sexta-feira, 24 de dezembro de 2010


Prefeitura de Volta Redonda capacita, mais de 13 mil pessoas em cursos

Capacitação de jovens para o mercado de trabalho é prioridade do Governo Municipal


A formação de mão de obra qualificada, investindo na formação e preparação dos jovens que estão buscando um lugar no mercado de trabalho, é uma das maiores prioridades do Governo Municipal de Volta Redonda. Para isso, a Prefeitura utiliza instrumentos como a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), Fundação Beatriz Gama (FBG), Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e a Coordenadoria Municipal da Mulher, responsáveis pela formação de milhares de profissionais, nas mais diversas áreas, contribuindo para a capacitação da mão de obra no município.  Há dois anos, desde o início do governo do prefeito Antônio Francisco Neto, já se formaram 13.145 mil pessoas nos cursos livres, técnicos e profissionalizantes oferecidos por essas instituições. 
Nos últimos dois anos a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) atendeu, gratuitamente, 4.427 pessoas em cursos técnicos e profissionalizantes. Em 2009 foram 1.004 alunos atendidos nos cursos profissionalizantes e de formação geral. Em 2010 os cursos e projetos desenvolvidos com parcerias atenderam 3.423 pessoas. O presidente da Fevre, José Luiz de Sá, afirmou que a orientação do prefeito Neto foi aproximar a fundação dos sindicatos em geral, em especial o da indústria e o dos empregados na área da construção civil, além de instituições como Senai e Firjan, e fazer parcerias com institutos, universidades, os governos federal e estadual,  para a realização dos cursos. O trabalho vem alcançando resultados positivos na qualificação profissional, principalmente para os jovens. “Estamos também entrando na área da Saúde com a formação técnica. Queremos oferecer melhores condições aos jovens no mercado de trabalho, fazendo essa qualificação da mão de obra. Este é o caminho para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou Sá.
Entre outros, a Fevre oferece cursos de Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática, e Mecânica Industrial – em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec); cursos de ensino à distância, em parceria com o Instituto Técnico Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), de Técnico em Serviços Públicos, Técnico em Comércio, Técnico em Recreação e Lazer, e Técnico em Finanças. Em parceria com a Coordenadoria da Juventude, por meio do programa ProJovem Urbano, do Governo Federal, são atendidos 800 jovens.
SMAC – Segundo o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, em 2010 a Smac formou 4.212 pessoas, em mais de trinta cursos e oficinas de capacitação, como os de Garçom, Culinária, Artesanato em Tear, Cabeleireiro e Manicure. O principal foco destes cursos é capacitar homens e mulheres acima de 16 anos, que estão fora do mercado e não têm uma qualificação profissional. Todos que se formaram recebem atendimento especial se decidirem abrir o próprio negócio. “Pensando em conjunto, fica muito mais fácil e menos arriscado para estas pessoas realizarem seus sonhos”, afirmou Munir, acrescentando que em 2009, foram atendidos pelos cursos da Smac 2,6 mil pessoas.
FBG – Com cursos como o de Padeiro e Confeiteiro, Informática Básica, Silkscreen, Pintura de Parede, Manicure, Artesanato, Mecânica para Autos, entre outros, a Fundação Beatriz Gama (FBG) capacitou 637 alunos em 2009, e 469 em 2010. “Nosso objetivo é atender cada vez melhor a população, e aqueles que pretendem se capacitar e abrir seu próprio negócio podem contar com os cursos da Fundação Beatriz Gama”, apontou o presidente da instituição, Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira. 
O projeto "Mulheres Construindo Autonomia na Construção Civil", realizado pela Coordenadoria da Mulher em parceria com a Fevre, vai formar até março de 2011 cerca de 60 mulheres. Dezoito delas já receberam o certificado de conclusão do curso de Elétrica Predial. As formandas do curso de Pintura sobre Alvenaria receberão o certificado em fevereiro, e as de Ladrilheira em março.
A Coordenadoria da Mulher também ofereceu um Curso de Capacitação a Distancia para Servidores Públicos, em parceria com o Governo Federal, onde foram capacitados 60 profissionais. Também foi oferecido um curso para psicólogos e assistentes sociais, onde foram capacitados 20 profissionais em relação à prevenção da violência contra a mulher. Como desdobramento deste trabalho, os participantes do curso orientaram cerca de mil pessoas, entre mulheres e homens, nos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e nas igrejas.
SMDET - O projeto Espaço Empreendedor, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), teve a participação de mais de 800 servidores da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, ao longo de todo o ano de 2010. O objetivo do projeto - onde foram realizadas 23 palestras e workshops, com os professores mestres e doutores enviados pelas universidades parceiras, sem custo para o município - foi capacitar os servidores e apresentá-los a temas como Atitudes para Superar Desafios; Disciplina e Organização; O ambiente de Inovação; O profissional e o Mercado – Oportunidades e Perspectivas, entre outros.
Com um mercado aquecido para receber os novos profissionais e a criação de novas oportunidades para a capacitação profissional, a Prefeitura Municipal de Volta Redonda ajuda a mudar a perspectiva de vida de milhares de cidadãos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)