quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011


Sistema de Saúde de Porto Real ganha reforço de mais estudantes de Medicina

Dose estagiários irão auxiliar no atendimento do hospital e atuar no Programa Saúde da Família


            Dose acadêmicos do nono período do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa) começaram a participar nesta terça-feira (1) do atendimento médico do Hospital Municipal São Francisco de Assis e de três postos de saúde do Programa Saúde da Família (PSF’s)  de Porto Real. Daqui a quatro semanas este grupo será substituído por outros universitários através de um sistema de rodízio por um período previsto de um ano.
            A futura médica Fernanda Soares (23) vai integrar a equipe do posto do PSF do bairro Freitas Soares. Ela afirmou estar entusiasmada com o projeto e aproveitou para elogiar as instalações do Hospital Municipal São Francisco de Assis, inaugurado em novembro do ano passado: “O hospital é muito bonito e a organização é excelente, algo diferenciado na região”, declarou. A acadêmica Mariana Cunha (21)  também faz parte do grupo e participará do atendimento às famílias cadastradas pelo PSF do bairro Jardim Real. “Será importante para nossa formação porque iremos vivenciar a realidade de Porto Real”, disse.
            Mariana terá acompanhamento da médica Silvana Espindola, que também trabalha no PSF do Jardim Real: “Achei a proposta interessante porque, além da população, tanto os médicos quanto os estudantes sairão ganhando, porque eles poderão sedimentar seus conhecimentos e nós também aprenderemos com eles”, frisou.
            A aproximação entre o conhecimento acadêmico e a prática médica destacada pela Dra. Silvana é justamente o principal objetivo da parceria, segundo explicou o Coordenador do curso de Medicina do UniFoa e Diretor Clinico do Hospital São Francisco de Assis, Dr. Mauro Tavares: “Estamos concretizando um sonho idealizado pelo próprio prefeito Serfiotis, que é justamente mudar a idéia de que os conhecimentos acadêmicos existem somente atrás dos muros das universidades. Com isso nossos pacientes terão atendimento de protocolos atualizados e estabelecidos pelo próprio Ministério da Saúde”, argumentou.
            O convênio entre a prefeitura e o UniFoa foi assinado em novembro do ano passado. No inicio de dezembro, sete universitários começaram a estagiar em plantões de 24 horas semanais no Hospital Municipal São Francisco de Assis sob supervisão dos médicos plantonistas do hospital.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)