quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Abertura do VIII Momento Literário de Barra Mansa acontece nesta quarta-feira


Evento contará com a participação do escritor e ilustrador Roger Mello


Com o tema: “Leitura para Todos: Em Todos os Cantos”, terá início nesta quarta-feira, dia 24, o VIII Momento Literário, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. O evento acontece às 18h30min, no Colégio Paulo Basílio, na Vila Nova, e terá a participação do escritor e ilustrador Roger Mello, indicado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O Momento Literário é a culminância de ações desenvolvidas nas escolas durante o ano letivo em torno da promoção da leitura, e são esperados para o lançamento da oitava edição do projeto cerca de 600 profissionais da área de educação.
O prefeito Zé Renato destacou que é com grande satisfação que o município promove o VIII Momento Literário que, durante todo do ano, por meio das “Salas de Leitura”, incentivou as crianças da rede municipal a se interessarem pela leitura, promovendo dessa forma a socialização desse grupo.
- O Momento Literário e o projeto “Sala de Leitura” são formas de valorizar a leitura, possibilitar o acesso a diversos gêneros literários, divulgar as ações e as produções literárias desenvolvidas durante o ano todo nas unidades escolares e em outros espaços públicos. É uma iniciativa muito importante de interação entre a comunidade, os professores, pais e alunos – comentou o prefeito.
Segundo a secretária de Educação, Sílvia Victória Coutinho, o projeto de leitura é uma das ações da Secretaria que auxilia no desenvolvimento intelectual e sócio-cultural de todos. “A leitura empolga a gente, as salas de leitura são ambientes agradáveis e coloridos para atrair as crianças. Neste processo, a família tem um papel importante e por isso promovemos ações de incentivo à leitura para integrar a comunidade, os alunos, professores, pais e toda família”, comentou a secretária,
De acordo com a assessora das Salas de Leituras da Prefeitura, Elizabeth Gonçalves de Souza, o Momento Literário terá continuidade nos dias 25 e 26, (quinta e sexta-feira), com atividades diferenciadas no Ciep 54, da Vila Maria. Na oportunidade, será proporcionado aos alunos, professores, pais e comunidade a oportunidade de conhecerem o projeto desenvolvido pelas unidades escolares em torno do texto literário. “Quem passar pelo Momento Literário poderá se encantar com o projeto e participar das atividades a serem desenvolvidas pelos autores e ilustradores que estarão no nosso município. O público poderá produzir, ouvir, contar e recontar histórias, desenhar e ter um contato maior com a literatura através de livros, músicas e teatro”, adianta a assessora.
O projeto Sala de Leitura existe há oito anos e é realizado em 45 unidades da rede municipal de ensino, voltado para alunos da Educação Infantil ao 5º ano. Os alunos que participam do projeto são atendidos durante 50 minutos, uma vez por semana.
ROGER MELLO - Escritor e ilustrador brasiliense, nasceu em 1965. Recebeu o prêmio suíço Espace-enfants em 2002 e no mesmo ano foi vencedor do prêmio Jabuti nas categorias literatura infanto-juvenil e ilustração com Meninos do Mangue. Com vários trabalhos premiados, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Por sua obra como ilustrador, foi indicado para a edição de 2010 do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)