quinta-feira, 1 de julho de 2010

Prefeituras e Câmaras recebem dicionário político

Entrega foi organizada pelo assessor Especial de Governo, Edilson Silva, que optou por distribuir os exemplares da obra a partir das supervisões regionais


Apoiar as pesquisas dos estudantes e demais interessados na história política do Brasil a partir de 1930. Este foi o objetivo do governo do Estado e da direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) ao destinarem exemplares do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro Pós 1930 às Prefeituras e Câmara de Vereadores dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
A entrega foi organizada pelo assessor Especial de Governo, Edilson Silva, que optou por distribuir os exemplares da obra a partir das supervisões regionais.
“Quando ainda respondia pela Subsecretaria de Governo do Interior, pude contar com o apoio dos supervisores regionais no levantamento das informações daqueles municípios. Por que não utilizar da experiência e “know- how” deles para que os exemplares chegassem aos destinatários”, questionou o assessor.
A proposta foi aceita pelos supervisores e, como resposta, prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, agradeceram ao governador Sérgio Cabral e ao presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques, por meio de ofício endereçados à Edilson Silva, a doação dos exemplares do dicionário.
"De Volta Redonda recebemos agradecimento do presidente da Câmara, Luiz Cláudio da Silva, e do prefeito de Pinheiral, Antonio Carlos Leite Franco, o doutor Toninho", relatou.
Referência pioneira e única em seu gênero no Brasil, o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro representa um grande esforço para não deixar sem resposta as perguntas do pesquisador acadêmico e do público em geral acerca da História Política Contemporânea Brasileira, de 1930 aos nossos dias, com seus principais personagens, eventos, conceitos e instituições, tratados em cerca de 7.500 verbetes
Um dicionário histórico-biográfico da vida política brasileira deve ser visto como uma obra de referência e um ponto de partida para um amplo leque de estudos e pesquisas. A utilização do Dicionário histórico-biográfico brasileiro como fonte de pesquisa deve assim levar em consideração os critérios e conceitos empregados em sua elaboração, mas também suscitar o confronto dos dados apresentados com outros estudos que analisam o mesmo universo. Todo dicionário é uma obra provisória que deve ser submetida a revisões permanentes.
A publicação possui informações sobre a construção da história política brasileira desde 1930 e foi organizada por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV).

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)