sexta-feira, 28 de janeiro de 2011


Mantega nega que reajuste na tabela do IR esteja sob estudo

A reportagem informou que, sem a correção em 2011, a defasagem acumulada da tabela do IR pode chegar a 71,5%.


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que retornou nesta quinta-feira (27) de férias, afirmou ao chegar ao ministério que a correção da tabela do Imposto de Renda não está em estudo. Ontem, o governo admitiu que esse ponto poderia ser negociado com as centrais sindicais.
Questionado a respeito da possibilidade de correção da tabela, Mantega foi lacônico. "Não está sendo estudado isso", afirmou antes de entrar no prédio.
Na tarde de ontem, o governo se reuniu com lideranças das centrais sindicais para discutir tanto a questão da correção da tabela do IR ano-calendário de 2011 quanto o salário mínimo.
Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) afirmou que a correção da tabela é o ponto mais passível de negociação com as centrais.
Os sindicalistas pedem que a tabela seja corrigida em 6,46%, referente à inflação acumulada em 2010 medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Contudo, segundo Carvalho, a tendência do governo é trabalhar com uma correção de 4,5%, referente ao centro da meta da inflação estipulada pelo governo.
A correção da tabela do IR anualmente vinha sendo adotada pelo governo desde 2007, após acordos com as centrais sindicais. Em todos os anos, a tabela foi corrigida em 4,5% em relação ao período anterior. O acordo terminou no ano passado.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)