Brasileiros são os maiores
consumidores de celulares e TVs HD, diz pesquisa
Os brasileiros lideraram as
compras de telefones celulares, TVs de alta definição, câmeras digitais e
netbooks entre oito dos principais países emergentes e industrializados em 2010,
segundo um estudo da consultoria Accenture.
A pesquisa anual sobre produtos e serviços eletrônicos, que destaca o
surgimento de "um novo paradigma de consumidores de tecnologia",
chama atenção para a sede dos países emergentes por produtos eletrônicos,
comparados aos mercados mais estáveis dos países ricos.
"Com economias mais estáveis e riqueza crescente entre a classe média
desses países, o apetite dos consumidores por tecnologia, especialmente móvel,
é insaciável (nesses países)", diz o estudo.
Em contraste, nos países industrializados não apenas os mercados são mais
maduros, como o efeito da crise econômica é sentido mais fortemente, o que
reduz a disposição para gastos neste segmento.
A consultoria ouviu 8 mil pessoas nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França,
Brasil, Rússia, Índia e China.
Cerca de 55% dos brasileiros ouvidos disseram ter comprado um telefone celular
no ano passado. Quase 30% afirmaram ter adquirido uma TV de alta definição -
mesma proporção de consumidores que compraram uma câmera digital.
Os brasileiros já são os que mais detêm telefones celulares, aparelhos de DVD,
TVs normais e netbooks, de acordo com a pesquisa.
O computador e o laptop foram considerados pelos pesquisadores como "os
gigantes silenciosos" entre os produtos eletrônicos. "Todo mundo tem
um", escreveram os autores do estudo.
No Brasil, 35% dos entrevistados disseram ter comprado um PC no ano passado,
proporção semelhante a da Índia, mas pouco atrás da China.
Os chineses lideraram disparado as compras de Smartphone (quase 40% compraram
um aparelho no ano passado, comparado com menos de 20% dos brasileiros).
O estudo sugeriu que os mercados emergentes estão queimando etapas na aquisição
de produtos eletrônicos, em comparação com a trajetória percorrida pelos
mercados mais saturados dos países industrializados.
"Contrariando as percepções equivocadas mais comuns, um grande segmento de
consumidores nos Bric está mais interessado nas tecnologias mais novas e
inovadoras que em tecnologias mais baratas com menos funcionalidades",
observou a pesquisa.
"As tendências indicam que algumas das novas tecnologias podem estar
tornando outras obsoletas mais rapidamente."
Um exemplo é o computador, cujas taxas de crescimento nas vendas tendem a cair
nos próximos anos, ao passo que a demanda por tablet PCs deve crescer 160%.
O estudo chega a questionar se, no futuro, um novo grupo de poucas e seletas
tecnologias - computadores tablet, netbook, smartphone e leitores e-books -
será capaz de deixar para trás o computador e outros equipamentos eletrônicos.
Para o ano de 2011, de acordo com a pesquisa, os produtos que lideram a
preferência dos consumidores incluem as TVs de alta definição, computadores e
smartphones.
Entretanto, o estudo percebe uma diferença "marcante" entre os
mercados emergentes e industrializados. Enquanto 40% dos respondentes da
pesquisa nos países ricos disseram não ter intenção de comprar eletrônicos em
2011, nos países Bric esse índice foi de apenas 9%.
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