quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SMS e HSJB promovem atividades comemorativas à Semana Mundial da Amamentação

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda e o Hospital São João Batista, juntamente com o seu Banco de Leite Humano, promovem várias atividades que vão marcar a Semana Mundial da Amamentação, comemorada de 1 a 7 de agosto, e que este ano tem como tema “Dez Passos: caminho Amigo da Criança”.


O objetivo é fortalecer e destacar a contribuição dos dez passos das estratégias do Hospital Amigo da Criança (IHAC), das Unidades Amigas da Amamentação (IUBAAM) e da Alimentação Saudável para a melhoria das taxas de amamentação no município.
Na programação, estão ações educativas que serão realizadas de 2 a 6 de agosto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e na Maternidade do HSJB, dentre elas exposições, palestras, apresentações teatrais, café da manhã e exibições de vídeos. “Com isso pretendemos reforçar a importância da amamentação para a saúde da mulher e para o desenvolvimento e saúde da criança”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Suely Pinto.
O sucesso do aleitamento materno depende, em grande parte, do apoio dado às mulheres durante a gestação e após o parto, seja pelos serviços de saúde, familiares ou a sociedade. “Esse apoio é indispensável para o fortalecimento da amamentação e por atuar positivamente sobre a duração da amamentação, seja na forma exclusiva - nos seis primeiros meses de vida - e na sua continuidade até os dois anos ou mais da criança, junto com a oferta de alimentos complementares”, acrescentou Suely Pinto, enfatizando a necessidade da adesão de toda a comunidade para o fortalecimento das ações de promoção e apoio à amamentação, para assegurar essa prática como um direito tanto da mãe, quanto do bebê.
Outra atividade de destaque da SMAM 2010 será o Seminário que acontecerá nesta terça-feira (dia 3), com o tema “Hospital Amigo da Criança, Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”. Com inicio às 10 horas, no auditório da Secretária Municipal de Educação (SME) – na Rua Santa Helena, nº 22, no bairro Niterói - o seminário contará com as presenças do prefeito Antônio Francisco Neto, da secretária de Saúde Suely Pinto e do diretor da Sociedade Autônoma Hospitalar (SAH), Sebastião Faria de Souza, que farão parte da mesa de abertura do evento.
Em seguida haverá uma mesa redonda com palestras sobre os seguintes temas: “A implantação do Banco de Leite Humano e a aquisição do título IHAC pelo HSJB”, pelo médico ginecologista e obstetra da Policlínica da Mulher /SMS-VR, Dr. Júlio Aragão; “O papel do Banco de Leite no Hospital Amigo da Criança”, pelo Coordenador Técnico do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fiocruz, Dr. Frans Reis Novak; “A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, pela enfermeira avaliadora da IHAC e da IUBAAM da Maternidade Herculano Pinheiro - SES/RJ, Fátima Maria Trigo da Paz; “Os Dez Passos do Hospital Amigo da Criança”, pelo médico ginecologista e obstetra da Maternidade do HSJB, Dr. José Lins; e “O Bombeiro Amigo do Peito tornando possível o caminho da amamentação”, pela bombeira cabo do Banco de Leite Humano do HSJB, Darisa. O término do evento está previsto para as 12h.
Com o intuito de promover e incentivar o aleitamento materno, Volta Redonda conta hoje com 11 Unidades Amigas da Amamentação (IUBAAM), um Hospital Amigo da Criança (Hospital São João Batista), que dispõe de alojamento conjunto e do método canguru para bebês prematuros internados na sua UTI Neonatal, e o Banco de Leite Humano, que está instalado no Hospital São João Batista, e desenvolve suas atividades em parceria com o Projeto Bombeiros Amigo do Peito. Além disso, a extensão da licença maternidade para 180 dias foi garantida às funcionárias públicas municipais, que também favorece à prática da amamentação. “Outro investimento significativo consiste nos treinamentos contínuos dos profissionais da Rede da Atenção Básica e do Hospital São João Batista para o apoio às mães do nosso município durante a amamentação”, apontou Suely Pinto.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)