quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Seminário marca Semana Mundial do Aleitamento Materno    

A Prefeitura de Volta Redonda promoveu nesta terça-feira (dia 3), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o Seminário comemorativo à Semana Mundial da Amamentação de 2010
Engenheiro Faria ao falar na abertura do Seminário comemorativo à Semana Mundial da Amamentação Infantil de 2010 - Foto: Divulgação/PMVR
Cerca de 100 pessoas, entre profissionais de saúde e convidados, participaram do evento, que teve como objetivo fortalecer e destacar a contribuição dos dez passos das estratégias do Hospital Amigo da Criança (IHAC), e também das Unidades Amigas da Amamentação (IUBAAM) e da Alimentação Saudável para a melhoria das taxas de amamentação no município.
Na abertura do evento, a Secretária de Saúde, Suely Pinto, esclareceu que a luta a favor da amamentação, visando à redução da desnutrição e da mortalidade infantil, começou no país há cerca de 20 anos. Hoje, é difundida como uma opção de sobrevivência e de qualidade de vida. “Além dos benefícios já conhecidos, tanto para as crianças como para as mães, as pesquisas ainda apontam que o aleitamento materno influência até na diminuição da criminalidade“, disse, explicando que essa constatação se efetua na relação afetiva entre mãe e filho estabelecida pelo aleitamento materno.
Segundo a secretária, cada vez mais o município está trabalhando na construção de uma política pública que prioriza a promoção, prevenção e o cuidado com a saúde. “O incentivo ao aleitamento materno é uma ação que começa no pré-natal e no puerpério, e se estende ao hospital. No entanto, o seu êxito depende também da criação de uma rede social de proteção e apoio ao aleitamento materno”, informou Suely Pinto. “Com esse intuito, a nossa proposta é transformar todas as Unidades da Atenção Básica de Saúde em Unidades Básicas Amigas da Amamentação”, acrescentou.
A importância do aleitamento materno e a sua contribuição para a saúde da criança e o bem estar da mãe foi destacada pelo diretor do Serviço Autônomo Hospitalar (SAH), que administra o Hospital São João Batista (HSJB), Sebastião Faria de Souza. Ele frisou que pesquisa do Ministério da Saúde mostra que bebês nascidos em maternidades dos hospitais Amigo da Criança são amamentados por mais tempo e de forma mais adequada. “Hoje são 335 instituições no país com esse título. Desse total, 195 possuem Banco de Leite Humano, sendo que no Estado do Rio de Janeiro são apenas 18”, avaliou, ressaltando que o HSJB, como Hospital Amigo da Criança, e o seu Banco de Leite de Humano, têm como proposta aprimorar o trabalho desenvolvido para consolidar e fortalecer cada vez mais o aleitamento materno no município.
A diretora médica do Hospital São João Batista (HSJB), Isis Lassarote, e o diretor médico do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMR), Jorge Manes, também participaram da abertura do evento, que teve em sua programação uma mesa redonda abordando os temas “A Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, pelo ginecologista e obstetra da maternidade do HSJB, Dr. José Lins; “A implantação do Banco de Leite Humano e a aquisição do título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, pelo médico ginecologista e obstetra da Policlínica da Mulher, Dr. Júlio Aragão; “O papel do Banco de Leite no Hospital Amigo da Criança”, pelo Coordenador Técnico do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira / Fiocruz, Dr. Frans Reis Novak, “Os dez passos do Hospital Amigo da Criança”, pela avaliadora da IHAC e IUBAAM da Maternidade Herculano Pinheiro - SES/RJ, Fátima Maria Trigo da Paz, e “O Bombeiro Amigo do Peito tornando possível o caminho da amamentação”, pela cabo Bombeiro do Banco de Leite Humano do HSJB, Michelle Rocha.  
Ao final das apresentações o público presente teve a oportunidade de discutir os desafios e propor soluções para as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O evento, que também contou com a presença do Relações Públicas do Conselho Municipal de Saúde, Helver da Silva Pinheiro, terminou às 13h30, com um coquetel servido aos participantes.
A programação da Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2010) segue até a sexta-feira (dia 6), com a realização de ações educativas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e na Maternidade do HSJB (Hospital São João Batista), entre elas exposições, palestras, apresentações teatrais, café da manhã e exibições de vídeos. O encerramento da SMAM 2010 será marcado com a realização de um evento, no domingo (dia 8), a partir das 9h, no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. Haverá stands e exposição sobre o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite Humano do HSJB em parceria com o Projeto Bombeiro Amigo de Leite, além do cadastramento de mães que possam ser possíveis doadoras e distribuição de frascos para acondicionamento de leite materno e folders para incentivar a captação de leite materno. O evento, aberto ao público, terá apresentações musicais, e será encerrado ás 12h. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)