reginaldo Oliveira. "Se o individuo não está cometendo qualquer ilícito, qualquer crime, o ato que lhe proíbe de andar pelas ruas, o impeça de caminhar, de ir e vir pela cidade, seja ela de Assis ou o nome que tenha, é inconstitucional" concluiu.
Mesmo sem vaga na semi, Larissa Riquelme ficará nua ''pelo esforço dos jogadores''

O Paraguai não conseguiu a vaga para a semifinal da Copa do Mundo, mas isso não irá evitar que Larissa Riquelme fique nua nas ruas do país. A modelo afirmou neste domingo que irá tirar a roupa como forma de homenagear o esforço dos seus compatriotas de seleção neste Mundial.
“Será um presente para todos os jogadores, e para que todo o povo paraguaio aproveite, pelo esforço e porque deram tudo de si em campo”, afirmou Larissa ao jornal Diário Popular, do Paraguai.
A “namorada da Copa” havia prometido que iria posar nua caso o Paraguai vencesse a Espanha e alcançasse as semifinais do Mundial, algo inédito na história do futebol no país. A derrota por 1 a 0 diante da seleção espanhola, contudo, arruinou a promessa da modelo e frustrou as expectativas de seus fãs do mundo inteiro.
“Jogamos uma maravilha, se o resultado não veio nesta partida, virá em outro momento, já que isto marca uma conduta que darão tudo de si em campo sempre que houver compromissos”, afirmou a musa, que não mediu elogios à sua seleção e ao goleiro da equipe. “Todos deram o máximo em campo, não há nada que reprovar de nenhum deles, mas sim destacar, em especial Justo Villar, que defendeu muito bem”, disse Larissa, que ainda não tem data nem local para realizar a "homenagem".
Larissa Riquelme está confiante no futuro do Paraguai nas próximas competições e tratou de demonstrando esse otimismo falando sobre a atuação do seu país na próxima Copa. “Não há dúvidas que no próximo Mundial, em 2014, no Brasil, o campeão será o Paraguai”, declarou.

Vice de Serra já atacou pré-sal e
quis vetar esmola

Desconhecido até outro dia pelo presidenciável José Serra (PSDB), o vice Indio da Costa (DEM) já usou a tribuna da Câmara para discorrer contra o pré-sal e a favor da proibição de coxinhas e pirulitos em cantinas escolares.
Deputado de primeiro mandato, ele também atacou o envio de ajuda humanitária ao Haiti, antes do terremoto que devastou o país.
Indio começou a defender ideias polêmicas em seu primeiro mandato de vereador do Rio, onde foi fiel escudeiro do então prefeito Cesar Maia.
Em 1997, apresentou projeto de lei para punir os cariocas que dão esmola a pedintes. "Fica proibido esmolar no município, para qualquer fim ou objeto", sentenciava o texto. "Quem doar esmola pagará multa a ser definida."
A proposta chegava a chamar a mendicância de "vício". Foi considerada inconstitucional e acabou numa gaveta da Câmara Municipal.
Ele também tentou proibir o comércio ambulante das ruas, o que varreria da paisagem carioca as figuras tradicionais dos vendedores de mate e biscoito de polvilho.
Num dos 130 discursos como deputado, Indio defendeu um plebiscito sobre a pena de morte, tema evitado por políticos experientes.
Afinado com o oposicionismo combativo do DEM, disse (antes da tragédia) que o governo parecia "beber cachaça" ao financiar tropas no Haiti enquanto o Brasil vivia uma "guerra civil".
O deputado é fiel às orientações do partido, o que demonstra que a relatoria do projeto Ficha Limpa não foi o único trunfo para a escolha.
Na votação do pré-sal, ignorou a pressão da base fluminense e repetiu o discurso ambientalista adotado pela sigla. Já fez duras críticas a Roberto Jefferson, presidente do PTB e homem forte da chapa de Serra.

