Apple lança sistema de assinaturas na App Store
Serviço funciona com compras feitas dentro dos aplicativos
A Apple lançou o The Daily no começo do mês e mostrou um
pouco do que podemos esperar do novo sistema de assinaturas para revistas e
jornais, que finalmente foi revelado. Hoje, a empresa publicou mais detalhes de
como funcionará o sistema e o lançou oficialmente.
As assinaturas funcionarão da mesma forma que as compras
feitas de dentro dos aplicativos, as In-App Purchases. As editoras escolhem o
preço e a duração da assinatura (semanal, mensal, bimestral, trimestral, anual
ou bienal). Com um clique, os consumidores fazem a assinatura e são cobrados em
seus cartões. É possível gerenciar todas as assinaturas da página pessoal do
usuário, incluindo o cancelamento automático da assinatura, se ela não for
renovada.
A Apple irá processar todos os pagamentos, ficando com 30%
de todas as compras feitas no aplicativo. “Nossa filosofia é simples: quando a
Apple traz um novo assinante para o aplicativo, ganha 30%; quando a editora
traz um assinante novo ou existente para o aplicativo, o editor mantém 100% e a
Apple não ganha nada”, disse Steve Jobs, CEO da Apple. “Tudo o que pedimos é
que, se um editor está fazendo uma oferta de assinatura fora do aplicativo, a mesma
oferta (ou melhor) deve ser feita dentro do aplicativo, de modo que os clientes
possam facilmente se inscrever com apenas um clique, direto no aplicativo.
Acreditamos que este serviço de assinatura inovador fornecerá aos editores uma
nova oportunidade para ampliar o acesso ao seu conteúdo digital para iPad, iPod
touch e iPhone, encantando os assinantes novos e existentes”, explicou.
As editoras que usam o serviço de assinatura no aplicativo
também podem usar outros métodos de aquisição de assinantes digitais fora do
aplicativo. Por exemplo, as editoras podem vender assinaturas digitais em seus
sites, ou podem optar em fornecer acesso gratuito para os assinantes
existentes. Como a Apple não está envolvida nessas transações, não há
compartilhamento de receitas ou de troca de informações sobre o cliente.
Os editores devem oferecer o seu próprio processo de
autenticação dentro de seu aplicativo para assinantes que se inscreveram fora
do app. No entanto, a Apple exige que se um editor decidir vender uma assinatura
digital separadamente, fora do aplicativo, a mesma oferta, ao mesmo preço ou
menos, seja disponibilizada para os clientes que desejarem se inscrever dentro
do aplicativo. Além disso, as editoras já não podem fornecer links em seus
aplicativos (para um website, por exemplo) que permitam que o cliente compre
conteúdo ou assinaturas fora do mesmo.
A Apple preza pela privacidade dos clientes. Ao adquirirem
uma assinatura atrás do novo sistema, é dada a opção de fornecer às editoras o
nome, endereço e CEP. O uso de tais informações será regido pela política da
editora, ao invés da política de privacidade da Apple. As editoras podem
solicitar informações complementares de clientes da App Store, desde que esses
clientes tenham escolhas claras, e sejam informados de que qualquer informação
adicional será tratada de acordo com a política de privacidade da editora, não
da Apple.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)