quinta-feira, 11 de novembro de 2010


PR quer ampliar espaço nos ministérios do governo Dilma

Dilma quer que um terço dos ministérios seja ocupado por mulheres


Depois de se reunir com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, na manhã desta quarta-feira, o presidente do PR, Alfredo Nascimento, disse que o partido quer ampliar seu espaço no governo Dilma Rousseff .
Segundo Nascimento, o Ministério dos Transportes, ocupado atualmente pelo PR, é equivalente a uma bancada de 23 deputados e três senadores, que foi ampliada na eleição deste ano.
"Estamos no governo desde o início e queremos continuar no governo. Fica a cargo do governo, estabelecer o espaço. Mas o espaço que temos hoje é equivalente a uma bancada de 23 deputados e três senadores. Hoje a bancada é um pouco maior", disse Nascimento.
O critério é político, seguindo a representação dos partidos. Não tem como inventar a roda
O partido reforçou sua preferência por manter o Ministério do Transporte, indicando o nome de Nascimento, que foi ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas saiu para disputar o governo do Amazonas.
Ele foi derrotado por Omar Aziz (PMN), candidato do ex-governador Eduardo Braga (PMDB). Nascimento negou a possibilidade de trocar Transportes por Agricultura. O PR elegeu 41 deputados.
"Partido não faz troca. Quem faz troca é o governo. Não somos dessa área (Agricultura)", disse Nascimento.
Acompanharam Nascimento os senadores João Ribeiro (PR-TO) e Magno Malta (PR-ES), os deputados Luciano Castro (PR-RR) e Sandro Mabel (PR-GO), além de Valdemar Costa Neto (PR-SP).
Dutra disse na terça-feira, depois de reunir com PCdoB, PTC, PP e PDT, que a decisão sobre o espaço de cada aliado no governo será de Dilma e ela não aceitará imposição de nomes para o ministério.
Também na terça-feira, PT, PTB e PCdoB reivindicaram pastas no governo Dilma .
"O critério é político, seguindo a representação dos partidos. Não tem como inventar a roda. Mas qualquer definição passa pela presidente. Não haverá nomeação de ministro por partido", disse Dutra.
O presidente do PT se reuniu ainda com o PRB e o PTN.
Em meio à briga dos partidos políticos por vagas no ministérios, Dilma Rousseff já deu sinais à sua equipe de transição de que quer um terço das pastas nas mãos de representantes do sexo feminino .
A presidente eleita pretende ter mulheres em 11 das atuais 34 pastas.
A presidente eleita chegou nesta quarta-feira à Coréia do Sul, onde acompanha o presidente Lula na reunião do G20 .
Com a viagem, Dilma deve aproveitar para discutir com Lula os nomes para seu ministério.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)