Em 60 dias começa desassoreamento do rio Japuíba
A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar o desassoreamento do rio Japuíba, em uma ação prevista para começar daqui a 60 dias na foz. “A vontade do governo é começar antes das chuvas de janeiro”, afirmou o secretário Marco Aurélio Vargas. O objetivo é permitir o fluxo normal da água quando houver chuva forte na região e evitar alagamentos.
A obra já foi autorizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e encontra-se em processo de licitação. O valor total é de R$ 300 mil, com previsão para durar seis meses. “O principal já foi feito: a proteção das margens do rio, com o objetivo de proporcionar maior estabilidade às construções do local”, disse o secretário.
O processo de desassoreamento vai consistir na retirada de 17 mil metros cúbicos de material depositado no fundo da foz do rio, em uma área com 300 m de comprimento por 17 m de largura. A Secretaria de Meio Ambiente informou que existe um projeto que prevê local adequado para colocação desse material.
Mas a prefeitura tem mais projetos para o rio Japuíba. Em paralelo à ação de desassoreamento, há o projeto para a dragagem. “Temos um estudo completo da bacia hidrográfica da região para fazer a dragagem, ao longo de todo o percurso do rio”, informou Marco Aurélio Vargas.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)