sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mais um curso de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira é concluído em Volta Redonda


Objetivo é ampliar conhecimentos dos professores do ensino fundamental para trabalhar a cultura Africana e Afro-Brasileira

A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), encerra nesta sexta-feira (dia 17) o terceiro curso História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, que tem como principal objetivo ampliar os conhecimentos dos professores do ensino fundamental para trabalhar a cultura Africana e Afro-Brasileira na Rede Municipal de Ensino. O evento, que acontece às 19 horas no Auditório da SME, reunirá cerca de 40 professores que participaram da iniciativa. Até agora cem profissionais da educação já participaram do curso.
De acordo com os organizadores a capacitação atende a uma exigência da Lei 11645/08, do Governo Federal, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e indígena.
O curso, que teve duração de 6 meses (120 horas) foi organizado pelo Departamento Pedagógico, sob a coordenação do professor Amauri Mendes Pereira, doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), contou também com a participação de outros professores com reconhecido trabalho na temática em questão.
Durante o evento haverá apresentações culturais da Educação Infantil com teatro sobre o livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado; dança dos anos iniciais do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – da Escola Municipal João Haasis e dois momentos com escolas dos Anos Finais com os grupos Abadá Capoeira e Bloco de Concreto, que no Projeto Sábado na Escola trabalham parte da cultura afro-brasileira.

Confira o que determina a lei sancionada no Congresso Nacional:

Art. 1º - O art. 26-A da Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1º - O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2º - Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)