quarta-feira, 21 de julho de 2010

Festival Vale do Café começa dia 23

Foto: Valdinei Ferreira


O Vale do Café, no interior fluminense, se prepara para mais uma edição do consagrado festival cultural em suas fazendas históricas.

O projeto, idealizado por Cristina Braga e Turíbio Santos, tem o objetivo de fortalecer o polo turístico cultural, contribuindo com o desenvolvimento econômico do interior do Estado do Rio de Janeiro.
Pela primeira vez, durante os dez dias de evento, haverá programação em todas as cidades da região - Vassouras, Rio das Flores, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Três Rios. Turistas nacionais e internacionais poderão participar de palestras, cursos, manifestações populares e, ainda, assistir a shows e concertos em igrejas, casarões, praças e fazendas históricas, tendo como fonte de inspiração o belo Vale do Paraíba.
Degustar o verdadeiro sabor da comida do interior, nos diferentes restaurantes das cidades, está entre as atrações da região durante o Festival.
Este ano, o evento conta com a participação da Fazenda Monte Alegre, em Paty do Alferes, propriedade do escultor Gabriel Fonseca, que fez do grande jardim da fazenda o Parque de Esculturas Lucia Miguel Pereira. No dia 24, às 11h, o artista fará uma exposição in natura no jardim da Monte Alegre, com obras de 11 artistas - ex-alunos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Além disso, grandes artistas nacionais, das mais variadas formações, vão abrilhantar o Festival do Vale do Café, em apresentações nas fazendas Florença, São Luiz da Boa Sorte, Guaritá, Santo Antônio, São João da Prosperidade, Taquara, Vista Alegre, São João da Barra, Cananéia, Pão Grande, Cachoeira Grande e Chacrinha.
A população de Vassouras, Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa e os visitantes também poderão acompanhar o Cortejo de Tradições, que integra as principais manifestações culturais das comunidades do Vale do Paraíba, como caxambus, jongos, caninhas verdes e calangueiros e as tradicionais folias de reis.
Durante o evento, serão realizadas, ainda, cerca de 15 oficinas e cursos, como canto a bandolim, violoncelo, contrabaixo, violino, sax, clarineta, trompete, harpa, entre outros. A direção dos cursos é do renomado violonista Turíbio Santos e participação é gratuita. A relação de cursos, professores e instruções para inscrição estão disponíveis no site www.festivalvaledocafe.com - na sessão Cursos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)