quinta-feira, 30 de dezembro de 2010


Prefeitura de Resende lança novo plano para atendimento em casos de emergência

Medidas vão garantir assistência à população em situações de chuvas e outros desastres


     A Prefeitura realiza nesta quinta-feira, dia 30 de dezembro, um encontro com os representantes dos órgãos envolvidos no Plano Municipal de Contingências a Emergências, que foi lançado recentemente pelo Município para organizar e facilitar as ações de atendimento à população em eventuais situações de emergências, como chuvas fortes e outros desastres naturais.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, coronel Marco Resende, este ano a Prefeitura decidiu criar um plano bem mais amplo do que o Plano Verão, que poderá ser utilizado em qualquer situação caracterizada como emergência.
Somente neste mês, a ação integrada das secretarias, fundações e departamentos municipais prevista no novo plano garantiu o atendimento imediato às famílias da região do Parque Ipiranga, de São Caetano e do distrito de Engenheiro Passos que tiveram suas residências alagadas pela chuva. Através deste trabalho conjunto, a Prefeitura distribuiu materiais de limpeza doméstica; aplicou vacinas; promoveu a retirada de lixo e entulho das ruas afetadas e reforçou as ações de prevenção contra a Dengue e doenças provocadas pela água da chuva.
      - O Plano Verão tinha validade apenas nesta estação, tendo como foco as chuvas e os desastres ocasionados neste período. O prefeito José Rechuan solicitou que toda vez que houver um desastre natural, independente da estação do ano, o poder público entre imediatamente em ação, apoiando e atendendo às vítimas de uma forma ágil a fim de minimizar o sofrimento da população. Por isso o Plano de Contingências é mais amplo, uma vez que ele dura todo ano e só pode ser extinto mediante decreto do prefeito – explicou Marco Resende, coordenador geral do novo plano.
     A reunião desta quinta, que acontece às 10 horas na Secretaria Municipal de Obras, será realizada apenas com os integrantes do GEAE (Grupo Especial de Atendimento a Emergências). Segundo o coordenador, o GEAE “é o grupo de ponta do plano, que deverá ser acionado nos casos de emergência no Município”.
      - Esta reunião vai integrar os representantes dos órgãos envolvidos no GEAE e definirá as formas como cada um será acionado, de acordo com a necessidade e a situação. A integração é necessária para não haver nenhuma lacuna. Nós não temos como prever e evitar os efeitos de todos os desastres da natureza, mas temos que estar preparados – salientou Marco Resende.
O GEAE é formado pelos seguintes órgãos: Superintendência das Administrações Regionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; Diretoria de Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Assistência Social; Coordenadoria de Parques e Jardins da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende); Diretoria de Obras da Secretaria Municipal de Obras; Diretoria de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde; Diretoria de Transportes da Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura; e Guarda Municipal, além da própria Defesa Civil.
O plano possui também o GRAC (Grupo de Atividades Coordenadas), que envolve as secretarias de Obras, Serviços Públicos, Assistência Social, Saúde, Educação e Planejamento; AMAR; Fundações Resende Esportes e Hospitalar de Resende; as superintendências municipais de Ordem Pública e de Transporte e Trânsito. A Defesa Civil também compõe este grupo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)