Segundo TSE diz que multa a Índio depende do Ministério Público ou de candidatos






Candidato a vice-presidente na chapa tucana publicou no Twitter suposta propaganda antecipada antes do prazo permitido










O vice de José Serra na chapa do PSDB à presidência da república, Indio da Costa, pode ter começado a pedir voto antes prazo legal permitido por lei, dia 6 de julho.
No domingo,4, por volta das 21h, o deputado federal escreveu em seu Twitter em resposta a outro usuário do microblog: "Conto com seu apoio e com o seu voto. Serra Presidente: o Brasil pode mais", escreveu o parlamentar.
O eleitor, identificado como @CelsoJFerreira, havia deixado na página de Indio o seguinte recado: "Prepare-se, ser vice não é fácil."
O pedido explícito de votos feito pelo candidato a vice-presidente da República, Índio da Costa (DEM), no Twitter, pode configurar propaganda eleitoral antecipada mas, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) só pode abrir processo contra o deputado se for provocado.
A assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse que a prática estaria contrariando a Resolução 23.191, da mesma maneira que as outras multas aplicadas até agora, como propaganda eleitoral antecipada. O capítulo 5, no artigo 19, esclarece que a "a propaganda eleitoral na internet é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição" (Lei nº 9.504/97, art. 57-A).
De acordo com a assessoria do TSE, o pedido de abertura de ação pode ser movida pelo Ministério Público, ou por outros candidatos ou partidos. A multa por propaganda eleitoral varia de R$ 5 a R$ 30 mil.
Segundo a assessoria de Indio da Costa, ocorreu uma "confusão de horário". O assessor afirmou que Indio pediu voto poucas horas antes de ser liberado pela Justiça. "Ele respondeu a uma pessoa no Twitter e se descuidou do horário".
Índio da Costa foi indicado, na semana passada, candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, do PSDB.

Projeto dispensa mouse e utiliza a própria mão
para mover cursor

Criação funciona com o uso de câmera e laser infravermelho para mapeamento dos movimentos da mão


Joystick já é passado. Os mais novos consoles são comandados por meio de movimentos, como é o caso do Kinect. Agora, a substituição chegou ao mundo dos periféricos. Comece já a contagem regressiva para aposentar o seu mouse!
A novidade é resultado de um projeto feito por um estudante de engenharia do Intituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), que utiliza laser infravermelho para movimentar o cursor no PC, sem a necessidade de ter o mouse fisicamente nas mãos.
A movimentação sem o uso do mouse é possível graças a uma camada invisível a olho nu criada pelo laser na superfície. Em conjunto com uma câmera, a movimentação é identificada e cada um dos cliques aparece no computador.
De acordo com o criador do projeto, cerca de US$20 foram gastos para montar o protótipo (em torno de R$36). Mais detalhes podem ser vistos no site do desenvolvedor.
Rebelo faz mudanças no relatório
do Código Florestal


O relator da proposta de reforma do Código Florestal (Lei 4.771/65), deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), apresentou nesta segunda-feira as novas modificações a seu parecer divulgado no início de junho. Entre as principais mudanças, o relator recuou na ideia de atribuir aos estados a redução de 50% da vegetação das Áreas de Proteção Permanente (APP) às margens de cursos d’água que tenham de cinco a 10 metros. São as chamadas matas ciliares.
Rebelo manteve a redução de 30 m para 15 m, na APP, para os cursos até cinco metros, mas não permite mais que sejam reduzidas para 7,5 m pelos estados. O relator afirmou que fez a mudança baseado em negociações com inúmeros setores, mas discorda completamente da modificação.
Para o deputado Assis do Couto (PMDB-PR), a mudança na orientação sobre as matas ciliares inviabiliza as pequenas propriedades. Ele explicou que Santa Catarina já prevê, em seu Código Florestal, o limite de cinco metros de APP, e que o pequeno produtor é extremamente afetado porque fica impedido de usar a maior parte de sua propriedade.
A discussão das mudanças na legislação ambiental está sendo acompanhada por dezenas de pequenos agricultores ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Eles representam 27 federações e mais de 4 mil sindicatos de trabalhadores rurais.
Reserva legal
Apesar de discordar da mudança, o deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) observou que o mais importante é a liberação da recomposição da reserva legal para os propriedades com até quatro módulos fiscais. Ele explicou que, em seu estado, o módulo é de 18 hectares e que as propriedades com até 78 hectares são mais de 90% dos produtores de Santa Catarina.
O relator também apresentou como uma das alternativas a possibilidade de o Conselho Nacional de Recursos Hídricos e os conselhos estaduais reduzirem em mais 50% a faixa de proteção nos rios de domínio da União e dos estados. Essa decisão poderá ser tomada com base nos planos de recursos hídricos da bacia hidrográfica.
Também foi polêmica a separação em dois artigos da previsão da moratória de cinco anos sem derrubada de mata para atividades agropecuárias e a consolidação das áreas já utilizadas. De acordo com o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), isso permitiria que o presidente da República suprimisse a consolidação das áreas, mantendo somente a proibição de novas derrubadas.
O relator ampliou o período em que poderiam ser protocolados os pedidos de supressão de florestas que poderiam estar a salvo da moratória. Do limite de julho de 2008, passou para a data de publicação da lei que está sendo produzida.
O relator também restabeleceu a previsão de que o desrespeito à lei ambiental, além de obrigar à recomposição das áreas devastadas, também expõe o responsável a sanções cíveis e penais. Quem suprimir vegetação de forma ilícita a partir de 2008 ficará proibido de receber novas autorizações de supressão de vegetação.
O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) afirmou que essa medida põe por terra praticamente todo o esforço feito pela comissão, que busca acabar com a insegurança jurídica em que fica o produtor rural diante da legislação atual. Ele afirmou que, se esse dispositivo retornar, não será possível fazer a consolidação da área ocupada e a regularização dos imóveis rurais.
Programa de governo de Dilma prevê tributação
de grande fortuna

