segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ilha Grande faz festa para Santana, padroeira da Ilha Grande

 
Bela missa e cortejo marcaram evento na Praia de Freguesia de Santana

A devoção a Santana, avó de Nossa Senhora, padroeira da Ilha Grande, leva, todos os anos, no final de julho, dezenas e dezenas de fiéis a organizarem a festa religiosa em sua homenagem, na igreja secular da Praia de Freguesia de Santana (Ilha Grande).
A festa neste ano aconteceu no sábado, dia 24. A comissão organizadora, formada por alguns moradores da Ilha e do continente, porém,  começa a trabalhar semanas antes da festa, no continente, aprontando todos os detalhes. Alguns deles, como Laura Carneiro, Zuleika e Ênio, nasceram na Ilha Grande e hoje moram no Centro da cidade. Eles são os mais entusiasmados do grupo. Chegam à igreja dias antes da festa e praticamente acampam em um dos salões, para preparar todos os detalhes.
A festeira deste ano foi Maria de Carvalho, moradora da Ilha (Praia de Japariz), comunidade próxima à Freguesia. Desde criança ela participa da festa,  e se sentia muito feliz em ser a festeira. “Quando criança, vinha para a festa pela trilha, junto com minha família, e era um grande evento. Vinham famílias de quase todas as praias. Agora, há 20 anos, com o apoio da prefeitura, resgatamos a festa e espero que ela volte a crescer como antigamente. Hoje recebemos apoio das fundações de Cultura e de Turismo de Angra para realizá-la”- explica ela.
Os festejos aconteceram durante todo o sábado com apresentação da banda da Defesa Civil, seguida de uma bela missa cantada às 10h, celebrada por padre Camilo, e uma rasoura (pequena procissão),no interior da igreja, com a imagem de Santana sendo carregada no andor por alguns fiéis.
Almoço, venda de cachorro-quente, barraquinha de artesanato reciclável de bambu e madeirite sobre a festa, feito pelo artista Flávio Selassiê, movimentavam o pátio da igreja.Leilão e forró encerraram o festejo durante a noite.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)