quarta-feira, 5 de janeiro de 2011


Alencar tem novo sangramento e volta a UTI de hospital em SP

Alencar luta contra um câncer há mais de 13 anos



O ex-vice-presidente da República José Alencar voltou a ser internado nesta terça-feira na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Líbanês, em São Paulo. O médico Raul Cutait, que integra a equipe que cuida de Alencar, informou que o ex-vice teve um sangramento à noite e que a hemorragia ainda não foi controladada, porque "vai e volta". Cutait disse ainda que o paciente seria submetido a uma hemodiálise e que "até almoçou" hoje.
Segundo um boletim divulgado pela assessoria de imprensa do hospital à tarde, Alencar voltou a ter sangramento intestinal nesta manhã. "Exames estão sendo feitos para definição do local do sangramento e da melhor conduta", diz o comunicado. Nesta manhã, Alencar retomou o tratamento para o câncer no abdome.
O médico oncologista Paulo Hoff afirmou na tarde de segunda-feira, no Hospital Sírio-Libanês, que exames realizados por Alencar revelaram "uma progressão clara" do tumor na região abdominal. "A quimioterapia foi interrompida no início dessa sequência de problemas que ele teve, de obstrução intestinal e sangramento. Então, são mais de dois meses sem tratamento específico para o sarcoma", afirmou. 
Alencar luta contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.

Ao todo, ele foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos. Em janeiro de 2009, Alencar enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação.
A última cirurgia ocorreu no dia 22 de dezembro, quando Alencar foi internado no Sírio-Libanês em caráter de urgência, com quadro de hemorragia digestiva grave. No dia 29 do mesmo mês, o ex-vice-presidente foi submetido a um procedimento para conter um sangramento intestinal causado por um tumor que invade o intestino delgado. No dia 30 de dezembro, após oito dias, Alencar foi transferido da UTI Cardiológica para um quarto comum. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)