O programa de governo protocolado nesta segunda-feira pela campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República defende uma reforma tributária que contemple a cobrança de um imposto sobre grandes fortunas.

O documento é uma cópia fiel das ditrizes aprovadas pelo PT em fevereiro deste ano. Os 79 tópicos não incorporam, portanto, as sugestões do PMDB, aliado preferencial do partido de Dilma e dono da vaga de vice em sua chapa.
"Reforma tributária que reduza os impostos indiretos, desonere os alimentos básicos e os bens e serviços ambientais, dê continuidade aos avanços obtidos na progressividade, valorizando a tributação direta, especialmente sobre as grandes fortunas", destaca o programa de Dilma.
"Deve também estimular a produção e racionalizar o sistema de impostos, favoreça a produção."
Pelas regras eleitorais, os candidatos devem apresentar até as 19h desta segunda-feiras as diretrizes programáticas e a estimativa de gastos com a campanha eleitoral ao formalizarem seus registros no Tribunal Superior Eleitoral.
Nenhuma outra legenda da coligação, salvo o PT, contribuiu com o plano de governo, espécie de esboço com linhas gerais do que será o programa oficial.
"Não tem, mas vamos incorporar", disse à Reuters o secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR).
Na semana passada, em entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, a ex-ministra da Casa Civil disse que a tributação de grandes fortunas não seria uma prioridade de seu governo, mas sim a desoneração de investimentos, iniciativa que não é explicitamente mencionada no documento protocolado no TSE nesta tarde.
"É uma demanda que para ser aprovada no Brasil demandaria uma imensa energia política", ponderou a candidata na ocasião depois de ser perguntada sobre o tema.
A tributação de grandes fortunas é prevista na Constituição, mas até agora não foi regulamentada. No mês passado, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto que cria o imposto.
A proposta, com resistência de diversos setores no Parlamento, ainda precisa concluir sua tramitação na Casa antes de seguir para o Senado. Ela considera grandes fortunas patrimônios superiores a 2 milhões de reais.
Se esse projeto entrasse em vigor, Dilma não seria prejudicada. Ela declarou ter um patrimônio de 1,07 milhão de reais. Seu vice, no entanto, o deputado Michel Temer (PMDB-SP), não escaparia da taxa. Ele comunicou à Justiça Eleitoral 6,05 milhões de reais de patrimônio.
Em evento em São Paulo nesta tarde, Dilma voltou a defender a isenção de impostos sobre investimentos.
Municípios da região metropolina recebem
recursos do Somando Forças

