terça-feira, 13 de julho de 2010

Estatuto da Criança e do Adolescente completa duas décadas hoje


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei 8.069, de regulamentação dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme as diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988, comemora hoje 20 anos. 
O código passou por inúmeras modificações, as quais ainda estão sendo realizadas.
De acordo com especialista da área tutelar de Volta Redonda, Reginaldo Araújo, hoje é um dia de grande importância para a sociedade de um modo geral.
"São duas décadas de avanços em prol das crianças e dos adolescentes."
O advogado enfatiza que o Estatuto da Criança e do Adolescente busca a cada dia proteger mais a criança e educá-la, esclarecendo os direitos e deveres que ela tem e que deve seguir, sendo submetida às devidas punições.
"Ainda bem que o ECA entrou no lugar do Código do Menor, a lei que antes o Conselho Tutelar obedecia. Hoje, os menores são mais assistidos e amparados pelo estatuto em comparação a anos atrás", esclareceu Reginaldo.
Atualmente, a sociedade lida com vários problemas que envolvem menores vítimas de maus-tratos, abusos sexuais, entre outras situações de risco e, de outro lado, menores infratores autores de crimes.
O papel do ECA é fazer valer o direito das crianças e dos adolescentes em todas as áreas, adequando as diversas políticas e secretarias. 
Ainda segundo o advogado para ter maior efetivação, as políticas de maneira geral precisam ser mais exercidas para fazer valer a efetivação do estatuto.
Para o Araújo é apenas no exercício da prática que se torna possível avaliar a eficácia do ECA.
"É claro que ainda existem muitas falhas, mas o atual código tem procurado corrigi-las", conclui o especialista.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)