sexta-feira, 30 de julho de 2010

Karateca de Piraí é vice-campeão mundial júnior

Pablo perde título por 1 décimo, mas vibra como 2º melhor do mundo


  A Escola de Karatê de Piraí viveu mais um fim de semana inesquecível, ao participar de duas competições, uma delas internacional, entre os dias 24 e 25 de julho, e se sair bem nas duas. No 3º Campeonato Mundial de Menores (até 20 anos) - 3rd World  Children, Junior & Cadet Karate Championships -, disputado na cidade Tres de Febrero, província de Buenos Aires, na Argentina, Pablo de Oliveira da Silva confirmou a expectativa em torno de sua apresentação e trouxe o título de vice-campeão mundial da modalidade kata (combate simulado), categoria 15 a 17 anos, logo em sua primeira competição internacional. Na Seletiva Nacional para o Campeonato Sul-americano, em Paranaguá- PR, os karatecas piraienses conquistaram 8 medalhas, sendo 2 de ouro, três de prata e três de bronze.
   Ao tomar conhecimento do brilhante desempenho da Escola de Karatê, o Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca) fez questão de pedir ao Secretário de Esporte e Lazer, Dimitrius Vidal Silva, que transmitisse parabéns a toda a delegação e ressaltou que o esporte faz parte das prioridades da administração, por sua importante contribuição na formação do cidadão:
“Investir em esporte é investir em saúde. Como Piraí já possui educação e saúde de referência, resolvemos dar mais atenção também ao esporte, por seu papel fundamental na boa qualidade de vida. E o desempenho dos nossos projetos esportivos está comprovando o acerto de nossa decisão. Este ano já tivemos alegrias com a ginástica de trampolim e o judô e agora estamos tendo com o karatê”, afirmou Tutuca, lembrando que recentemente a Prefeitura construiu quadras esportivas em quatro bairros e que estão programadas mais quatro.
   O desempenho dos seus alunos nas competições disputadas na Argentina e no Paraná encheram de alegria também o professor Adriano Oliveira, campeão mundial que dirige a Escola de Karatê de Piraí e continua competindo. Sem falsa modéstia, ele assegura que o resultado não o surpreendeu, pela confiança que deposita no potencial técnico dos karatecas piraienses.
“Estava confiante na nossa participação nas duas competições. Sabia que teríamos bons resultados, pois nossos atletas sempre foram muito dedicados aos treinos e empenhados na busca de seus ideais. Estão de todos de parabéns”, afirmou Adriano Oliveira.
   O vice-campeão mundial Pablo Silva,, de 17 anos, admite que só agora está “caindo a ficha” sobre seu feito, logo na primeira competição internacional de que participou. Aluno do 2º ano – ensino médio - do Colégio Estadual Affonsina Mazzillo Teixeira Campos (CEAMTEC) e residente no bairro Ponte das Laranjeiras, ele ainda comemora a medalha de prata:
“Foi maravilhoso, porque logo na primeira competição internacional eu consigo uma medalha. Isso é muito importante para motivar o atleta, ainda mais que o nível foi muito forte e eu perdi o título por apenas um décimo”, explica Pablo, que lutou décimo a décimo com o representante do México, que somou 25 pontos contra 24,9 do piraiense.
   “Mas ser o segundo do mundo está maravilhoso”, completa Pablo, que fez três apresentações. Ele garantiu vaga ao vencer o Campeonato Brasileiro, na categoria 15 a 17 anos.
Na Seletiva Nacional, dos seis karatecas de Piraí que participaram, quatro se classificaram para o Campeonato Sul-americano, que será disputado em outubro, em Montevidéu: Adriano de Oliveira, Thiago Palmeira Alves, Thiago Souza Dias da Silveira e Jhonatan Bernardo Ribeiro. Também se destacaram a atleta Bruna Maria da Rocha Pieroni, que conquistou medalha de ouro em sua categoria, e Anderson Vicente de Souza, medalha de prata.
   Adriano de Oliveira, professor da escola da Prefeitura de Piraí e atleta, obteve a vaga ao conquistar duas medalhas, ouro e bronze; os dois Thiagos obtiveram prata e Jhonatan trouxe duas de bronze. Participaram da Seletiva 600 atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte e Espírito Santo.
   Com as conquistas do Mundial Sub-20 e da Seletiva Nacional, a Escola de Karatê da Prefeitura de Piraí atinge a invejável marca 970 medalhas obtidas em 42 competições nacionais s internacionais, desde a sua criação, em 2001. Entre as principais estão as as 26 obtidas em Campeonato Mundiais, a partir de 2006, sendo 5 de ouro, 9 de prata e 12 de bronze. A Escola de Piraí possui três pólos, na sede do município, em Arrozal e Santanésia e as aulas são gratuitas.
   “Nossa preocupação principal não é conquistar título e medalhas, mas sim contribuir para a formação dos nossos jovens, dar-lhes uma vida saudável, contribuir para forjar seu caráter. Mas se além disso conseguimos vitórias, melhor ainda, porque isso traz alegria para os atletas, suas família e para nós, moradores de Piraí”, explicou o Secretário Dimitrius Vidal Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)