Os municípios de Paracambi, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mangaratiba, Maricá, Nilópolis, Niterói e Nova Iguaçu recebem nesta sexta-feira (02/07) cerca de R$ 19,6 milhões em recursos do Programa Somando Forças, para realização de obras de infraestrutura. Os recursos são liberados pela Secretaria estadual de Obras, para que as prefeituras possam contratar as obras e ampliar a cobertura de saneamento, urbanização e atendimento aos alunos da rede municipal.
São João de Meriti recebe R$ 8,4 milhões para a compra de seis caminhões basculante truck, dois caminhões basculante toco, dois caminhões vassoura, três retroescavadeiras, uma patrol, uma vibroacabadeira, quatro rolos compressores, uma pá mecânica, dois rolos lisos compactadores articulados, um caminhão truck, com carroceria de madeira e munck e três escavadeiras esteira. Também foi liberado R$ 2,3 milhões para obras de construção, pavimentação, reforma e substituição da iluminação de diversos pontos do município.
Já Nova Iguaçu recebe uma parcela de R$ 1 milhão para a construção do viaduto da Posse, cerca de R4 738 mil para a construção da escola de Austin, cerca de R$ 1,4 milhão para obras de infraestrutura e cerca de R$ 1,1 milhão para obras de tratamento e esgotamento sanitário, assim como drenagem em diversos bairros.
O município de Paracambi tem em sua conta recursos para a compra de patrulha mecanizada, no valor de cerca de R$ 518 mil, além de uma parcela de R4 474 mil para as obras de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação do bairro Guarajuba.
Belford Roxo recebe a primeira parcela de R$ 711 mil para a construção de um prédio de três andares, que irá abrigar equipamentos municipais, assim como uma parcela de R$ 80 mil para a reforma e ampliação do Teatro da Casa da Cultura. Enquanto isso Duque de Caxias terá a parcela de R$ 1,18 milhão para a construção de escolas, centro de prestação de serviços sociais e canalização de trecho do canal do Bom Retiro.
Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores, Maricá recebe uma parcela de R$ 697 mil para as obras de requalificação da estrada de Itaipuaçu, principal acesso da população local à Rodovia Amaral Peixoto. Mangaratiba recebe parcela de R$ 37 mil para obras de pavimentação e construção da rede de águas pluviais na Praia do Saco, assim como R$ 65 mil para pavimentação de rua de acesso ao viaduto de Brasilinha, em Itacuruçá.
Nilópolis recebe uma parcela de R$ 285 mil para as obras de infraestrutura desportiva e lazer no Parque Natural, enquanto Niterói tem parcela de cerca de R$ 631 mil para a construção do pólo cultural da Moda.
VALE ABRE 160 VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIENTE

Estão abertas as inscrições para 160 vagas para o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência.


Há vagas para vários níveis de escolaridade: ensino médio completo, formação técnica e curso superior completo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades.
Serão 50 vagas para Minas Gerais, 35 para o Rio de Janeiro, 35 para o Espírito Santo e 40 para Pará e Maranhão. Entre os cursos técnicos há vagas para técnicos em administração, elétrica, contabilidade, edificações, eletrônica, mecânica, enfermagem, informática, meio ambiente, produção, segurança do trabalho, entre outros. Para cursos superiores estão abertas oportunidades para formados em Administração, Ciência da Computação, Economia, Comércio Exterior, Comunicação, Engenharia, Geografia, Logística, Gestão Empresarial, Geologia, Informática, Secretariado Executivo, Serviço Social, Direito, entre outros. A lista completa dos cursos aceitos está disponível no site.
"Este programa demonstra o investimento da Vale na inclusão de pessoas com deficiência por entendermos o potencial de contribuição destes profissionais em nossas operações. Ele é a aplicação prática dos nossos valores de respeito à diversidade", afirma Renata Mazoco, Gerente de Atração e Seleção de Pessoas.
O Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência é realizado pela Vale desde 2004 e só em 2009 contratou 282 pessoas. A seleção dos candidatos contará com análise curricular, teste de conhecimento, dinâmica de grupo e entrevista pessoal, podendo variar conforme a especificidade da vaga. Os selecionados serão contratados pela empresa e receberão, além do salário, benefícios como plano de saúde, vale alimentação, vale refeição ou refeitório no local de trabalho, vale transporte ou ônibus da empresa, participação nos resultados, entre outros.
PREFEITO RECEBE REPRESENTANTES DO PROGRAMA QUALIDADE RIO

