segunda-feira, 5 de julho de 2010

PARQUE DAS ÁGUAS COMPLETA 10 ANOS E
RECEBE OBRAS DE MELHORIAS DA PREFEITURA

Número diário de visitantes cresceu de 600 para dois mil


Desde a administração do prefeito José Rechuan (DEM), em janeiro de 2009, o número de pessoas que frequentam o Parque das Águas teve um aumento significativo, passando de 600 para dois mil a quantidade de visitantes que passam diariamente por esta área de lazer. O crescimento, segundo avaliação do presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo José Fontanezzi, deve-se, principalmente, ao trabalho iniciado no ano passado com o objetivo de revitalizar o Parque das Águas.
”Quando assumimos a AMAR, que funciona dentro do Parque, o local estava abandonado, com a pista de caminhada esburacada e deficiências no sistema de vigilância, entre outros problemas. Nossa primeira iniciativa foi melhorar a segurança, colocando seis guardas municipais para vigiar o parque diariamente, e melhorar a iluminação noturna”, destacou Fontanezzi.
Ainda de acordo com o presidente da agência, depois destas duas primeiras medidas, o órgão iniciou ações para a melhoria da imagem do parque, com o corte permanente da grama, a pintura dos prédios localizados no interior da área, entre os quais a própria sede da AMAR; o plantio de jardins; a reforma das pistas de caminhada e de skate; a revitalização dos quiosques de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos; a recuperação do lago artificial; e a implantação de academia de ginástica ao ar livre, onde profissionais da FUNRESP (Fundação Resende Esporte) promovem atividades esportivas. Implantada através de uma parceria com a UNIMED, a academia de ginástica foi inaugurada no dia 11 de agosto do ano passado.
“Ainda há muito que fazer, mas estamos dando continuidade, este ano, em várias medidas e projetos que servirão para revitalizar, ainda mais, o Parque das Águas. Vamos cobrir o anfiteatro, que tem capacidade para 80 pessoas, e transformar o PX Clube de Resende, que fica nas proximidades do parque, em uma Escola de Educação Ambiental, com auditório para 50 pessoas. Faremos isso em parceria com o PX”, anunciou o presidente da AMAR, salientando que os projetos para 2010 ainda estabelecem a sinalização da pista de caminhada, a reforma dos brinquedos infantis e da sede da AMAR e ainda a construção de uma quadra de bocha.

HISTÓRIA
Criado em 2000, o Parque das Águas se localiza numa área aonde estudos técnicos constataram a qualidade da água para o consumo existente sob o terreno no qual esta área de lazer foi construída. Atualmente, existem três poços artesianos no parque, cuja área total mede cerca de 30 mil metros quadrados e funciona de domingo a domingo, das 6 horas às 22 horas.
O local é procurado para a prática de esporte, uma vez que, além das pistas de caminhada e de skate, abriga quadra de areia para jogos de vôlei e futebol. Todos os anos o local recebe também eventos esportivos, como campeonato de aeromodelismo, vôlei e futebol de areia, além de eventos ecológicos e de educação ambiental. O mais recente foi a Semana do Meio Ambiente, que aconteceu de 7 a 11 de junho, com palestras e exibição de filmes sobre o meio ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)