sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Promoção Social e CMDCA doam cadeiras de rodas

Investimento soma mais de R$ 5 mil
   

    A manhã desta quinta-feira, dia 5, foi de muita alegria e emoção em Barra Mansa. É que a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Promoção Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram a doação de cadeiras de rodas a duas famílias do município. O investimento, com recursos vindos do Funcria (Fundo de Criança e do Adolescente), foi de R$ 5.925.
    Para o presidente do CMDCA e secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris, o conselho, que gerencia o recurso do Funcria, vem cumprir o seu papel social junto à sociedade. “Esta ação por si só já diz tudo, representa mais que mil palavras. O CMDCA vem cumprir seu papel no município com atitudes como esta. O conselho tem a preocupação de cuidar da criança e do adolescente e poder doar estas cadeiras é muito gratificante. Recebemos vários projetos e propostas, analisamos todos eles e passamos para os conselheiros aprovarem. Se aprovado, destinamos o recurso do Funcria para o projeto. Desde a semana passada, estamos entregando cadeira de rodas para as famílias do município”, conta Luís Antônio, ao informar que além das doações, o fundo apóia outros projetos como Capoeira, Sonho de Natal, Luteria, entre outros.
    A secretária de Promoção Social, Emiliana Melchior Carvalho, ressaltou a importância de cuidar das famílias de Barra Mansa e das parcerias. “Ao fazer o bem estamos cumprindo nossa missão de cuidar das pessoas e da cidade. O governo municipal é sensível às questões sociais e se preocupa em cuidar das pessoas, ajudá-las e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Este é um momento emocionante e gratificante de ver as famílias felizes, com os olhos brilhando e entendendo que o amor está acima de todas as coisas, devendo se manterem firmes em sua missão como família”, ressalta Emiliana.
    Na semana passada, quem recebeu a cadeira de rodas “Prisma Baby 16”, foi Nathan Paulino Rodrigues, de 5 anos, do bairro Siderlândia. Já nesta quinta-feira, foi a vez de Carlos Aloísio Martins de Souza, de 9 anos, do bairro Siderlândia, receber a cadeira de rodas “Prisma Baby” e Rayan Maciel Ramos, de 9 anos, morador do bairro Vila Nova, a cadeira de rodas “Prática Infantil”. As cadeiras são todas adaptadas conforme a idade e as limitações do usuário, segundo explica a coordenadora do Núcleo do Deficiente da Prefeitura, Angélica Amante Carreira.
    “As famílias fazem o pedido da cadeira de rodas na Secretaria de Promoção Social. Depois fazemos uma visita a elas, verificamos a situação de cada uma e a real necessidade. Posteriormente, o deficiente passa por uma análise com um fisioterapeuta para que a cadeira de rodas seja a mais adequada possível a cada realidade”, comenta Angélica, ao informar que para este ano estão previstas a doação de mais sete cadeiras de rodas, ainda em processo de análise.
    As famílias estavam muito contentes com a doação e agradeceram pela ajuda da Prefeitura, como conta a dona-de-casa Solange Luís Martins de Souza, mãe do Carlos Aloísio, e o operador de máquina Vanderson Augusto Ramos, pai do Rayan. “A Secretaria de Promoção Social é uma mãe para minha família. Sou acompanhada faz alguns anos e sempre que precisei recebi ajuda. Apesar das minhas dificuldades, nunca desisti de lutar e Deus sempre me socorreu nas necessidades. Para meu filho Carlos, que nasceu com anemia falciforme e não tinha como se locomover adequadamente, a não ser através de um carrinho simples, receber esta cadeira confortável é uma alegria imensa. Agradeço muito à secretária Emiliana que sempre foi sensível às minhas dificuldades e me assistiu quando precisei”, relata Solange, que estava muito emocionada.
    “Receber esta cadeira de rodas adaptada e confortável feita com material de alumínio, que é muito mais leve do que a cadeira antiga de ferro e fora dos padrões que meu filho usava, é sem dúvida um grande presente. Até mesmo para eu e minha esposa empurrarmos a cadeira de ferro era complicado porque ela é muito pesada. Agora, meu filho Rayan, que nasceu com paralisia cerebral, vai conseguir se locomover sozinho com a nova cadeira. Para ele a qualidade de vida vai melhorar 100%”, comemora Vanderson, que também agradeceu a doação.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)