Intenção é implantar projetos de gestão e de apoio
a micro e pequenas empresas


O prefeito Zé Renato recebeu na última quinta-feira, dia 01, o coordenador executivo do Programa Qualidade Rio (PQRio), Luiz Fernando Bergamini e o coordenador do Prêmio Qualidade Rio, Eurico Marchon Neto, ambos os projetos ligados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS. Na ocasião, foi firmada uma parceria entre o PQRio e a Prefeitura para a implantação de dois projetos no município.
O primeiro trata-se de uma capacitação para diferentes secretarias da Prefeitura e tem por objetivo contribuir na gestão, ensinando a fazer um diagnóstico de pontos positivos e melhorias no serviço prestado. Para isso, usa-se uma metodologia focando oito critérios de excelência, desde o diagnóstico até o resultado final. De acordo com Luiz Fernando Bergamini, o resultado é surpreendente.
- Nós utilizamos uma metodologia diferenciada que pretende fortalecer os órgãos que trabalham com os bens de serviço para fortalecê-los no Estado. E não é diferente com os órgãos públicos, queremos contribuir para o melhor atendimento – explicou.
De acordo com o prefeito Zé Renato, uma ação semelhante já foi realizada na Secretaria de Fazenda e rendeu ótimos resultados, por isso essa nova capacitação será viabilizada por meio da própria secretaria. “Na Prefeitura nós temos projetos que são exemplos para a região e para todo o Brasil, como é caso do Alvará Expresso, da Nota Fiscal Eletrônica, entre outros. Por isso, entendemos que esses casos servirão como exemplos para os outros setores da Prefeitura e que podemos buscar a cada dia prestar o melhor serviço à população”, disse.
Outra face do programa que será implantada será direcionada a micro e pequenas empresas e a empresas do Polo Metal Mecânico que será instalado às margens da Via Dutra com empresas que funcionavam e estão funcionando às margens do Rio Barra Mansa e que foram atingidas pelas chuvas. A intenção é que mesmo antes de serem instaladas, elas passem pela capacitação em parceria com o Sebrae, Firjan, entre outras entidades, para que possam se fortalecer.
A proposta será apresentada pelo prefeito e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Féris, ao Metalsul (Sincato das Indústrias do Médio Paraíba Sul Fluminense) e também para outras micro e pequenas empresas. “É bom que as empresas saibam que podem aprimorar os serviços e solucionar dificuldades por meio de uma ferramenta gratuita oferecida pelo Estado, até por que é interesse de todos que as empresas se fortaleçam”, concluiu o secretário.
O Programa Qualidade Rio (PQRio), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (SEDEIS), é o resultado do esforço conjunto do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da sociedade, na busca contínua da competitividade e da melhoria da qualidade em todos os seus segmentos sócioeconômicos. O Programa pretende mobilizar a sociedade, promovendo ações integradas, sistemáticas e descentralizadas, dirigidas à conscientização e motivação dos empresários, trabalhadores e clientes, visando a melhoria da qualidade de vida do cidadão fluminense.
O PQRio atua em setores prioritários como educação, saúde, segurança, energia, turismo e entretenimento - sobre as quais são desenvolvidos programas para que as organizações busquem novas tecnologias, melhorem seus processos, eliminem desperdícios e modernizem suas gestões. O Programa Qualidade Rio também estimula o contínuo aperfeiçoamento no desempenho das organizações.
Copa Brasil de Tênis:
Mesatenista é tri campeã e ganha vaga na seleção
das olimpíadas escolares


Depois de conquistar os melhores resultados na Copa Sudeste de Tênis de Mesa, categoria infantil da Copa Brasil, realizada no final do mês de junho/2010 em Campo Grande(RJ), trazendo duas medalhas, uma prata e bronze, a mesatenista de Volta Redonda Letícia Groke, de 14 anos, competiu no último dia 03 de julho nas Olimpíadas Escolares Estadual e ganhou o tricampeonato, além de garantir uma vaga na seleção para disputar as Olimpíadas Escolares Nacional.
A competição vai acontecer no mês de dezembro/2010 em Goiânia (GO). Letícia tem também pelos resultados alcançados, participação garantida na Copa Brasil de Tênis Norte/Nordeste, que será realizada em Salvador (BA) neste mês de julho nos próximos dias. O seu treinador e incentivador na carreira é Wellington Rodrigues.
Letícia que estuda na 8ª série do Colégio Interativo na Vila Santa Cecília, tem que conciliar os estudos com a prática do esporte, treinando 3 horas três vezes na semana. Mas mira em algum dia chegar a uma vaga na seleção brasileira de Tênis, que está sendo preparada para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Ela tem como atleta exemplo para todos o medalhista Hugo Hoyama, o maior recordista brasileiro de medalhas em jogos pan americano
QUARTA CULTURAL
Violão. Do erudito ao popular

