quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Agropecuária: vacinação contra febre aftosa alcança marca inédita em resende

Prefeitura promove novos cursos para produtores rurais

    Na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Resende deste ano, realizada no mês de maio, o Município alcançou uma marca inédita: 99,99 por cento do rebanho bovino foram imunizados, o que corresponde a cerca de 45 mil animais vacinados. A meta inicialmente estabelecida pela Prefeitura era 98 por cento. As informações foram divulgadas na manhã desta terça-feira, dia 03 de agosto, pelo secretário municipal de Agricultura e Pecuária, José Antônio de Carvalho Pinto, que recebeu os dados na véspera, da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro).
    Para o secretário, o número significativo de animais vacinados “pode ser considerado um dos resultados positivos das ações realizadas pela administração do prefeito José Rechuan visando apoiar o setor da agropecuária, que representa uma das atividades principais da economia de Resende”. A campanha contra a febre aftosa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com a EMATER-RJ, o Sindicato Rural de Resende e a ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende).
    - O fato de Resende ter vacinado praticamente cem por cento do rebanho bovino é um sinal de que estamos conseguindo conscientizar os produtores a respeito da importância da imunização, e do quanto isso é fundamental também para o desenvolvimento econômico do nosso município. Já na etapa ocorrida em novembro do ano passado, tínhamos conseguido aumentar o percentual de animais vacinados para 97 por cento, índice maior do que os números registrados em governos anteriores, cujos percentuais não ultrapassavam 88 por cento – disse o secretário. 
    Uma das ações implementadas pela Prefeitura a partir do ano passado com o objetivo de melhorar cada vez a qualidade da produção rural em Resende foi o início da série de cursos de capacitação e qualificação do produtor agropecuário. Desde junho do ano passado, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária vem mantendo um calendário mensal de cursos, ministrados gratuitamente, em parceria com o Sindicato Rural de Resende e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Segundo José Antônio, o  número de vagas é limitado a 15 participantes por curso, mas as inscrições podem ser feitas com antecedência na própria secretaria, localizada no Parque de Exposições, ou no Sindicato Rural, em frente ao Resende Shopping.
O próximo curso a ser realizado será o de “Planejamento de Cardápios com Aproveitamento de Alimentos”, que acontece de 18 a 20 de agosto, na cozinha da EMATER, em Campos Elíseos. Já nos dias 16 e 17 de setembro, a Prefeitura vai promover o curso de “Tratorista Agrícola”. Os outros cursos programados para este ano são os seguintes: “Bovinocultura de Leite – Manejo Sanitário” de 20 a 22 de outubro; e “Caprinocultura – Inseminação Artificial”, que será realizado entre os dias 23 e 26 de novembro. Os locais ainda vão ser definidos.
- Nós montamos o calendário de cursos para o ano todo. Os produtores podem passar na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária para escolher, com antecedência, o curso que lhe interessa, se inscrevendo antecipadamente para não correr o risco de ficar sem a vaga - salientou José Antônio, destacando que os cursos são ministrados apenas a produtores rurais, que devem comprovar o exercício desta atividade, mediante declaração da EMATER-RJ ou do próprio Sindicato Rural.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)