sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PMVR realiza seminário de Capacitação do Conselho Gestor de Unidades de Saúde

Objetivo é capacitar 350 conselheiros das 42 unidades da Rede de Atenção Básica de Saúde em Volta Redonda

Cerca de 200 conselheiros participaram hoje, dia 11, do 1° Seminário de Capacitação do Conselho Gestor de Unidades de Saúde. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde de Volta Redonda, vai até amanhã, dia 12. Com o tema “Conselho Gestor da Unidade de Saúde praticando a Gestão Participativa e o Controle Social”, o evento está sendo realizado no Teatro Jesus Moreira Maciel, no Colégio João XXIII, na Avenida Antonio de Almeida, nº 1.023, no bairro Retiro.
O objetivo do seminário é capacitar os 350 conselheiros dos Conselhos Gestores implantados nas 42 Unidades da Rede de Atenção Básica de Saúde do município - UBS (Unidade Básica de Saúde) e UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) - para o exercício pleno de suas funções na gestão participativa do Sistema Único de Saúde (SUS). Os temas abordados no decorrer do seminário irão enfocar o fortalecimento do controle social e o Pacto da Saúde.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elias José da Silva as atividades de hoje foram destinadas aos conselheiros das Unidades do Distrito Sanitário Norte. O segundo dia será destinado aos conselheiros do Distrito Sanitário Sul. “Nosso objetivo é de capacitar todos os conselheiros para que, realmente, atuem no controle social. Com isso o Conselho Municipal pode atuar em outras questões”.
Para o membro do Conselho Nacional de Saúde e representante da Rede Nacional de Saúde da população negra, Arnaldo Marcolino da Silva Filho, essa iniciativa da gestão publica em organizar esse evento representa um sinal da preocupação com a população. “A realização de eventos com esse é uma grande oportunidade para que todos se tornem cidadãos mais conscientes e conheçam seu papel. Quem ganha com isso é a cidade, que fica menos violenta, mais limpa e solidária. É uma pena que nem todos os municípios possuam um poder público como o de Volta Redonda”.
Já o defensor publico, João Helvécio de Carvalho, acredita que a realização desse evento é fundamental para mostrar a capacidade de mobilização e organização da população. “Para que haja incremento de políticas públicas sérias é preciso ouvir as pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)