Marcando o encerramento do primeiro semestre da Oficina Cultural de Violão, o professor Ricardo Moraes e seus alunos apresentam, dia 07, no Projeto Quarta Cultural, da Fundação CSN, “Violão. Do Erudito ao popular”. Na apresentação os alunos vão poder mostrar o que aprenderam e exercitar também a música.
Fazem parte do repertório erudito Caixa de Fósforo, chorinho de Othon Gomes da Rocha, Lágrimas, de Fernando Tárrega, e Andante, de Henrique Pinto. No repertório popular, músicas como Palpite, de Vanessa Rangel, Pais e Filhos, da Legião Urbana, até hits do momento, como Meteoro da Paixão, sucesso na voz de Luan Santana. A Quarta Cultural acontece no Centro Cultural Fundação CSN, na Vila, com entrada franca.
Mais informações:
(24) 3343-3990
Festival de Música de Piraí distribuirá
12 mil em prêmios

Inscrições serão abertas nesta segunda-feira e encerradas no dia 30

                                          Geraldo Azevedo                                                                                                 

A Secretaria de Cultura de Piraí abre nesta segunda-feira, 5 de julho, as inscrições para o 29° Festival de Música Popular do município (FEMUPI), um dos mais antigos e tradicionais eventos do gênero no país. O Festival será realizado de 27 a 29 de agosto, no CIEP municipalizado Professora Margarida Thompson, no bairro Casa Amarela, e terá como atrações especiais shows de Moraes Moreira e Geraldo Azevedo. A entrada é grátis.

Realizado pela primeira vez em 1971, o FEMUPI todo ano atrai músicos e compositores de vários estados. Serão distribuídos R$ 12 mil em prêmios, sendo R$ 5 mil para a música vencedora, R$ 3 mil para a segunda colocada, R$ 2 mil para a terceira e R$ 2 mil para o melhor intérprete. As inscrições, que serão encerradas no dia 30 de julho, são gratuitas e poderão ser feitas na própria Secretaria (Rua Comendador Sá, nº 105, Centro, Piraí, CEP 27175-00) ou enviadas pelo Correio. A ficha de inscrição e o regulamento podem ser impressos do site da Prefeitura de Piraí – http://www.pirai.rj.gov.br

Expectativa de novo recorde
Encerradas as inscrições, um júri vai selecionar as 15 músicas finalistas, que se apresentarão nos dias 27 e 28 de agosto. A lista das selecionadas será divulgada no dia 13 de agosto, assim como a ordem de apresentação durante o Festival. Cada autor ou grupo de autores pode inscrever no máximo duas músicas, que deverão ser inéditas. Com a inscrição, os candidatos devem enviar CD com a música na íntegra e informações sobre a mesma.
Além dos shows de Geraldo Azevedo (dia 27) e Moraes Moreira (28), a programação do 29º FEMUPI terá, ainda, no dia 29, o tradicional Festival de Paródias das Escolas Municipais, que tem sido uma atração especial.
A Secretária de Cultura do município, Nágila Tassara Ferrira, acredita que, como tem sido constante nas edições anteriores, o número de inscritos será novo recorde. Para ela, no entanto, o mais importante é que o Festival consolidou-se e atingiu plenamente seu objetivo:
“O Festival, que nasceu como um movimento de estudantes, cresceu, projetou-se e hoje atrai músicos de várias partes. Isso mostra que conseguimos atingir o objetivo de seus idealizadores, que é valorizar a música popular brasileira, fomentar o aparecimento de novos talentos e contribuir para  divulgar as raízes culturais do nosso povo”, afirmou Nágila Ferreira



Moraes Moreira



espaço publicitário:

