Foto: Valdinei Ferreira
Cerca de 115 alunos receberam na tarde desta sexta-feira, dia 16, o certificado de conclusão dos cursos Básico de Informática e Cidadania, e Áudio. As aulas fazem parte das ações do Projeto Cidadania e Cultura Digital, desenvolvido pelo CDI (Comitê para Democratização da Informática Sul Fluminense) em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa e o Governo do Estado. A formatura foi no Ciep 485 – Profº João Batista de Barros, no bairro Bom Pastor. O prefeito Zé Renato comentou sobre o projeto, que já formou mais de quatro mil alunos, desde 2005.
- Este projeto é essencial na vida dos adolescentes e jovens que fazem os cursos, pois além de terem uma formação na área de informática, eles saem aptos para o mercado de trabalho. Os cursos auxilam os jovens na formação técnica e social. Eles também têm noções de cidadania e, a partir disso, saem mais conscientes – conta o prefeito.
Segundo a coordenadora do CDI no Sul Fluminense, Cléa Camilo, o objetivo do curso é promover a inclusão digital. “Os cursos de informática básica e avançada têm por objetivo capacitar os jovens visando o mercado de trabalho, bem como promover a inclusão digital e social das pessoas que, por algum motivo, não têm acesso. Depois que os alunos terminam o curso, buscamos junto às empresas da região inclui-los no mercado de trabalho”, comenta ela.
O projeto, além da formação técnica e da inclusão social, contribui para uma melhor qualidade de vida, auto-estima, visão de mundo e do mercado de trabalho como contam os alunos Sérgio Kaneko, de 50 anos, e o estudante do 2º ano do Ensino Médio, de 18 anos, Carlos Araújo Rodrigues. “Gostei muito do curso e principalmente do esforço dos professores em nos ensinar. Quando temos uma certa idade temos dificuldade em aprender, principalmente na área de informática e precisamos estar conectados com o mundo. Os concursos exigem conhecimentos de informática e por isso pretendo continuar os cursos na área”, conta Sérgio. “Aprendi muita coisa no curso e quero continuar aprendendo. Esta é a primeira oportunidade que tenho de fazer um curso na área de informática e gostei bastante. Além de conhecimento, a formação vai abrir as portas de trabalho para mim. Espero me tornar instrutor do curso”, afirmou Carlos.
Além do curso de Informática Básica (Pacote Office) e Áudio (DJ), o CDI promove a formação na área de informática avançada com cursos de manutenção de micro computador, impressora e monitor, redes e webdesigner. Também em parceria com a Prefeitura, o Estado e a Votorantim Siderurgia, o CDI desenvolve o curso de Geração de Renda. As aulas de informática básica acontecem de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde, em nove pólos distribuídos pela cidade. Os pólos funcionam nos bairros Bom Pastor, Bocaininha, São Pedro, Siderlândia, Boa Sorte, Vila Coringa, Getúlio Vargas, Boa Vista e Vila Natal (Paraíso de Baixo).
Também receberam o certificado oito alunos do Criaad (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente). Estiveram presentes à cerimônia o vereador Vicente Carneiro, a gerente do Núcleo da Criança e do Adolescente da Prefeitura, Alexsandra Beltrão, que na ocasião representou o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, e a secretária de Promoção Social, Emiliana Carvalho. Também participaram do evento o diretor do Criaad, André Luis Cavalcante Peixoto, o coordenador regional do CDI Sul Fluminense e gestor do projeto, Ildson Lima Martins, e o diretor do Ciep 485, Élcio Tomaz de Souza.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)