Firjan atesta: Piraí tem melhor saúde do Estado e a 3ª melhor educação
Município possui o 5º índice de desenvolvimento no Estado
“Ficamos muito muiro felizes e orgulhosos com essa notícia. Ela confirma que estamos no caminho certo, que Piraí está sabendo fazer seu dever de casa e melhorando cada vez mais a qualidade de vida de sua população, que tem sido a prioridade maior da administração”.
Assim o ex-Secretário de Governo Gustavo Tutuca, candidato a deputado estadual pelo PSB, comemorou a informação, divulgada no último fim de semana, de que Piraí possui agora a melhor saúde do Estado do Rio, a melhor educação do Sul Fluminense e subiu de 8º para 5º lugar entre os municípios fluminenses mais desenvolvidos. Entre os 5.564 municípios brasileiros, Piraí ocupa o 116º lugar, superado no Estado apenas por Macaé (11º), Porto Real (64º), Niterói (90º) e Volta Redonda (100º).
Os dados, referentes a 2007, estão no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), levantamento anual feito pelo Sisatema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que mostra a evolução dos municípios brasileiros e avalia as gestões das prefeituras. O levantamento tem como base o tripé saúde, educação e emprego e renda. Piraí envoluiu em todos eles, passando agora a ocupar o quinto lugar na região em emprego e renda.
“Piraí evoluiu em todos os aspectos e isso é motivo para que não apenas nós, os administradores, comemoremos, mas toda a população. O sucesso não é só da Prefeitura, mas da população, principalmente, porque em Piraí a população torce a favor, torce para que as coisas deem certo e não se deixa levar por falsas promessas. Divido mais este êxito com a Câmara de Vereadores que tem sido parceira do Executivo” festejou também o Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), destacando que essa evolução é resultado do fato de saúde e educação serem prioridade e de o Governo investir cerca de 60% do orçamento municipal nessas duas áreas, ambas bem acima do que exige a Constituição.
Tutuca fez questão ainda de agradecer ao Governador Sérgio Cabral e ao Presidente Lula pelos investimentos feitos no município, que vão possibilitar mais melhorias em educação, saúde, saneamento e infraestrutura urbana, com reflexo na qualidade de vida e no bem-estar da população.
De acordo com o levantamento da Firjan, apenas 4% dos 5.564 municípios brasileiros possuem IFDM acima de 0,8, índice considerado de alto desenvolvimento. O de Piraí é 0,8330, o quinto melhor resultado do Estado e o terceiro melhor da região, atrás apenas de Porto Real, polo da indústria automobilística, e Volta Redonda, um dos principais polos siderúrgicos do país. Os outros dois municípios à frente de Piraí em todo o Estado são apenas Macaé, o primeiro colocado graças à exploração do petróleo, e Niterói, o terceiro, que é destaque na área de serviços.
“Com os investimentos que estão sendo feitos em educação, saúde e em infraestrutura para atração de empresas, tenho certeza de que na próxima avaliação da Firjan Piraí continuará a se destacar. O reconhecimento de uma instituição como a Firjan nos motiva a trabalhar cada vez mais para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos piraienses, que sempre souberam reconhecer o que temos feito por eles”, frisou Tutuc.
Feliz com a notícia, Tutuca analisa que a educação de Piraí tem tudo para se destacar ainda mais nos próximos levantamentos, em virutde do pioneiro projeto um computador por aluno, que entrou em vigor este ano em todas as escolas do município, e a implantação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que oferecerá cursos técnicos e de capacitação profissional, possibilitando aos trabalhadores melhorarem a renda da família.
A metodologia usada pelo levantamento da Firjan para medir o índice de desenvolvimento dos municípios é pioneira e única, por ter periodicidade anual, recorte municipal e abragência nacional.
“Estas características – assinala o estudo - possibilitam o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os 5.564 municípios brasileiros de forma objetiva e com base exclusiva em dados oficiais relativos às três principais áreas de desenvolvimento: Emprego&Renda, Educação e Saúde.”
Antes da criação do IFDM, o indicador mais utilizado era IDH-M, criado pela ONU e que se baseia em dados do censo, realizado a cada 10 anos. Uma das vantagens do IFDM é permitir a orientação de ações públicas e o acompanhamento de seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios, constituindo-se em importante ferramenta de gestão pública. A primeira divulgação do ìndice Firjan foi em 2008, relativa aos anos de 2000 e 2005.
“Vamos festejar, contar para cada vizinho, cada amigo, divulgar nas comunidades das redes sociais, enfim, mostrar que Piraí é um dos melhores lugares deste país para se morar”, exortou Gustavo Tutuca, lembrando que os números da Firjan motivam os empresários a trazerem suas indústrias para Piraí, “porque sabem que seus empregados terão saúde
A Secretária de Saúde. Maria da Conceição de Souza Rocha, destaca que o êxito de Piraí tanto na área ede saúde quanto em educação é resultado de decisão política, porque sem o decidido apoio do prefeito seria impossível atingir esses invejáveis níveis:
“Além da decisão política do Prefeito de priorizar áreas, é importante destacar ainda a governabiolidade que ele dá aos seus secretários. Aliando essas caracteristicas ao preparo técnico dos profissionais, ao planejamento e ao investimento maciço em atenção básica, Piraí consegue atingir seus objetivos em saúde e educação. A atenção básica e a vigilância em saúde são os principais referenciais da qualidade de saúde, porque influem em toda rede de assistência”, sintetiza a Secretária.
A Secretária Ângela Fajardo Reis festeja a ascensão de Piraí na área de educação, um resultado até certo ponto esperado, pelo que vem sendo feito nos últimos anos. Ela cita dois motivos que a levavam a esperar pela melhora na qualidade da educação oferecida: o Ideb, que em Piraí está acima das médias nacional e estadual, e o investimento que a Prefeitura tem feito na qualificação dos professores.
“Piraí é um dos poucos municípios que investem 30% do orçamento em educação e os resultados estão aí: nosso Ideb (índice do MEC que mede a qualidade da educação) está muito acima da média, temos duas escolas entre as melhores do Estado e todos os nosso professores passam por nosso projeto de formação continuada, realizando cursos de capacitação. Repito as palavras do Prefeito Tutuca: sem servidores capacitados, dedicados e interessados é impossível pensar em sucesso. Portanto, estão de parabéns todas as pessoas envolvidas na educação, de merendeiras a gestores”, afirmou Ângela Reis.