sexta-feira, 5 de novembro de 2010


Recorde de participação no Enem

Cerca de 4,5 milhões de estudantes vão realizar o exame deste ano

Com a proximidade da realização das provas do Enem, os alunos estão se preparando para passar pelos dois dias do teste. De acordo com o Ministério da Educação o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino médio é 30 vezes maior do que era quando o teste começou a ser aplicado em 1998. Este ano cerca de 4,6 milhões de candidatos são esperados para fazer o exame, que será aplicado neste fim de semana, nos dias 6 e 7 de novembro. Mas como será que os estudantes estão se preparando para esta verdadeira Maratona que será o Enem 2010? Conversamos com 3 alunas do 3° ano do Colégio Estadual Campos Salles, que nos falaram como elas estão estudando para realizar esta prova tão importante na vida dos estudantes que desejam ingressar em uma universidade.
A aluna Neide Albuquerque está estudando para o exame a partir do material dado pela escola: “Eu estou estudando basicamente pelos simulados que a escola está dando. Eu tenho pesquisado na internet para tentar pegar provas antigas do Enem e tenho tentado refazer as questões para que possamos ir bem na prova”.
Já a estudante Meriane dos Santos está intensificando os estudos com aulas complementares: “Eu faço curso todos os sábados, em período integral, porque só a escola não dá conta de tanto conteúdo. Além disso, a gente que estuda em escola pública a gente sente dificuldade para entrar nas faculdades federais, por isso a gente precisa de um complemento para podermos fazer uma boa prova”.
Natália Rodrigues está focando os estudos na áreas de física e de redação, e também está apelando para grupos de estudo. “Eu participo de um projeto da Universidade Federal Fluminense, a UFF, que é um cursinho de física e de redação aos sábados. Além disso, eu tenho algumas provas do Enem em casa e estou tentando estudar assim”, afirmou a estudante.
As estudantes falaram também sobre a expectativa de fazer a prova nos novos moldes, que estão em vigor desde o ano passado. Serão 200 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas do conhecimento: ciências naturais e humanas, linguagens e matemática, além de uma redação.
“Estou com uma expectativa grande. Espero que a gente possa ser mais uma escola pública a fazer uma boa prova do Enem, e que a gente possa representar a escola bem na prova”, disse Neide Albuquerque.
Para Meriane este novo modelo está mais coerente com o que os alunos vivenciam dentro das escolas: “Eu acho que esse novo formato do enem está mais próximo do que a gente aprende no dia a dia da escola, então as matérias são bem parecidas e está no mesmo esquema das nossas aulas, e isso já dá uma confiança maior na hora de fazer o exame”.
A quantidade de questões e o tempo de execução do exame (cerca de cinco horas em cada dia) estão preocupando a estudante Natália Rodrigues:“Ainda estou bem apreensiva, pois são muitas questões. É muito cansativo. A gente fez o simulado e foi bem difícil para a gente”.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)