sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Prefeitura de Quatis reforma casa da mulher

É uma das iniciativas que a Saúde tomou para melhorar o atendimento


Como para todos os segmentos, o ano de 2010 também foi de muito trabalho para a secretaria de Saúde. Muitos atendimentos, muitas consultas, exames, encaminhamentos, cirurgias. Muito trabalho para manter em dia o bem mais precioso do cidadão: sua própria força, sua saúde.
Entre as conquistas, está a instalação da nova Casa da Mulher. Com um espaço mais amplo e adequado, a unidade oferece atendimento ginecológico, consultas de pré-natal, ultrassonografia puerperal e obstétrica geral e exames de preventivo, entre outras consultas. As marcações são feitas às terças-feiras, a partir das 8 horas da manhã.
Para quem não pode fazer uma visita ao médico durante o dia, há a marcação de consulta noturna. De quinze em quinze dias, entre 5 horas da tarde e 9 horas da noite, quem trabalha o dia inteiro pode ser atendido. “A possibilidade de marcar uma consulta para o noturno é uma novidade e foi implantada para dar à mulher que não pode sair do trabalho para ir a um médico, a oportunidade de manter em dia sua saúde”, explicou o prefeito José Laerte.
A Casa da mulher funciona de segunda a sexta-feira no horário entre 8 horas da manhã e 5 horas da tarde.
Mas não é só a conquista da Casa da Mulher que merece destaque. Em dois anos, foram muitos projetos, ações e programas realizados. Uma das mais importantes é a Oficina de Artesanato, realizada às quintas-feiras, que possibilita aos pacientes do programa de Saúde Mental e Tabagismo, lazer, entretenimento e cultura.
Em 2009, a população participou do projeto Brincando com Saúde, que teve, entre outras atividades, a ministração de palestras educativas com temas ligados à saúde do corpo e da mente. “E sem falar nas campanhas de vacinação realizadas ao longo dos anos. Em Quatis, todas as crianças foram imunizadas contra a Poliomielite, os idosos são imunes à gripe”, destacou o secretário de Saúde Alexandre Rocha. “Para o combate à Dengue, foi formada uma comissão, com representantes de todos os segmentos do governo, que desenvolveu o Plano de Contingência da Dengue. Na nossa cidade, as pessoas sabem combater esta doença”, acrescentou ele.
E para quem acha que a tecnologia não tem espaço na Saúde, outra novidade: o novo sistema de agendamento para especialistas da Policlínica. Por meio dele, as pessoas atendidas pelo médico do Programa de Saúde da Família são encaminhadas automaticamente a um especialista da Policlínica, caso haja necessidade.
Aos funcionários, não faltou capacitação. Todos que atuam nos PSFs do município passaram por cursos, dentre os quais, um sobre implantação da Iniciativa da Unidade Básica Amiga da Amamentação e outro sobre saúde do trabalhador.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)