terça-feira, 8 de fevereiro de 2011


Região serrana: segurados do INSS podem pedir adiantamento de renda a partir de hoje

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que moram nos municípios da serra fluminense atingidos pelas chuvas podem pedir a partir de ontem (7) o adiantamento de uma renda mensal.


Para garantir a retirada do dinheiro não é necessário ir a uma agência da Previdência Social, basta formalizar o requerimento assinando o termo de opção no banco em que recebe o pagamento.
De acordo com o diretor de Benefícios do INSS, Benedito Brunco, os segurados que fizerem a opção na agência bancária ou nos terminais de autoatendimento dos bancos que oferecem esse serviço terão o crédito liberado imediatamente. O objetivo, segundo o diretor, é agilizar o processo de reconstrução, disponibilizando recursos às pessoas que vivem em um dos sete municípios que decretaram estado de calamidade (Petrópolis, Teresópolis, Sumidouro, Bom Jardim, Areal, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto).
“Com isso nós esperamos que a pessoa possa movimentar na hora o saque da sua antecipação, sem ter que procurar o INSS para ter esse direito. São nove instituições financeiras que pagam o benefício na região e alguns bancos fazem a opção até no terminal de autoatendimento. Preenchido o formulário no ato, eles têm condições de sacar o dinheiro equivalente a essa parcela de um valor bruto mensal”, informou.
De acordo com o INSS, o direito de opção pelo adiantamento ficará disponível até 31 de março e será possível a cerca de 110 mil beneficiários, que recebem valores permanentes. Não tem direito a retirar o salário antecipado quem recebe benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.
A devolução dos recursos será feita em até 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros, por meio de descontos a partir da folha de pagamento referente ao mês de maio.
Durante os cinco primeiros dias de vigência da medida, o atendimento nos bancos se dará, preferencialmente, de acordo com o seguinte cronograma: para benefícios de final 1 e 6, em 7 de fevereiro; final 2 e 7, em 8 de fevereiro; final 3 e 8, em 9 de fevereiro; final 4 e 9, em 10 de fevereiro; final 5 e 0, em 11 de fevereiro.
Os beneficiários que perderam a documentação pessoal por causa das enchentes deverão providenciar nova documentação antes de solicitar a antecipação de renda.
Outras informações podem ser obtidas por meio da Central 135. A ligação é gratuita quando feita de telefone fixo e tem o custo de ligação local quando realizada de celular.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)