terça-feira, 9 de novembro de 2010


Estação Espacial Internacional completa 10 anos

Mais de 190 astronautas já estiveram na Estação Espacial nesses dez anos de funcionamento e de habitação permanente


A Estação Espacial Internacional (ISS) completou na terça-feira passada (2), dez anos habitada de forma permanente e transformada na maior plataforma experimental para aproximar o universo da humanidade.
Segundo os planos iniciais, este era o prazo total de vida útil da ISS, mas atualmente os especialistas consideram que a estação poderá ser utilizada até 2020.
Sua história tripulada começou no dia 2 de novembro de 2000, quando a Soyuz TM-31 se acoplou ao laboratório orbital com seus primeiros três moradores, os cosmonautas russos Yuri Gidzenko e Serguei Krikalev, e o astronauta americano William Shepherd.
A principal função da estadia de quatro meses e meio na ISS foi colocar em funcionamento todos os sistemas do complexo.
Os tripulantes também tiveram o desafio de ocupar as horas vagas, já que a plataforma carecia de elementos para lazer, como biblioteca e videoteca.
A construção da estação começou dois anos antes com o lançamento, em novembro de 1998, do módulo russo Zarya.
Dois meses mais tarde foi acoplado à unidade russa o módulo americano Unity como segundo componente do laboratório orbital; chegou à ISS a bordo de uma nave Discovery.
Mas foi um ano e meio depois que a plataforma se tornou realmente habitável com o acoplamento do módulo de serviço Zvezda, cuja finalidade era garantir as funções vitais do engenho espacial.
Desde a chegada da primeira tripulação permanente, a plataforma contou com 196 moradores procedentes de Rússia, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Japão, África do Sul, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Suécia, Malásia e Coreia do Sul.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)