sexta-feira, 5 de novembro de 2010


Segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa começa na próxima semana

Expectativa é vacinar mais de 5 mil animais


            
          Os produtores rurais de Barra Mansa têm até o dia 30 de novembro, quando termina a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, para vacinar seus animais com idade a partir de 3 meses. Os pequenos produtores, que possuem um rebanho com até 50 animais, receberão a visita dos  técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater-Rio e Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado. Já os médios e grandes produtores terão a responsabilidade de comprar a vacina, que pode ser encontrada nas cooperativas e em lojas revendedoras de produtos agropecuários cadastradas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) e vacinar o rebanho.
            A expectativa da Secretaria é percorrer até o fim do mês 174 pequenas propriedades e vacinar cerca de 5,4 mil animais, conforme explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Cláudio Meirelles. “O trabalho vai ser iniciado com as pequenas propriedades localizadas nos distritos  e depois será feito na cidade. Nosso objetivo é atingir um índice de vacinação de 100%. Atualmente temos um total de 684 propriedades rurais no município, entre pequenas, médias e grandes. Nosso rebanho total é de mais de 28 mil animais. A Vacinação Contra Febre Aftosa é uma campanha nacional, sendo considerada hoje como segurança nacional, por isso a importância de vacinar o gado”, conta Meirelles.
            O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, reforçou a importância dos produtores manterem o gado vacinado. “É fundamental que os produtores procurem vacinar e manter os animais sadios. Se a doença não for prevenida, ela pode atacar o homem trazendo sérios problemas. Esta campanha nacional acontece em duas etapas, nos meses de maio e novembro, para evitar a ocorrência da doença no gado, prejudicando assim a exportação de carne. Os produtores podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural para agendar a visita dos técnicos e obter mais informações”, conta o prefeito, acrescentando que com esta campanha a Prefeitura busca conscientizar os produtores de que a vacinação do animal traz um grande benefício para a saúde pública e para os negócios.
            De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Rural, Luiz Antônio Ferreira Lima, a vacina é de responsabilidade do produtor e pode ser encontrada nas cooperativas e em lojas revendedoras de produtos agropecuários cadastradas pela Seappa. Na Cooperativa de Leite Barra Mansa a dose da vacina custa R$1,46. “No ano passado, conseguimos vacinar 99% do rebanho do município. Na primeira etapa da campanha vacinamos 5.043 animais, atendendo a 188 produtores. Nesta segunda etapa nossa meta é vacinar mais de 5 mil animais. Esta campanha tem prevenido o surgimento da doença em Barra Mansa. Para se ter uma idéia, há 13 anos o Estado do Rio de Janeiro não registra casos da doença”, comenta Luiz Antônio, recomendando que os proprietários apliquem a vacina na parte da manhã ou no fim da tarde, quando o clima está mais brando.

            Doença – A febre aftosa é uma doença grave que ataca todos os animais com cascos fendidos (animais com duas unhas) como os bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros. O animal contaminado apresenta lesões na boca e língua, baba constante, emagrecimento, lesões no casco, entre outros sintomas que comprometem a produção de carne e leite, assim como a proliferação da doença nos outros animais. De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural, o proprietário que não vacinar o rebanho pagará multa, que varia de acordo com o caso.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)