quarta-feira, 12 de janeiro de 2011


Prefeitura de Resende divulga balanço de ações realizadas na zona rural

Atividades incrementam agropecuária e melhoram a vida da população


O prefeito José Rechuan (DEM) divulgou, na manhã desta terça-feira, dia 11, um balanço das ações realizadas pela Prefeitura na Zona Rural durante os anos de 2009 e 2010. O relatório destaca obras e serviços implementados com o objetivo de valorizar a agropecuária como atividade econômica de Resende e melhorar as condições de vida do homem do campo e da sua família. Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010, a Prefeitura realizou ações em vários setores essenciais desta área do Município, como Saúde, Educação, Segurança, Desenvolvimento Rural, Esporte e Lazer.
-  Mesmo com o crescimento da indústria, do turismo e da área de serviços em nosso município, a agropecuária continua ocupando um lugar de destaque na economia de Resende. Este é um dos motivos pelos quais a Zona Rural deve receber toda a atenção da Prefeitura. Mas, além disso, reafirmo que a nossa administração trabalha para todas as pessoas, na cidade e no campo. Há dois anos não temos medido esforços no sentido de proporcionar melhores condições de vida para toda a população. Temos a consciência de que, dentro das possibilidades existentes, estamos trabalhando muito também pela Zona Rural – disse Rechuan.
O prefeito lembrou que recentemente a Prefeitura entregou uma ambulância à comunidade da Vargem Grande, cujos moradores vão receber também da administração municipal nos próximos meses uma nova escola para alunos do ensino fundamental. Outra melhoria realizada pelo Município na área do ensino foi a reforma da Escola Municipal Francisco Aguiar (Bagagem). A Prefeitura realizou também reparos nas escolas municipais Adelaide Salgado (Capelinha) e Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari).
 Já as famílias residentes no distrito da Vila da Fumaça foram contempladas com o serviço de policiamento ostensivo através de uma parceria da Prefeitura com a Polícia Militar. Uma viatura foi deslocada para a localidade visando realizar rondas permanentes nas comunidades rurais. Em 2010, a Prefeitura construiu a nova ponte sobre a Rio Piratininga, na Boca do Rego, atendendo dessa maneira a uma reivindicação antiga dos moradores locais. A ponte foi inaugurada no dia 06 de novembro.
Por meio de um trabalho conjunto da administração municipal com o Governo do Estado, vem sendo construída a Estrada Parque. A obra já é considerada de grande importância para o incremento do turismo. E na Serrinha do Alambari, a Guarda Municipal intensifica cada vez mais a vigilância sobre o patrimônio ambiental, tendo realizado em menos de quatro meses três apreensões de palmito extraído ilegalmente.
Além destas ações, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, implantou a Feira Sertaneja, que acontece todo terceiro do mês no Parque de Exposições; iniciou uma série de cursos de capacitação destinados a este segmento; implantou a Patrulha Mecanizada através de uma parceria com o Governo do Estado; priorizou as campanhas de vacinação do rebanho; e aumentou o número de produtos regularizados com o “Selo Legal”, que atesta a qualidade das mercadorias produzidas e comercializadas na região;
No caso das campanhas de imunização, os resultados positivos deste trabalho podem ser verificados no índice de animais bovinos vacinados durante a campanha contra a febre aftosa em Resende no ano passado: 99,9 por animais foram imunizados. Já a Feira Sertaneja, além de oferecer atrações típicas da área rural para a população, os produtores comercializam diversas mercadorias, como hortaliças, doces, compotas, frutas, queijos e derivados. Outras atrações da Feira são música ao vivo (forró), exposição de artesanato e de pequenos animais, barraquinhas de comida, e atividades recreativas para as crianças.
- É importante destacar que desde o primeiro mês do nosso governo, em janeiro de 2009, temos trabalhado muito para manter as estradas rurais em condições de tráfego. Mesmo com a intensidade das chuvas, que vêm causando transtornos em algumas vias, a ação da Prefeitura acontece de forma rápida no sentido de garantir o escoamento da produção e o deslocamento dos moradores para a área urbana – concluiu Rechuan. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)