Apoio:
PARQUE DAS ÁGUAS COMPLETA 10 ANOS E
RECEBE OBRAS DE MELHORIAS DA PREFEITURA

Número diário de visitantes cresceu de 600 para dois mil


Desde a administração do prefeito José Rechuan (DEM), em janeiro de 2009, o número de pessoas que frequentam o Parque das Águas teve um aumento significativo, passando de 600 para dois mil a quantidade de visitantes que passam diariamente por esta área de lazer. O crescimento, segundo avaliação do presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo José Fontanezzi, deve-se, principalmente, ao trabalho iniciado no ano passado com o objetivo de revitalizar o Parque das Águas.
”Quando assumimos a AMAR, que funciona dentro do Parque, o local estava abandonado, com a pista de caminhada esburacada e deficiências no sistema de vigilância, entre outros problemas. Nossa primeira iniciativa foi melhorar a segurança, colocando seis guardas municipais para vigiar o parque diariamente, e melhorar a iluminação noturna”, destacou Fontanezzi.
Ainda de acordo com o presidente da agência, depois destas duas primeiras medidas, o órgão iniciou ações para a melhoria da imagem do parque, com o corte permanente da grama, a pintura dos prédios localizados no interior da área, entre os quais a própria sede da AMAR; o plantio de jardins; a reforma das pistas de caminhada e de skate; a revitalização dos quiosques de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos; a recuperação do lago artificial; e a implantação de academia de ginástica ao ar livre, onde profissionais da FUNRESP (Fundação Resende Esporte) promovem atividades esportivas. Implantada através de uma parceria com a UNIMED, a academia de ginástica foi inaugurada no dia 11 de agosto do ano passado.
“Ainda há muito que fazer, mas estamos dando continuidade, este ano, em várias medidas e projetos que servirão para revitalizar, ainda mais, o Parque das Águas. Vamos cobrir o anfiteatro, que tem capacidade para 80 pessoas, e transformar o PX Clube de Resende, que fica nas proximidades do parque, em uma Escola de Educação Ambiental, com auditório para 50 pessoas. Faremos isso em parceria com o PX”, anunciou o presidente da AMAR, salientando que os projetos para 2010 ainda estabelecem a sinalização da pista de caminhada, a reforma dos brinquedos infantis e da sede da AMAR e ainda a construção de uma quadra de bocha.

HISTÓRIA
Criado em 2000, o Parque das Águas se localiza numa área aonde estudos técnicos constataram a qualidade da água para o consumo existente sob o terreno no qual esta área de lazer foi construída. Atualmente, existem três poços artesianos no parque, cuja área total mede cerca de 30 mil metros quadrados e funciona de domingo a domingo, das 6 horas às 22 horas.
O local é procurado para a prática de esporte, uma vez que, além das pistas de caminhada e de skate, abriga quadra de areia para jogos de vôlei e futebol. Todos os anos o local recebe também eventos esportivos, como campeonato de aeromodelismo, vôlei e futebol de areia, além de eventos ecológicos e de educação ambiental. O mais recente foi a Semana do Meio Ambiente, que aconteceu de 7 a 11 de junho, com palestras e exibição de filmes sobre o meio ambiente.

CENTRO DA JUVENTUDE ABRE INSCRIÇÕES
PARA CURSOS GRATUITOS
Na semana passada a instituição formou mais de 170
jovens e adolescentes



