quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011


Apple lança sistema de assinaturas na App Store

Serviço funciona com compras feitas dentro dos aplicativos


A Apple lançou o The Daily no começo do mês e mostrou um pouco do que podemos esperar do novo sistema de assinaturas para revistas e jornais, que finalmente foi revelado. Hoje, a empresa publicou mais detalhes de como funcionará o sistema e o lançou oficialmente.
As assinaturas funcionarão da mesma forma que as compras feitas de dentro dos aplicativos, as In-App Purchases. As editoras escolhem o preço e a duração da assinatura (semanal, mensal, bimestral, trimestral, anual ou bienal). Com um clique, os consumidores fazem a assinatura e são cobrados em seus cartões. É possível gerenciar todas as assinaturas da página pessoal do usuário, incluindo o cancelamento automático da assinatura, se ela não for renovada.
A Apple irá processar todos os pagamentos, ficando com 30% de todas as compras feitas no aplicativo. “Nossa filosofia é simples: quando a Apple traz um novo assinante para o aplicativo, ganha 30%; quando a editora traz um assinante novo ou existente para o aplicativo, o editor mantém 100% e a Apple não ganha nada”, disse Steve Jobs, CEO da Apple. “Tudo o que pedimos é que, se um editor está fazendo uma oferta de assinatura fora do aplicativo, a mesma oferta (ou melhor) deve ser feita dentro do aplicativo, de modo que os clientes possam facilmente se inscrever com apenas um clique, direto no aplicativo. Acreditamos que este serviço de assinatura inovador fornecerá aos editores uma nova oportunidade para ampliar o acesso ao seu conteúdo digital para iPad, iPod touch e iPhone, encantando os assinantes novos e existentes”, explicou.
As editoras que usam o serviço de assinatura no aplicativo também podem usar outros métodos de aquisição de assinantes digitais fora do aplicativo. Por exemplo, as editoras podem vender assinaturas digitais em seus sites, ou podem optar em fornecer acesso gratuito para os assinantes existentes. Como a Apple não está envolvida nessas transações, não há compartilhamento de receitas ou de troca de informações sobre o cliente.
Os editores devem oferecer o seu próprio processo de autenticação dentro de seu aplicativo para assinantes que se inscreveram fora do app. No entanto, a Apple exige que se um editor decidir vender uma assinatura digital separadamente, fora do aplicativo, a mesma oferta, ao mesmo preço ou menos, seja disponibilizada para os clientes que desejarem se inscrever dentro do aplicativo. Além disso, as editoras já não podem fornecer links em seus aplicativos (para um website, por exemplo) que permitam que o cliente compre conteúdo ou assinaturas fora do mesmo.
A Apple preza pela privacidade dos clientes. Ao adquirirem uma assinatura atrás do novo sistema, é dada a opção de fornecer às editoras o nome, endereço e CEP. O uso de tais informações será regido pela política da editora, ao invés da política de privacidade da Apple. As editoras podem solicitar informações complementares de clientes da App Store, desde que esses clientes tenham escolhas claras, e sejam informados de que qualquer informação adicional será tratada de acordo com a política de privacidade da editora, não da Apple.

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