quarta-feira, 12 de janeiro de 2011


Encontros de Folias de Reis acontecem em Barra Mansa

Fim de semana será marcado com várias apresentações

Foto: Paulo Dimas
           Como parte da programação da tradicional Festa de São Sebastião, os grupos de Folias de Reis vão se apresentar no próximo fim de semana em Barra Mansa em homenagem aos Santos Reis (06/01) e a São Sebastião (20/01). A folia começa no sábado, dia 15, a partir das 14 horas, com o IX Encontro de Folia de Reis, na quadra poliesportiva do bairro Vista Alegre, promovido pela Associação dos Sertanejos de Barra Mansa e Região (ASBMR). Já no domingo, dia 16, a partir das 9 horas, acontece o VIII Encontro de Folia de Reis, na quadra poliesportiva do bairro Água Comprida, organizada pela Associação de Folia de Reis e São Sebastião, ambas realizadas em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa.
            De acordo com a coordenadora de cultura da ASBMR, Zélia Amorim, foram convidados grupos de Folias de Reis do município e região e a festa está sendo organizada com muito carinho. “Todos os anos organizamos esta festa que reúne toda a família. Os grupos de Folias de Reis passam pelas ruas do bairro até chegarem na quadra e pelo caminho vão conquistando e arrastando uma multidão de pessoas. Muitos param para admirar as apresentações e outros acabam seguindo os grupos até a quadra, onde acontece o encontro. Nossa expectativa é reunir cerca de cinco mil pessoas”, comenta ela.
            Estão sendo esperados no bairro Vista Alegre 15 grupos de Folias de Reis de Barra Mansa, Volta Redonda, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Pinheiral e algumas cidades de Minas Gerais como Arantina, Andrelândia e Bom Jardim. As apresentações de música e dança serão em homenagem aos Santos Reis e a São Sebastião com canto de hinos de louvor, além da animação e apresentação de versos feita pelos palhaços. As músicas serão tocadas em ritmo de percussão e sertanejo com viola, violão, cavaquinho e sanfona. A apresentação poderá ser vista das 14 às 21 horas, na quadra poliesportiva do bairro Vista Alegre, localizada no final da Rua José Jorge dos Reis Meirelles.
            Já para o encontro no domingo, os organizadores esperam reunir cerca de duas mil pessoas que vão poder conferir a apresentação de dez grupos de folia de Barra Mansa, região e algumas cidades mineiras como Arantina e São Vicente. Os grupos também vão cantar e dançar em homenagem aos Santos Reis e São Sebastião. As pessoas poderão conferir o evento no domingo, das 9 às 20 horas, na quadra poliesportiva na Rua Ozório Gomes de Brito, próximo ao nº 737, Água Comprida.
            Folia de Reis – A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo. No Brasil, a festa passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão. Mas, ainda hoje esta cultura se mantém viva nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país no período do dia 24 de dezembro a 06 de janeiro. Na Folia de Reis os grupos são compostos por músicos, instrumentistas, cantores, dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas. Entre os instrumentos estão normalmente viola, violão, sanfona, tambores, reco-reco, flauta, cavaquinho, triângulo, pandeiro, chocalho, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)