sexta-feira, 4 de março de 2011


Presidente dos EUA assinará tratados de previdência e aviação e terá agenda cronometrada

A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, nos próximos dias 19 e 20, terá atividades cronometradas para que ele aproveite cada segundo da viagem.



Em Brasília, o chefe de Estado americano e a presidenta Dilma Rousseff fecharão vários acordos de cooperação. No Rio de Janeiro, Obama e a família querem visitar o Pão de Açúcar e o Corcovado e uma praia.
Obama e Dilma devem fechar um acordo para o aumento dos voos entre os dois países. Também há planos para a divulgação da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, em parceria com a iniciativa privada e o governo americano. As informações são de diplomatas dos dois países.
No dia 19, no Palácio do Planalto, Obama e Dilma assinarão dez acordos bilaterais. Um deles é o que se refere ao espaço aéreo: durante cinco anos, empresários brasileiros e americanos terão facilidades no esforço de aumentar o número de voos entre os dois países. Porém, as exigências serão definidas e terão de ser seguidas à risca.
Contribuição para previdência nos EUA servirá para o Brasil
No caso dos cerca de um milhão de brasileiros que vivem nos EUA, eles deverão ser beneficiados pelo acordo de cooperação na área de Previdência Social. Pelo acordo, aquele que paga a Previdência nos Estados Unidos e resolver voltar para o Brasil, aproveitará o que pagou no território americano.
Os textos de todos os acordos ainda não foram fechados. As assessorias de Obama e Dilma trabalham em ritmo acelerado para organizar os termos das parcerias para as áreas de cooperação comercial, educacional, cultural, de ciência e tecnologia e também de programas sociais. 
Obama deve desembarcar no Brasil no dia 18 (sexta-feira) à noite acompanhado pela primeira-dama, Michelle, e pelas filhas Sasha e Malia, além de uma comitiva que deve reunir cerca de mil pessoas. Eles passarão o dia 19 em Brasília e, no dia seguinte, viajam cedo para o Rio de Janeiro.
No Rio, Obama, a mulher Michelle e as duas filhas querem aproveitar parte do dia visitando locais turísticos, como o Pão de Açúcar, o Corcovado e uma praia. O presidente americano decidiu também que irá a uma comunidade pacificada e vai fazer um discurso de cunho mais popular.
O fato de Obama visitar o Brasil com a família tem significado especial, de acordo com a diplomacia brasileira. É a demonstração de que as relações dos Estados Unidos com o Brasil vão além das questões de Estado.
Ainda não foi definida a agenda de atividades das filhas de Obama, Malia, de 11 anos, e Sasha, de 9 anos. A Embaixada dos EUA recomendou que as crianças participem de atividades socioeducativas.
Do Brasil, Obama seguirá com a família para o Chile e depois irá para El Salvador.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)