quarta-feira, 22 de setembro de 2010

‘Capacitando com Cidadania’ forma mais 60 alunos na Casa de Custódia de Volta Redonda



Cerimônia de formatura teve a presença do secretário estadual de Administração Penitenciária

Em uma cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (dia 20), 60 detentos da Casa de Custódia de Volta Redonda (Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth) inauguraram uma nova fase em sua vida, ao receberem o certificado de conclusão dos cursos de capacitação do projeto “Capacitando com Cidadania”, realizado na unidade em uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Fundação Beatriz Gama (FBG), e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Os detentos participaram de um dos três cursos oferecidos – Construção Civil, Pintura de Parede e Informática – que tiveram a duração de cinco meses. Os professores dos cursos foram cedidos pela FBG.
A cerimônia de entrega dos certificados teve a presença do secretário estadual de Administração Penitenciária, Coronel PM Cesar Rubens Monteiro de Carvalho; do prefeito Antônio Francisco Neto; do presidente da FBG, Victor Hugo Gonçalves de Oliveira; do diretor da Casa de Custódia, João Carlos Olímpio; entre outras autoridades, além de representantes da OAB-VR (Ordem dos Advogados do Brasil), da Pastoral Carcerária, de movimentos sociais que realizam trabalhos junto aos custodiados, e do professor de basquete André Brazolin, que realiza um trabalho esportivo junto aos presos.
No mesmo dia também foi inaugurada a Academia de Ginástica Rômulo Borges Bittencourt – inspetor de Segurança e Administração Penitenciária na unidade, já falecido – que foi montada também através de uma parceria entre a Prefeitura e a Seap. A Prefeitura realizou a compra dos equipamentos da academia, a um custo de R$ 42 mil. A academia será utilizada pelos detentos e pelos funcionários da unidade.
O diretor da Casa de Custódia destacou a parceria com a Prefeitura, e lembrou que os cursos são uma chance dos detentos iniciarem uma nova vida. “Aos detentos, peço que aproveitem a oportunidade, que para muitos é uma primeira oportunidade. E temos que agradecer ao nosso grande parceiro, o prefeito Antônio Francisco Neto, e lembrar que se não fosse por essa parceria, esse projeto não aconteceria”, disse Olímpio, lembrando que a assumiu uma unidade em crise, mas que a Casa de Custódia é uma unidade “diferenciada”. “Aqui a sociedade participa e gosta de saber o que acontece na unidade, por isso nossa direção é baseada na transparência”, afirmou o diretor.
Neto também destacou a parceria que possibilitou o surgimento do projeto. “Queria cumprimentar e agradecer ao secretário Cesar por nos apoiar neste projeto, e dizer que é uma honra para o Poder Público municipal essa parceria. Fico feliz ainda por saber que dos 60 alunos do projeto, 27 já estão em liberdade”, disse o prefeito, que lembrou ainda a importância da instalação da academia na unidade. “Esse projeto (academia) é um compromisso que tínhamos assumido, e queremos fazer cada vez mais. A sociedade de Volta Redonda é parceria na tarefa de ressocializar estas pessoas. Secretário Cesar, são momentos como esse que nos dizem que estamos no caminho certo”.
O secretário de Administração Penitenciária ressaltou a homenagem feita ao funcionário da Seap no nome da academia, e lembrou ainda que os diretores de outras unidades prisionais foram convidados para participar da formatura, como forma deles conhecerem outras experiências realizadas em unidades prisionais. Carvalho também destacou a necessidade das famílias apoiarem os detentos quando eles saírem da unidade. “Parabenizo os familiares por essa conquista dos formandos. Não acreditamos que alguém se recupere sem o apoio da família. Os detentos devem fazer uso desse diploma para recuperar sua dignidade e o respeito perante a família e a sociedade”, disse o secretário, que ressaltou ainda a parceria entre a Seap e a Prefeitura.
Ao final da cerimônia, neto foi homenageado pela Seap com uma placa alusiva ao projeto. Os professores dos cursos – Mauro de Mesquita Santana (Construção Civil); Luciano de Assis Belleti (Pintura de Paredes); e Luiz Damião Gomes Teixeira (Informática), que também é custodiado da unidade – também receberam da secretaria placas comemorativas pela iniciativa.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)