segunda-feira, 5 de julho de 2010

Jornalista Danilo Gentili, do CQC,
é preso novamente

O jornalista do programa da Band é preso quando fazia matéria sobre obra em São Bernardo do Campo. Ele já havia sido preso na cidade de Assis.

O humorista e repórter do programa CQC, da TV Bandeirantes, Danilo Gentili, foi levado para uma delegacia de São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, na última terça-feira, após uma confusão com guardas municipais durante a realização de uma matéria em uma escola. Segundo ele, foi registrada ocorrência por abuso de autoridade e agressão. Já a prefeitura da cidade divulgou nota na qual afirmou que o humorista desacatou dois oficiais da corporação.
De acordo com o repórter, ele e a equipe de quatro pessoas estavam fazendo uma matéria sobre uma escola, construída ao lado de um barranco, que corre risco de desabar, quando foram abordados pelos Guardas Municipais. "Conversamos com pais de alunos, com um engenheiro e com a diretora da escola em um estacionamento que fica em frente ao local, área pública. Quando estávamos prontos para ir embora, os guardas municipais nos disseram que não poderíamos ir", afirmou.
Gentili disse tentou sair, mas foi puxado e agredido por cinco guardas com socos e pontapés. A equipe também teria sido vítima da agressão. "Levei soco na cara, no estômago e fui enforcado. Eles bateram nas câmeras, nos dois cinegrafistas e um produtor foi agredido", afirmou. Segundo a prefeitura, o humorista recebeu ordem de prisão após ofender "com palavras de baixo calão", guardas municipais, e não que "em nenhum momento foi utilizado qualquer meio violento contra o ele".
De acordo com Gentili, com a chegada da Polícia Militar, todos foram levados para a delegacia onde foi registrada a ocorrência por abuso de autoridade e agressão. Gentili vai fazer exame de corpo de delito e o jurídico da emissora vai avaliar que atitudes deverão ser tomadas.
Durante a realização de outra reportagem sobre a tolerancia zero na cidade de Assis (SP), Danilo, em 9 de novembro do ano passado, já havia sido preso por policiais da PM paulista, que, sem saber que estavam sendo filmados produção do programa, cometeram inúmeras ilegalidades, inclusive agressão ao jornalista.
Na cidade de Assis se você não tem emprego, porém tem condições de trabalhar e não trabalha, não pode ficar andando pelas ruas, pois, certamente, a policia vai lhe prender, mesmo que esse ato seja ilegal e arbitrário, segundo a Constituição brasileira.
A reportagem consultou um especialista em direito que afirmou que a Lei de Assis é inconstitucional, pois proíbe o individuo de usufruir de um direito básico do cidadão, que é a garantia de "ir e vir", sem ser molestado, situação prevista na Constituição Federal.
"O que a lei proíbe é o cometimento de algum ilícito, a prática de algum ato que a lei comina como sendo crime", afirmou o advogado Reginaldo Oliveira. "Se o individuo não está cometendo qualquer ilícito, qualquer crime, o ato que lhe proíbe de andar pelas ruas, o impeça de caminhar, de ir e vir pela cidade, seja ela de Assis ou o nome que tenha, é inconstitucional" concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)