Piraí conquista título pan-americano
no judô
Luiz Cláudio é campeão Pan-Americano
Mais um projeto esportivo da Prefeitura de Piraí acaba de se projetar internacional. O ligeiro Luiz Cláudio Ferreira Júnior, da Escola de Judô da Secretaria de Esporte e Lazer, ainda comemora o título de campeão pan-americano da categoria, conquistado no 34° Campeonato Pan-americano Sênior, realizado em Boa Vista, Roraima, no final do mês passado.
“Senti o peso de estar representando não apenas Piraí, mas o meu país. Mas sabia da minha capacidade e me empenhei ao máximo para não decepcionar aqueles que acreditavam no meu potencial e felizmente fui feliz”, afirma Luiz Cláudio, único atleta de Piraí classificado diretamente para o Pan-americano. Ele viajou acompanhado do professor da Escola de Piraí, o também judoca Gláucio Dinelli, que integrou a comissão da Seleção Brasileira.
Além do Campeonato Pan-americano, Luiz Cláudio disputou também a Copa Internacional de Judô, realizada no mesmo período, em Boa Vista, em homenagem ao presidente da União Pan-americana de Judô, Jaime Casanova, E voltou a brilhar: conquistou a medalha de ouro. As duas competições, disputadas no ginásio Hélio Campos, foram organizadas pela União Pan-americana de Judô (UPJ) e tiveram a presença do presidente da Federação Internacional do esporte, Carlos Dias. Participaram cerca de 170 atletas, homens e mulheres, de sete países.
Vôos mais altos
Embora tenham se passado vários dias, Luiz Cláudio continua comemorando a conquista dos dois títulos, que vão se juntar às 20 medalhas que já havia conquistado em 24 outras competições.
“Agradeço primeiramente a Deus e também a minha família, ao meu técnico Dinelli e à Prefeitura de Piraí pela oportunidade e incentivo que tive. Sempre a creditei na minha capacidade, mas sem o apoio deles este sonho teria sido mais difícil”, acrescenta Luiz Cláudio, que projeta vôos mais altos.
O primeiro passo para esse novo vôo está prestes e se confirmar: sua filiação à Federação de Judô do Rio de Janeiro e, consequentemente, à Confederação Brasileira. O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Dimitrius Silva, informou que o processo de filiação já está sendo estudado. Enquanto isso, Luiz Cláudio continuará competindo como filiado às Ligas Estadual e Nacional.
A filiação à Federação amplia as oportunidades, porque tanto a Federação Estadual como a Confederação possuem calendários com mais competições. Além disso, abre possibilidade para Luiz Cláudio conseguir a Bolsa Atleta, ajuda financeira oferecida pelo Ministério dos Esportes a todos atletas que se projetam.
“Espero continuar projetando o nome de Piraí da melhor maneira possível, para retribuir o apoio que recebo da Prefeitura”, afirma Luiz Cláudio.
Nascido e criado em Piraí há 17 anos, Luiz Cláudio Jr, confirmou nas duas competições internacionais o que seu técnico Gláucio Dinelli, e os companheiros previam. Ele era considerado a maior promessa da Equipe de Judô da Prefeitura. Aluno do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Affonsina Mazzillo Teixeira Campos (CEAMTEC), o judô entrou na vida de Luiz Cláudio sem querer. Ele havia tentado antes ginástica de trampolim e futsal, outros projetos também desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer de Piraí.
O projeto de Judô da Prefeitura de Piraí existe há cerca de seis anos, possui atualmente cerca de 250 alunos, divididos nos polos de Piraí e de Santanésia. O projeto é aberto a crianças a partir de 4 anos, jovens, pessoas da 3ª idade e também portadores de necessidades especiais. Para se inscrever, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pelo telefone (24) 2431-9983. As aulas são gratuitas.
Campeonato Estadual
A Escola de Judô da Prefeitura de Piraí participou recentemente do Campeonato Estadual, obtendo 12 medalhas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. Os campeões foram: infanto - Matheus da Silva Alves, superligeiro, faixa branca-azul, -28kg; e Luiz Gustavo, infanto, leve, amarela, -38kg; sênior - Alessandra Pires Oliveira, ligeiro, branca–amarela, -48kg; Maria Eduarda Lerback, meio-médio, branca–amarela, -63kg; Pámela Mendes L. da Silva, pesado, branca–amarela, +78kg; Raiany Goulart Paulino, pesado, laranja, +78kg;
As medalhas de prata foram conquistadas por: Arthur C. B. da Silva, infantil, ligeiro, amarela, -30kg; Luiz Heitor de Oliveira, infanto, leve, amarela, -38kg; e João Vitor Costa Moraes, infanto, meio-médio, amarela, -42 kg.
Medalhas de bronze: Iago Campos de Sousa, infantil, superligeiro, amarela, -28kg; Wendell G. S. de Luzia, infantil, ligeiro, amarela, -30kg; e Vinicius Quintanilha, infantil, meio-pesado, amarela, 50kg.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)