segunda-feira, 30 de agosto de 2010


OSBM se apresenta sob a regência de Isaac Karabtchevsky na Mostra Internacional de Música de Olinda

Sinfônica de Barra Mansa será a orquestra residente e faz abertura do festival 

  
Uma semana inteira de muito trabalho e aprendizado para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Essa é a expectativa da OSBM, que será, pelo segundo ano consecutivo, a orquestra residente da 7ª edição da Mostra Internacional de Música de Olinda – MIMO, um festival que mistura estilos em concertos espalhados por igrejas históricas de Olinda, Recife e João Pessoa, entre os dias 1 e 7 de setembro. Para abrir a programação de concertos, a OSBM se apresenta quinta-feira, dia 2 de setembro, às 20h30min, na Igreja da Sé, em Olinda/PE, sob a regência do renomado maestro Isaac Karabtchevsky. No repertório a belíssima Sinfonia nº5, de Tchaikovsky, especialidade do regente.
Para o prefeito Zé Renato, essa é mais uma oportunidade para a orquestra mostrar o trabalho realizado. “E essas oportunidades aparecem justamente pela competência e pela qualidade do trabalho realizado pela Orquestra, que encanta a todos que assistem às suas sempre belíssimos apresentações. E tenho certeza de que em Olinda não será diferente, um grande sucesso”, disse ele.
Marcados pela diversidade de timbres, desde as formações camerísticas até as orquestrais, do erudito ao popular, e do clássico ao contemporâneo, os concertos da MIMO acumulam a cada ano um número maior de grandes nomes da música mundial. Além disso da OSBM, a MIMO terá também outras orquestras como as Sinfônicas do Recife e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trabalhos inovadores como o Duofel, Leo Gandelman e Novo Quinteto, Cristina Braga e Dado Villa-Lobos e Antonio Madureira e Sergio Ferraz, entre muitos outros nomes de prestígio. Entre os nomes internacionais destacam-se o pianista de jazz McCoy Tyner, o grupo de jazz francês Selmer #607 e o guitarrista Mike Stern.
Destaque da MIMO é a Etapa Educativa, onde estudantes de música enfrentam o desafio de apreender com mestres da música nacional e internacional. Isto se dá através de um extenso programa de cursos que abrange master classes, workshops, oficinas de formação de orquestra, curso de regência, Orquestra Sinfônica MIMO e o projeto MIMO para Iniciantes, que leva música às escolas da periferia de Olinda. Essa etapa conta com a coordenação didática da violinista Ana de Oliveira e do maestro e violonista Caio Cezar.
Nos workshops e master classes, artistas escalados para a Mostra ministram aulas. A Orquestra Sinfônica MIMO terá este ano como regente e diretor musical Guilherme Bernstein, convidado pelo festival por sua experiência no desenvolvimento do som dos jovens músicos da OSBM. Neste trabalho, Bernstein trabalhará o repertório do compositor residente, o compositor, pianista e arranjador mineiro Wagner Tiso.
O Curso de Regência é pilotado pelo experiente maestro Isaac Karabtchevsky e conta com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa à disposição dos alunos durante 7 dias. Essa é uma oportunidade única para aprender com o maior nome da regência nacional e ainda ter a chance de se apresentar à frente da OSBM no concerto de encerramento do curso de regência no dia 7 de agost, também na Igreja da Sé, às 11h30. Neste concerto, a OSBM se apresenta sob a regência de 7 jovens maestros. Eles vão reger obras como o “Adágio”, de Samuel Barber, a Sinfonia nº 8 de Schubert e a Sinfonia nº 1 de Beethoven, apresentando ao grande público o resultado deste importante trabalho.
Em seis edições consecutivas, a MIMO já reuniu mais de 170 mil espectadores em quase 100 concertos realizados desde sua primeira edição.
- O honroso convite da Mimo 2010 à OSBM vem coroar um relacionamento profícuo entre as duas instituições, já que pelo 3º ano, nossa orquestra participará desse prestigioso festival e agora, realizando o concerto de abertura sob a regência de Isaac Karabtchevsky. O reconhecimento da OSBM e uma grande oportunidade para o processo de amadurecimento dos músicos da orquestra são os frutos principais da nossa participação na Mimo 2010 - ressaltou o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Luiz Augusto Mury.
Mais informações no site www.mimo.art.br.
O projeto Música nas Escolas, desenvolvido pela prefeitura de Barra Mansa, atende, atualmente, todas as escolas da rede municipal de ensino: 22 mil crianças e adolescentes, em 72 escolas e recebe patrocínio das empresas Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra. É certificado na Lei de Incentivo à Cultura – Federal (Lei Rouanet).

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)