Estão abertas, até o próximo dia 30 de julho, as inscrições para uma série de cursos gratuitos, mantidos pela Prefeitura, através do Centro da Juventude. Destinadas para candidatos com idade entre 13 e 18 anos, foram disponibilizadas vagas para as seguintes áreas: informática básica (70), balé (60), web (40), montagem (40), rede de computadores (15), além de vôlei e futsal. As inscrições podem ser garantidas de segunda a sexta-feira, de 8h30m às 16h30m, na sede do Centro, que fica na Rua Euzébio Manoel da Costa, s/nº Itapuca, ao lado do posto de saúde do bairro.
No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: cópias de certidão de nascimento ou carteira de identidade; comprovantes de escolaridade e de residência, além de uma fotografia 3x4.
- Através desta iniciativa, a Prefeitura mantém seu compromisso de garantir aos nossos jovens a oportunidade de acesso à informação, à educação e, principalmente, de aprender uma profissão. Além disso, a proposta é de grande importância, pelo fato de ampliar as ações de inclusão social para este segmento da população no Município - salientou a coordenadora do Centro da Juventude, Jussara Araújo.
Na semana passada, o Centro da Juventude promoveu a cerimônia de formatura para 170 alunos que concluíram recentemente os cursos de web e serigrafia, entre outras aulas, através da instituição. O prefeito José Rechuan (DEM) frisa que “as atividades desenvolvidas pelo Centro da Juventude também vêm sendo consideradas uma prioridade do governo municipal tendo em vista a importância delas para a formação dos adolescentes e jovens do Município”.
- Ao investir nesta faixa etária da população, temos a convicção de que estamos trabalhando também para a construção de um futuro melhor para a nossa cidade. Desde o começo da nossa administração, podemos relacionar várias realizações nesta área, entre elas as colônias de férias e o Projeto Segundo Turno, que vêm oferecendo várias ações nos setores da Educação, do Esporte e do Lazer, entre outros, contribuindo dessa forma para a formação dos adolescentes e jovens enquanto cidadãos. Não há dúvida de que as ações realizadas pelo Centro da Juventude contribuem de forma significativa para que alcancemos cada vez mais este objetivo de grande alcance social – disse Rechuan.
PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE FEIRA DE PONTA DE ESTOQUE NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Evento oferecerá descontos de até 70 por cento




Entre os dias 16 e 18 de julho, a população de Resende terá a oportunidade de garantir boas compras, aliando preço à qualidade dos produtos. É que, nestas datas, acontece a I Feira de Ponta de Estoque de Resende, cuja realização será da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). A Feira reunirá cerca de 60 stands, no Parque de Exposições. No local serão postos à venda os mais variados artigos, como roupas, calçados, acessórios, além de artigos de cama, mesa e banho, com descontos que poderão chegar a até 70 por cento.
Para o secretário Reynaldo Raeli, este evento pioneiro será uma oportunidade para que comerciantes de Resende aumentem as vendas e reduzam os estoques, facilitando também a vida do consumidor.
- Não temos dúvidas de que esta será uma excelente oportunidade para que as pessoas tenham acesso a mercadorias diversas, com ótimos preços, sem ter que sair de Resende. Além disso, os lojistas da nossa cidade ganham uma excelente chance de ampliar a clientela – salientou Raeli.
Uma atração à parte durante o evento será a Feira Sertaneja (que acontece todo terceiro domingo do mês), que vai oferecer mais uma vez shows musicais, atividades recreativas voltadas para a terceira idade, e as já tradicionais barracas de artigos da roça (como verduras, legumes, frutas, queijo, doces, mudas de plantas) entre outras atrações. A Feira de Ponta de Estoque irá funcionar nos seguintes horários: sexta-feira (16), de 14 às 21 horas; sábado (17), de 9 às 21 horas; e domingo (18), de 9 às 18 horas.
Para o prefeito José Rechuan (DEM), a realização da Feira de Ponta de Estoque tem vários significativos positivos para a administração municipal e a população do município. Com o evento, no seu entendimento, a Prefeitura coloca em prática mais uma ação concreta dentro da sua proposta de promover atividades permanentes no Parque de Exposições. Além disso, a Feira de Estoque torna realidade outra parceria do poder público com segmentos organizados da sociedade, no caso a CDL; e oferecerá uma contribuição importante ao incremento da economia do Município.
- Tradicionalmente, o Parque de Exposições atraía um grande público apenas na época da EXAPICOR. Achamos que a estrutura do local é muito boa, assim como o espaço bem amplo, para que ele não ficasse ocupado com outros eventos ao longo do ano. Graças a este nosso projeto, já fizemos em menos de um ano e meio no Parque a Feira Sertaneja, o Arraia no Parque, o Projeto Cercanias, o carnaval e a própria EXAPICOR. Com relação ao incremento da economia, sempre entendemos o turismo e o comércio como outras potencialidades da nossa economia, motivo pelo qual criamos uma secretaria própria para estes dois setores. A Feira de Ponta de Estoque significa outro resultado positivo importante obtido pela nossa administração graças à implantação da nova pasta – concluiu o prefeito.