quinta-feira, 8 de julho de 2010

Piraí amplia oferta de
cursos técnicos na região

CVT vai capacitar e melhorar renda do trabalhador,
afirma Tutuca


Construído em tempo recorde – menos de um mês -, já está em pleno funcionamento o prédio que abriga o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), o Centro de Ensino Tecnológico e Profissionalizante (CETEP) e a nova FAETEC de Piraí. Com as novas instalações, a oferta de vagas em diversos cursos será significativamente ampliada, passando das atuais 800 para mais de 1.500, nos três turnos. O prédio dispõe também de um telecentro – o Centro de Democratização Digital -, aberto ao público, que poderá utilizá-lo para qualquer tipo de consulta.
As novas instalações foram inauguradas no dia 2 de julho, em solenidade que contou com a presença do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), do Vice-governador Luiz Fernando Pezão, representando o Governador Sérgio Cabral; do atual e ex-Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, respectivamente Luis Edmundo Costa Leite e deputado federal Alexandre Cardoso; do presidente da FAETEC, Celso Pansera; da diretora da FAETEC-Piraí, Suely Venâncio; de vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e alunos dos cursos oferecidos atualmente pela FAETEC.
O Vice-governador Pezão provocou risos quando disse que em toda sua carreira política jamais havia participado de uma solenidade de inauguração tão rápida. Citou que na véspera estivera num encontro na Baixada, em que apenas dois discursos duraram quase uma hora, enquanto na inauguração do CVT de Piraí os seis discursos que antecederam ao dele levaram menos de 40 minutos. O motivo da rapidez era a coincidência da solenidade com o horário do jogo Brasil x Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo. A solenidade, iniciada ó volta das 9h20, durou menos de uma hora.
Pezão destacou a importância da obra para a população de Piraí, que estará mais capacitada a ocupar os empregos que gerados pelas indústrias que se instalam no município e lembrou o importante papel desempenhado por Gustavo Tutuca, quando Secretário de Governo, junto ao Governo do Estado, para que se concretizasse a instalação do CVT de Piraí:
“O estado já instalou mais de 45 CVTs, que têm representado uma verdadeira revolução em cada cidade que os receberam e em Piraí não será diferente”, frisou Pezão.


Fábrica de bons profissionais
O presidente da FAETEC, Celso Pansera, agradeceu ao Prefeito Tutuca, ao ex-Secretário de Governo Gustavo Tutuca, ao ex-Secretário estadual Alexandre Cardoso e ao vice-governador Pezão o apoio para que fosse possível entregar a obra no prazo e destacou que, com a ampliação de cursos, Piraí vai poder formar trabalhadores mais qualificados, o que melhorará também os salários.
A rapidez da obra impressionou também o Secretário Luis Edmundo, levando-o a afirmar que com empenho, dedicação e vontade política tudo é mais rápido.
“Tenho a convicção de que estamos entregando não apenas uma unidade de ensino, mas uma fábrica de capacitação de mão de obra, de bons profissionais para o novo distrito industrial que Piraí planeja.
A diretora da FAETEC-Piraí, Suely Venancio, destacou o fato de Piraí, com a nova “casa de educação”, estar proporcionando condições para “transformar vidas e mudar pessoas, via capacitação tecnológica”.

Mudança na LDB
O deputado federal Alexandre Cardoso (PSB) aproveitou a ocasião para anunciar que entrará com projeto no Congresso Nacional propondo mudança na Lei de Diretrizes e Bases das Educação, para que o ensino médio seja também profissionalizante, que contribua para preparar o jovem para o primeiro emprego.
“Hoje, o jovem pode empunhar um fuzil e tomar conta de boca de fumo, mas não tem oportunidade de estudar para ser pedreiro, soldador, bombeiro hidráulico, profissionais em falta no mercado. O ensino médio, como está, não prepara o jovem para nada. Podemos começar essa revolução no ensino por Piraí, educando os jovens para o mercado de trabalho, para a vida”, enfatizou Cardoso.
Bastante emocionado e com lágrimas nos olhos, o Prefeito Tutuca falou da satisfação de todo administrador público ao entregar um melhoramento para a população, mas que a satisfação é dupla quando se trata de obra na área de educação.
Prefeito lembrou que a implantação de um CVT em Piraí foi agilizada a partir do momento em que Gustavo Tutuca se filiou ao PSB, em meados do ano passado, o que tornou mais habitual o contato com Alexandre Cardoso, então Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, presidente regional do partido e responsável pela implantação das unidades de ensino profissionalizante.
“Com as novas instalações, vamos ampliar a oferta de cursos, tornando possível melhorar a capacitação da população, aumentar a renda dos trabalhadores e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida, que é nosso principal objetivo”, afirmou o Prefeito que agradeceu também a dedicação da construtora, Campos Guerra, pela rapidez da obra, apesar da Copa do Mundo, que paralisou todo o país.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)