sexta-feira, 6 de agosto de 2010


Confiar atende cerca de 1.300 crianças e adolescentes com ações de inclusão social

Rechuan destaca importância dos programas para este segmento da população


   Um balanço divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 05, pela Prefeitura, mostra que, atualmente, aproximadamente 1.300 crianças e adolescentes da cidade são atendidos pelos programas de inclusão social desenvolvidos pela Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende). A faixa etária atendida pelas atividades do CONFIAR vai de zero a 18 anos, mas no caso dos cursos mantidos no Centro da Juventude, são beneficiados também jovens com até 24 anos.
   Os programas realizados por meio do CONFIAR são os seguintes: oficina de Jardinagem, auxiliares de Sala de Aula e coral (120 adolescentes atendidos em cada uma destas três ações); oficina de marcenaria (80), aprendiz de auxiliar de creche (60); Gente Grande e Boi Bumbá (120 beneficiados nos dois programas); Nossa Casa (16) e Casa da Acolhida (14), além do Centro da Juventude, cujo número de cidadãos que freqüentam os cursos da instituição se aproxima de 650.
   Ao todo, 90 profissionais, entre professores, educadores, instrutores e funcionários de apoio, são lotados no CONFIAR e encarregados de desenvolver as atividades junto às crianças e adolescentes. Para Rechuan, “as melhorias implementadas pelo atual governo da cidade nos programas do CONFIAR têm como objetivo melhorar cada vez mais o trabalho do Poder Público visando garantir a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens residentes no município”.
   - A partir do momento em que o Poder Público investe na assistência e na formação deste segmento importante da população de Resende, estamos lançando uma semente cujos frutos vamos colher no futuro, formando cidadãos conscientes dos seus direitos e dos seus deveres. Conseqüentemente, trabalhando dessa maneira, a Prefeitura contribui de forma direta para a construção de uma sociedade cada vez melhor – disse Rechuan.
   A presidente da Fundação CONFIAR, Maria Virgínia Soares da Rocha, lembra que o Programa Nossa Casa ganhou este ano da Prefeitura uma sede mais ampla no bairro Vila Adelaide. Já a Casa da Acolhida se localiza nas proximidades do Aeroporto Municipal. Em breve, os dois projetos, que são responsáveis pelo atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco encaminhados pelo Poder Judiciário, vão receber uma Kombi para o transporte deles aos serviços de saúde e educação do Município.
   No caso dos adolescentes de 16 a 18 anos beneficiados pelos programas Aprendizes de Auxiliares de Creche e Aprendizes de Auxiliares de Sala de Aula, as atividades são realizadas duas vezes por semana, dentro de escolas e creches da rede municipal, no contra-turno escolar. Já nos demais dias úteis da semana, eles participam de cursos de capacitação. Em breve, os aprendizes de auxiliares de creche começam a freqüentar um curso de reforço no aprendizado da Língua Portuguesa, que será promovido pela Prefeitura em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil).
   Realizados, respectivamente, no Morro do Cruzeiro e na região da Vila Vicentina, os programas Gente Grande e Boi Bumbá oferecem oficinas de artesanato, reforço escolar, aprendizado de informática e aulas de judô. O Boi Bumbá é realizado por meio de uma parceria do CONFIAR com a Organização Não Governamental Quilombo da Paz. Na região da Fazenda da Barra, 150 crianças e adolescentes são atendidos pelo coral.
   Além de aprenderem uma profissão, os integrantes das oficinas de jardinagem e marcenaria têm ainda uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100,00, que também é paga aos adolescentes matriculados nos programas Aprendizes de Auxiliares de Creche e Auxiliares de Sala de Aula. No Centro da Juventude, os cursos oferecidos são nas áreas de informática básica, balé, web, montagem de computadores, vôlei e futsal.    O Centro da Juventude forma dezenas de jovens de baixa renda todos os anos. O aprendizado no setor de informática é feito em parceria com a Organização Não Governamental CDI.
   - A assiduidade na escola representa um dos critérios para a permanência nos programas da Fundação CONFIAR, que trabalha na formação de crianças, adolescentes e jovens para a vida em sociedade, oferecendo-lhes também a oportunidade de disputar uma vaga no mercado de trabalho – disse Maria Virgínia, lembrando que recentemente o CONFIAR passou a funcionar na Rua Alfredo Sodré 91 – Manejo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)