Recorde de participação no Enem
Cerca de 4,5 milhões de estudantes vão realizar o
exame deste ano
A aluna Neide Albuquerque está estudando para o exame a partir do material dado pela escola: “Eu estou estudando basicamente pelos simulados que a escola está dando. Eu tenho pesquisado na internet para tentar pegar provas antigas do Enem e tenho tentado refazer as questões para que possamos ir bem na prova”.
Já a estudante Meriane dos Santos está intensificando os estudos com aulas complementares: “Eu faço curso todos os sábados, em período integral, porque só a escola não dá conta de tanto conteúdo. Além disso, a gente que estuda em escola pública a gente sente dificuldade para entrar nas faculdades federais, por isso a gente precisa de um complemento para podermos fazer uma boa prova”.
Natália Rodrigues está focando os estudos na áreas de física e de redação, e também está apelando para grupos de estudo. “Eu participo de um projeto da Universidade Federal Fluminense, a UFF, que é um cursinho de física e de redação aos sábados. Além disso, eu tenho algumas provas do Enem em casa e estou tentando estudar assim”, afirmou a estudante.
As estudantes falaram também sobre a expectativa de fazer a prova nos novos moldes, que estão em vigor desde o ano passado. Serão 200 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas do conhecimento: ciências naturais e humanas, linguagens e matemática, além de uma redação.
“Estou com uma expectativa grande. Espero que a gente possa ser mais uma escola pública a fazer uma boa prova do Enem, e que a gente possa representar a escola bem na prova”, disse Neide Albuquerque.
Para Meriane este novo modelo está mais coerente com o que os alunos vivenciam dentro das escolas: “Eu acho que esse novo formato do enem está mais próximo do que a gente aprende no dia a dia da escola, então as matérias são bem parecidas e está no mesmo esquema das nossas aulas, e isso já dá uma confiança maior na hora de fazer o exame”.
A quantidade de questões e o tempo de execução do exame (cerca de cinco horas em cada dia) estão preocupando a estudante Natália Rodrigues:“Ainda estou bem apreensiva, pois são muitas questões. É muito cansativo. A gente fez o simulado e foi bem difícil para a gente”.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)