quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


Prefeitura inova com trio elétrico e marchinhas para embalar o carnaval de rua de Pinheiral

Contemporâneo e tradicional: além do axé, marchinhas no trio com a Banda Ilha do Sol


A Prefeitura Municipal de Pinheiral inova no que já é tradicional e reconhecidamente uma das melhores festas carnavalescas de rua da região Sul Fluminense. Aliás, em 2011 a população terá literalmente um “Carnaval para Todas as Gerações”: o Alá-la-ô e o Bafo da Onça vão abrir alas para serem embalados pela primeira vez em Pinheiral ao som de um TRIO ELÉTRICO.
Durante cinco noites de festa e duas matinês, de 04 a 08 de março, os foliões serão embalados não só pelo Axé Music, mas também das tradicionais marchinhas no TRIO ELÉTRICO que será comandado pela BANDA ILHA DO SOL. A programação é inédita com entrada gratuita e classificação livre.
 A abertura oficial do “Carnaval para todas as Gerações” será feita na sexta-feira (04/03), às 20 horas, pelo prefeito Antônio Carlos Leite Franco, o Doutor Toninho, que fará a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, na Praça Brasil, no Centro. Após, acontece o desfile de 300 integrantes do projeto “Ativaidade” (programa de esporte adaptado voltado para a terceira idade), da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; seguido do grupo de convivência “Queremos Viver” (programa social voltado para a terceira idade) e do Grupo de Mulheres Renascer, ambos coordenado pela Secretaria de Assistência Social e do bloco da APAE Cantinho Feliz.
- O objetivo também é o resgate da raiz do carnaval através das marchinhas, principalmente porque Pinheiral sempre teve essa característica histórica cultural, em ser um carnaval da família. Temos conseguido a cada ano promover junto com a população um carnaval de tradição, freqüentado por todas as gerações-, destacou o prefeito, Doutor Toninho relembrando o baixo índice de ocorrências registrado pelas polícias Civil e Militar, a cada término de carnaval nos últimos anos: “Queremos preservar essa vitória que é promover em Pinheiral um carnaval da paz”, disse.
 Blocos carnavalescos, Rei Momo e muita folia com segurança estão garantidos no carnaval de Pinheiral que será invadido pelo trio elétrico Sol Nascente, pioneiro do Sudeste do Brasil. A expectativa é que mais de 80 mil foliões participem dos cinco dias de festa, de acordo com informação da Comissão Especial de Eventos. São esperados em média 15 mil pessoas por dia, da cidade e de municípios da região, durante a festa carnavalesca.
- É o hoje tocando o ontem. O trio elétrico representa o jovem do carnaval atual e as marchinhas representam o carnaval da tradição e da cultura, das outras gerações. É a junção do contemporâneo e do tradicional neste carnaval que tem como tema o ‘Carnaval para todas as Gerações’-, destacou a secretária de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sediene Maia dos Santos.
O Trio Elétrico SOL NASCENTE com 150 mil watts de potência contém elevadores laterais e muita energia para realizar um carnaval literalmente baiano. O pioneiro do Sudeste do Brasil e o primeiro do Mundo na modalidade carreta está chegando a Pinheiral para agitar o carnaval. A Sol Nascente Central de Trios Elétricos é uma empresa da área de entretenimento e marketing com uma longa história. Fundada em 1979 tem como objetivo proporcionar alegria e espontaneidade, características do carnaval baiano, e identificado no seu mais conhecido ícone: o Trio Elétrico. A projeção nacional foi conquistada com a realização de centenas de shows e eventos que proporcionou apresentações em vários estados do Brasil.
- O Governo Municipal promoverá um carnaval inédito trazendo um trio elétrico para Pinheiral. O tema deste ano reflete o que foi proposto pela atual Administração -, destacou o presidente da Comissão Especial de Eventos e secretário de Planejamento, Finanças e Eventos, Armando Alves Gusmão. Além da parceria com a Polícia Militar, a segurança para moradores e visitantes será reforçada com a atuação de 100 seguranças. A parceria do atual Governo Municipal com a autoridade Militar visando intensificar as ações em segurança para o folião tem gerado bons resultados e baixos índices de incidências neste período, conforme registrado em festividades anteriores na 101ªDP. 
O atendimento também será reforçado com a equipe da Secretaria de Saúde que terá uma equipe, com enfermeiros e médico, atendimento de emergência ‘in loco’ no posto de atendimento que será equipado com uma ambulância, próximo à entrada da Praça Brasil, no centro. Além disso, profissionais também estarão de plantão no Pronto-Socorro.
Outro foco do trabalho será voltado para a conscientização, no posto de atendimento ‘in loco’ haverá a distribuição de preservativos e panfletos informativos sobre a dengue visando à conscientização da população. Cerca de dois mil leques também estão sendo confeccionados para a distribuição. Na programação o folião será embalado oficialmente ao som do TRIO ELÉTRICO com a BANDA ILHA DO SOL, em cinco dias de festa (04 a 08 /03), e as matinês com som mecânico que acontecerão domingo e terça-feira (06 e 08/03), a partir das 16 horas, na Praça Brasil, no centro da cidade. Porém, no município as festividades vão começar na quinta-feira (03/03) com o desfile tradicional do bloco ‘Piranhas dos Atoxanos’, às 19 horas, com saída do bairro Paraíso até a Praça Brasil.
O desfile oficial dos blocos carnavalescos abrirá todas as noites de festa: no primeiro dia de folia, sexta-feira, (04/03), a partir das 20h30min., será iniciado com o desfile de 300 integrantes do projeto “Ativaidade” (programa de esporte adaptado voltado para a terceira idade), da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; seguido do grupo de convivência “Queremos Viver” (programa social voltado para a terceira idade) e o Grupo de Mulheres Renascer, ambos coordenado pela Secretaria de Assistência Social. Logo após, entram na ‘pista da folia’ os integrantes do bloco “Botafogo Eterna Paixão”.
No segundo dia de folia, sábado (05/03) o desfile dos blocos começa às 20h15min. embalado pelo bloco “Te Amo Flu”, após, seguido dos micareteiros do bloco “Chupa, mas não Baba”. No domingo (06/03) a programação continua com a estreia do bloco “Amigos das Palmeiras”, às 20h15min., abrindo o desfile dos blocos; seguido, da animação do bloco “Paixão Rubro Negra”. Na segunda-feira (07/03) às 20h15min. o bloco Unidos do Vira-Copo” inicia o desfile seguido do bloco “Pinga Pura”. No último dia de festa, terça-feira (08/03) às 20h15min. haverá a estreia do bloco “Jaum Mandado” e finalizado com a alegria do bloco “Amigos do Vasco da Gama”. Os bailes carnavalescos serão animados e finalizados todos os dias pelo TRIO ELÉTRICO com a BANDA ILHA DO SOL. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)