segunda-feira, 5 de julho de 2010

PREFEITO RECEBE REPRESENTANTES DO PROGRAMA QUALIDADE RIO

Intenção é implantar projetos de gestão e de apoio
a micro e pequenas empresas


O prefeito Zé Renato recebeu na última quinta-feira, dia 01, o coordenador executivo do Programa Qualidade Rio (PQRio), Luiz Fernando Bergamini e o coordenador do Prêmio Qualidade Rio, Eurico Marchon Neto, ambos os projetos ligados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS. Na ocasião, foi firmada uma parceria entre o PQRio e a Prefeitura para a implantação de dois projetos no município.
O primeiro trata-se de uma capacitação para diferentes secretarias da Prefeitura e tem por objetivo contribuir na gestão, ensinando a fazer um diagnóstico de pontos positivos e melhorias no serviço prestado. Para isso, usa-se uma metodologia focando oito critérios de excelência, desde o diagnóstico até o resultado final. De acordo com Luiz Fernando Bergamini, o resultado é surpreendente.
- Nós utilizamos uma metodologia diferenciada que pretende fortalecer os órgãos que trabalham com os bens de serviço para fortalecê-los no Estado. E não é diferente com os órgãos públicos, queremos contribuir para o melhor atendimento – explicou.
De acordo com o prefeito Zé Renato, uma ação semelhante já foi realizada na Secretaria de Fazenda e rendeu ótimos resultados, por isso essa nova capacitação será viabilizada por meio da própria secretaria. “Na Prefeitura nós temos projetos que são exemplos para a região e para todo o Brasil, como é caso do Alvará Expresso, da Nota Fiscal Eletrônica, entre outros. Por isso, entendemos que esses casos servirão como exemplos para os outros setores da Prefeitura e que podemos buscar a cada dia prestar o melhor serviço à população”, disse.
Outra face do programa que será implantada será direcionada a micro e pequenas empresas e a empresas do Polo Metal Mecânico que será instalado às margens da Via Dutra com empresas que funcionavam e estão funcionando às margens do Rio Barra Mansa e que foram atingidas pelas chuvas. A intenção é que mesmo antes de serem instaladas, elas passem pela capacitação em parceria com o Sebrae, Firjan, entre outras entidades, para que possam se fortalecer.
A proposta será apresentada pelo prefeito e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Féris, ao Metalsul (Sincato das Indústrias do Médio Paraíba Sul Fluminense) e também para outras micro e pequenas empresas. “É bom que as empresas saibam que podem aprimorar os serviços e solucionar dificuldades por meio de uma ferramenta gratuita oferecida pelo Estado, até por que é interesse de todos que as empresas se fortaleçam”, concluiu o secretário.
O Programa Qualidade Rio (PQRio), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (SEDEIS), é o resultado do esforço conjunto do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da sociedade, na busca contínua da competitividade e da melhoria da qualidade em todos os seus segmentos sócioeconômicos. O Programa pretende mobilizar a sociedade, promovendo ações integradas, sistemáticas e descentralizadas, dirigidas à conscientização e motivação dos empresários, trabalhadores e clientes, visando a melhoria da qualidade de vida do cidadão fluminense.
O PQRio atua em setores prioritários como educação, saúde, segurança, energia, turismo e entretenimento - sobre as quais são desenvolvidos programas para que as organizações busquem novas tecnologias, melhorem seus processos, eliminem desperdícios e modernizem suas gestões. O Programa Qualidade Rio também estimula o contínuo aperfeiçoamento no desempenho das organizações.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)