sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

DRM instalou bases emergenciais na Região Serrana


O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), instalou duas bases emergenciais na região serrana, nos municípios de Nova Friburgo e de Teresópolis.


O objetivo é dar mais mobilidade e agilidade às equipes de geólogos e geógrafos que desde o dia 13 de janeiro apoiam as defesas civis do estado e dos municípios assolados pelas chuvas. Outra base está programada para Petrópolis.
O trabalho consiste na identificação das áreas com risco iminente e recomendação de providências para interdição e desocupação imediata dos imóveis.
- Nesse momento de emergência, estamos sobrevoando as áreas afetadas com o apoio do helicóptero cedido pela Petrobras, identificando os locais onde ocorreram deslizamentos e produzindo relatórios fotográficos para a Defesa Civil, com a delimitação, de forma emergencial, das áreas de risco remanescentes associados aos escorregamentos - explica o presidente do DRM, Flavio Erthal.
Equipes foram reforçadas Para reforçar a equipe do Serviço Geológico do Estado, estão participando especialistas das diversas universidades, entre elas PUC-Rio, UERJ e UFRJ, além do Centro de Apoio Científico em Desastres – CENACID, vinculado à UFPR. Hoje, por iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil, chegou a Nova Friburgo uma equipe de especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), que atuará em conjunto com o DRM-RJ. O Ministério de Minas e Energia, através da CPRM – Serviço Geológico do Brasil - colocou à disposição do estado uma equipe de onze geólogos especialistas, que também atuarão, coordenados pelo Serviço Geológico Estadual, no atendimento à emergência e nos desdobramentos que virão, com foco no mapeamento das áreas de risco.
Na região serrana, o DRM-RJ programa o sobrevoo complementar das áreas atingidas nos demais municípios, já contando com especialistas do IPT, enquanto conclui as providências para a incorporação dos geólogos da CPRM nos trabalhos.
- Nosso objetivo é ampliar a área de ação, estabelecendo também uma base em Petrópolis e, destas bases, que funcionam ininterruptamente, possamos atender os municípios de Bom Jardim, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Areal, com a equipe ampliada. Inicialmente, o trabalho deverá ser mantido pelos próximos dois meses, podendo ser estendido na medida que as necessidades sejam melhor dimensionadas - declarou Erthal.
Ontem, em Nova Friburgo, os presidentes do DRM-RJ e do INEA, Marilene Ramos, definiram ações conjuntas de cooperação nos trabalhos que envolvem encostas e rios, a cargo dos dois órgãos, principalmente com foco na coordenação das ações e intercâmbio de informações sobre o meio físico.
Desde maio de 2010, o Serviço Geológico iniciou programa de mapeamento, em cooperação com a Secretaria do Ambiente e INEA, utilizando recursos do FECAM, de outras 30 cidades do estado que não dispunham de mapeamento de suas áreas de risco a deslizamentos. Mapeamento geológico acelerado Os resultados dos primeiros oito municípios já estão em fase final de processamento, enquanto outros oito já estão com resultados preliminares e dez estão na fase inicial, com a realização de oficinas nos municípios para levantamento, junto às Defesas Civis municipais, das áreas de risco.
- Neste terceiro bloco de mapeamento, iniciado em dezembro, a participação nas oficinas de Paty do Alferes, Vassouras e Mendes, já realizadas nesta semana, foi surpreendente, mostrando que os municípios estão muito mais preocupados com as suas áreas de risco - explicou Francisco Dourado, diretor de geologia do Serviço Geológico.
Enquanto atende aos municípios da região serrana na emergência, o Serviço Geológico acelera o programa de mapeamento de prevenção do terceiro bloco de municípios, com a realização de oficinas em Barra do Piraí (24/1); Barra Mansa (26/1); Itatiaia (31/1); Miguel Pereira (3/2) e Paracambi (4/2), faltando definir Paulo de Frontin e Resende.
Erthal afirma que estas informações são fundamentais para o Programa Morar Seguro, conduzido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Obras, pois identifica as áreas de risco nos municípios, possibilitando que as prefeituras tenham a base técnica para os projetos visando intervenções e, se for o caso, a remoção das pessoas afetadas e seu reassentamento, o que será feito com o apoio do Programa.
Os municípios em mapeamento quanto a risco de escorregamentos são Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Nova Iguaçu, Paraty, Piraí, Queimados, Rio Claro (primeiro grupo, em finalização); Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Magé, Maricá, São Gonçalo e Rio Bonito (segundo grupo, em fase de mapeamento) e Vassouras, Barra Mansa, Barra do Piraí, Paty do Alferes, Mendes, Paracambi, Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Itatiaia e Resende (terceiro grupo, em fase de oficinas para levantamento de dados). Um quarto grupo, composto de Casimiro de Abreu, Bom Jardim, Itaboraí e Saquarema, ainda será licitado, pois não teve empresas ganhadoras nos processos de licitação realizados em 2010 (maio e agosto).
Noroeste teve estudos preliminares quanto a pontos de risco Além do mapeamento detalhado, o Serviço Geológico realizou uma série de inspeções preliminares sobre risco de escorregamentos em outros 16 municípios, a maioria deles na região noroeste. O levantamento gerou “Cartas Cadastro de Risco”, que são produtos intermediários, realizados em cooperação com as Defesas Civis municipais, indicando, sobre fotografias aéreas, as áreas de alto risco a escorregamentos de encostas nos municípios. Já foram repassadas “Cartas de Risco” às defesas municipais de Cambuci, Italva, Itaperuna, São Fidélis e São José de Ubá.
Estes produtos são preliminares e prévios ao mapeamento que está sendo realizado nos demais 30 municípios, mas podem ser utilizados pelas Defesas Civis municipais como importante instrumento para redução do risco.
- O DRM-RJ entende que deve disponibilizar aos municípios o máximo de informação possível, que podem ser úteis neste verão, enquanto programamos o mapeamento dos demais municípios - informou Francisco Dourado.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)