Os brasileiros que vivem no Japão poderão sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) lá mesmo a partir do próximo mês.
O anúncio será feito oficialmente na cidade japonesa de Nagoia, no dia 1º de agosto, quando será comemorado o aniversário de 20 anos do Dia dos Brasileiros naquele país.
A Caixa Econômica Federal e o Itamaraty assinarão um termo de compromisso que permitirá, já no dia 2, que os trabalhadores solicitem, em caráter experimental, o saque dos valores do Fundo por intermédio dos consulados-gerais do Brasil no Japão. Segundo a Caixa, "há planos para o oferecimento desse serviço em outros países, ainda a serem definidos".
Para retirar o benefício, o trabalhador deve estar enquadrado em uma das condições de habilitação do saque do FGTS e possuir a documentação correspondente ao seu caso. Depois, é necessário preencher o formulário "Solicitação de Saque FGTS", disponível nos sites da caixa e do fgts , e comparecer a um dos consulados localizados em Tóquio, Nagóia ou Hamamatsu com o formulário e a documentação exigida.
A documentação entregue aos consulados será encaminhada para uma unidade da Caixa no Brasil, e o crédito será realizado em conta que o trabalhador tenha na estatal ou em qualquer outro banco brasileiro. Caso não possua uma conta no Brasil, o beneficiário poderá indicar um terceiro de sua confiança, com conta no país, para receber os valores. A lista de habilitados a sacar o benefício e de documentos necessários está disponível nos sites da CAIXA e do FGTS.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)