quinta-feira, 11 de novembro de 2010


Primeira turma do Curso Aprender a Empreender se forma nesta quarta-feira (10)

Cerimônia será realizada no Clube Comercial a partir das 18 horas

                Os 135 alunos do curso Aprender a Empreender  - realizado  através de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Ação Comunitária (Smac) - receberão nessa quarta-feira (10), seus certificados de conclusão. O evento será realizado no Clube Comercial a partir das 18 horas.
                As aulas aconteceram em diversos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e tiveram presença maciça dos alunos em todas as aulas. Os professores são profissionais contratados pelo Sebrae com  vasta experiência para lidar com pessoas que, em sua maioria, viram pela primeira vez o mundo dos negócios, mas já tinham desejo de ter o seu próprio empreendimento ou incrementá-lo. Todos os alunos que participaram deste curso já passaram por alguma oficina dos Cras ou da Fundação Beatriz Gama.
                Neste curso, eles desenvolveram conhecimentos, habilidades e atitudes sobre empreendedorismo, mercado e finanças para a gestão de pequenos negócios. A intenção é oferecer uma oportunidade de criar seu próprio negócio aos atuais e ex-alunos (a partir do ano passado) das oficinas dos Cras ou da Fundação Beatriz Gama (FBG) que se encontram fora do mercado de trabalho.
                Entre os temas abordados durantes as aulas estão: estrutura e pesquisa de mercado, fluxo de caixa e diagnóstico sobre a situação financeira. Cada aluno que receber o certificado de conclusão do curso poderá pleitear o Microcrédito. Os alunos terminam esse curso com uma ferramenta poderosa nas mãos: um plano de negócios que inclui a descrição do negócio, a análise do mercado, um plano de marketing, um plano empresarial, um plano financeiro, balanço patrimonial, a estrutura da empresa e outros tópicos importantes.
                De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, a realização desse curso faz parte das ações da administração municipal para trazer novas empresas para a cidade e gerar novos empregos. “Este é o pontapé inicial para uma nova visão empresarial”, disse Munir, destacando que a prefeitura criou, através da parceria com o Sebrae e instituições financeiras, um programa de micro crédito para facilitar a abertura de negócios próprios. “Estamos fazendo uma pesquisa para buscar a instituição financeira que ofereça mais vantagem para quem concluir o curso e quiser abrir a sua empresa”, afirmou o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)